Concepção de CTSA por acadêmicos de licenciaturas em química, física e matemática

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Leite, M.F.P. (IFRJ) ; Messeder, J.C. (IFRJ)

Resumo

O resumo apresenta os resultados de uma investigação desenvolvida a partir da observação na formação de professores, em cursos de licenciaturas (química, física e matemática), de um Instituto Federal. O objetivo norteador foi verificar as concepções prévias que os acadêmicos possuem sobre C&T, e quais os motivos que os levam a escolher a disciplina CTSA como componente curricular em suas formações. A pesquisa foi realizada com seis estudantes, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário online, e uso da técnica da análise de conteúdo.

Palavras chaves

abordagem CTSA; formação de professores; licenciaturas

Introdução

A partir do século XX, no qual os ideais dos principais países capitalistas andavam em direções opostas ao desenvolvimento do bem-estar social, associado ao período pós-guerra, discussões sobre o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico se tornaram mais críticas. Assim, o termo ciência e tecnologia começou a ser discutido como objeto político, tendo início o denominado o movimento CTS. Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (habitualmente identificados pelo acrônimo CTS), incluindo áreas de interesse como meio ambiente e inovação, buscam uma constante renovação educativa, tanto em conteúdos curriculares, como em metodologias e técnicas didáticas (AULER; BAZZO, 2001). Sabendo-se que os professores contribuem para formar cidadãos conscientes de suas ações, uma atenção deve ser dada à formação inicial desses profissionais, que os permita compreenderem o Ensino CTS e suas implicações. É necessário que a formação inicial de professores seja algo contemporâneo, numa visão crítica da tecnologia e da sociedade, com uma educação mais significativa (SEPINI et al., 2017). Como a área dos estudos CTS é muito ampla, muitos cursos de formação de professores (graduações, mestrados e doutorados), possuem disciplinas de caráter CTS, tanto obrigatórias quanto optativas. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivos principais analisar as concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de acadêmicos de licenciaturas em química, física e matemática, de um Instituto Federal, e o motivo pelo qual escolhem a disciplina CTSA (optativa nos três cursos) para compor seus currículos acadêmicos. Com isso, espera-se estudar como a abordagem CTS tem permeado os processos formativos de tais professores.

Material e métodos

Foi realizada uma pesquisa, a partir do desenvolvimento e aplicação de um questionário online utilizando como ferramenta o Google Forms. Este recurso permite que os participantes da pesquisa, respondam o questionário em qualquer lugar ou a qualquer momento, uma vez que pode ser respondido através de um computador, assim como pelo celular, ambos com acesso à internet (SPAETH; BLACK, 2012). A investigação foi realizada com uma turma da disciplina optativa CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), oferecida pelos cursos de Licenciatura em Química (LQ), Física (LF) e Matemática (LM) de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O questionário foi aplicado no início do semestre onde os alunos, teoricamente, não têm muito ou nenhum conhecimento sobre os assuntos propostos na ementa da disciplina. Desta forma, o objetivo norteador foi identificar os conhecimentos prévios dos licenciandos sobre CTSA, e os resultados que esperam ao concluir a disciplina. O questionário foi composto por cinco questões como mostra a Figura 1. As duas perguntas iniciais têm o intuito de reconhecer a maturidade acadêmica do estudante e o seu curso, enquanto que as perguntas seguintes têm por objetivos possibilitar que se distingam os motivos que levaram as escolhas por tal a disciplina optativa, a influência de CTSA em outras disciplinas dos cursos e as suas concepções sobre a abordagem CTSA em sala de aula. O questionário segue aberto para visualização, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfy1ClfrWeXiy_f6o13SoduYu77s5xKP9g wj8FvJHhttwNMw/viewform?usp=sf_link. A figura 2 indica os resultados quantitativos da pesquisa inicial apresentada neste resumo, que serão discutidos a seguir.

Resultado e discussão

Para melhorar os aspectos dos resultados pertinentes à pesquisa, discutir- se-á cada questão isoladamente. Observa-se que seis alunos responderam à pesquisa, sendo que a mesma foi encaminhada para dez discentes da disciplina CTSA. Mas, um não desejou ler o termo de consentimento, e não se obteve resposta dos demais sobre o preenchimento da pesquisa. Alunos de LQ informaram já ter ouvido falar sobre CTS em disciplinas obrigatórias, como Metodologia do Ensino de Química e Didática. Já os demais não possuíam conhecimento prévio sobre o tema; os resultados indicaram que alguns alunos já possuíam conhecimento preliminar. E o que motivou os mesmos a cursarem esta disciplina foi a busca por mais conhecimento sobre o assunto. Os discentes têm concepções diferentes, mas o fundamento é o mesmo. Foi possível observar que esta diferença de pensamentos é influenciada pelo conhecimento adquirido ao longo da graduação, isto pode ser visto através da fala do aluno. “O uso da abordagem CTSA, na minha opinião, não visa ensinar apenas ciência nas aulas, mas contextualizar a ciência com a tecnologia, sociedade e ambiente. Desta forma, fazendo o aluno não só absorver conhecimento propriamente científico, mas também, uma noção da realidade do mundo nos aspectos sociais, morais, civis, bons e ruins em que ele está inserido e que a química está presente, de fato, em quase tudo”. Segundo Vázquez-Alonso (2010) a tecnologia e a ciência precisam caminhar juntas, em diversas áreas, principalmente no ensino de ciências, que C&T é o que move o mundo contemporâneo (apud SEPINI et al, 2017). Notou-se que os questionamentos propostos na investigação propiciam um olhar mais atento às questões sociais de C&T, tanto na disciplina CTSA, como em outras disciplinas, apontadas pelos participantes da pesquisa.

Figura 1

Questionário aplicado.

Figura 2

Resultados quantitativos das entrevistas realizadas.

Conclusões

A partir das concepções prévias, por licenciandos com mais maturidade acadêmica nos cursos, foi possível inferir que eles possuem mais conhecimentos sobre o que é um ensino CTSA, quando comparados aos ingressantes nos cursos. Os discentes que ainda não cursaram nenhuma disciplina que aborde o tema CTS, não apontaram ter conhecimentos para as relações entre CTSA e aulas de química, física e/ou matemática. Torna-se importante que os dados obtidos nessa primeira fase da pesquisa sejam discutidos nas etapas posteriores, e que as reflexões promovidas, propiciem discussões de novas concepções.

Agradecimentos

Agradeço ao Instituto Federal do Rio de Janeiro pelo fomento na realização deste trabalho.

Referências

AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, 1-13, jan. 2001.
SEPINI, R. P; CABRAL, S. A; MACIEL, M. D; VÁZQUEZ-ALONSO, Á. Concepções de futuros professores de ciências sobre o modelo ciência e tecnologia. Interacções, Portugal, n. 44, 208-231, ago. 2017.
SPAETH, A. D; BLACK, R. S. Google Docs as a Form of Collaborative Learning. Journal of Chemical education, Kansas, 89, 1078-1079, may. 2012.

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