O ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE ÁGUA NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO REGULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Lira Dias, A. (IFMA) ; Alves de Araujo Junior, C.A. (IFMA) ; Lemos Fonseca, J. (IFMA) ; Sirley Brandão Cavalcante, K. (IFMA) ; Oliveira Santos, M.E. (IFMA)

Resumo

O presente trabalho, de caráter intervencionista, aborda um relato de experiência no ensino de Ciências sobre Água nos organismos vivos e na Terra para alunos no ensino regular fundamental. Esta proposta está sendo desenvolvida de forma inédita com alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA – Campus Monte Castelo, através da disciplina de Elementos de Ciências I, no qual os professores em formação foram incitados a planejar aulas alternativas e a desenvolver materiais didáticos que despertassem o interesse dos alunos. Durante a intervenção didática na Unidade Integrada Padre Newton Pereira, o retorno motivacional e cognitivo dos alunos foram confirmados na análise dos dados coletados pelos questionários.

Palavras chaves

formação de professores; água; intervenção didática

Introdução

O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão, os incisos I e VII do Art. 208 da Constituição Federal, asseguram a todos uma educação básica obrigatória e gratuita (BRASIL, 1988). Embora o direito à matrícula seja garantido a todo individuo, ela não assegura o desenvolvimento expressivo de todos os alunos de forma imparcial, com condições iguais de atividade e extensão. Com o aumento de estudantes matriculados no ensino fundamental nas escolas, determina-se, que além de uma boa estrutura física e de tecnologia são necessários recursos pedagógicos adequados. Porém, a situação do ensino fundamental, especialmente na área se Ciências, encontra-se precária principalmente pela falta de formação de professores com os requisitos necessários para o ensino da disciplina. Alguns profissionais da área de licenciatura concluem o ensino superior sem uma boa base para o desenvolvimento da sua profissão como professor e encontrando-se cercados por incertezas, já que é uma profissão que não apresenta conceitos prontos e definitivos. Diante disso, este relato de experiência vem mostrar a importância da prática do ensino nos primeiros períodos do curso de graduação para a formação dos acadêmicos. Vale ressaltar que durante o curso os licenciandos têm contato com disciplinas focadas em educação e didática, mas somente a vivência no ambiente escolar proporciona aprendizados significativos e agrega conhecimentos favoráveis a uma formação profissional ampla; capaz de fazer com que o professor em formação desenvolva metodologias diferenciadas que possibilitam o domínio da sala de aula. Visando tal importância, a disciplina de Elementos de Ciências I vem com a proposta de iniciar o contato dos alunos da licenciatura com a sala de aula logo no primeiro período, pode-se assim ser possível o desenvolvimento de uma relação mais próxima com o ambiente escolar. Tendo como proposta principal o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica com base no estudo da metodologia freiriana de ação-reflexão-ação (ARAÚJO FREIRE, 2001), utilizando métodos alternativos e lúdicos para a realização de uma aula de ciências em uma escola de ensino fundamental da rede pública.

Material e métodos

Para execução deste trabalho, foi inicialmente efetuado um diagnóstico sobre a escola, referente à estrutura física da mesma (salas de aula, presença de biblioteca, quadra esportiva, etc.), além de uma investigação sobre as dificuldades dos discentes em relação aos conteúdos específicos de ciências no qual os professores em formação pudessem colaborar. O trabalho foi estruturado na trilogia freiriana ação1-reflexão-ação2 (ARAÚJO FREIRE, 2001) junto à prática pedagógica especificamente conexa à formação de professores de Ciências, na qual os acadêmicos foram capazes de refletir sobre a sua própria prática a partir de uma aula simulada e posteriormente, em uma aula de campo. Após esse primeiro momento de escolha do tema, foi averiguado o conhecimento prévio dos alunos sobre tema proposto, planejado e preparado através de um questionário investigativo aplicado antes da intervenção didática. Para este trabalho foram utilizados materiais visuais, conforme figura I, tais como: boneco feito de E.V.A. representando a quantidade de água no corpo humano; um gráfico em formato de gota de água representado a quantidade da mesma na Terra; uma representação de molécula de água; imagens do uso da água no cotidiano demonstrando pessoas lavando carro, lavando louça, escovando os dentes; a fim de demonstrar a quantidade de água desperdiçada em tais atividades; bem como as formas de reduzir este desperdício com atitudes simples e um QUIZ com perguntas dentro de balões azuis, no intuito de verificar o conhecimento adquirido pela intervenção. A aula foi planejada e preparada juntamente com todo o material visual sobre a temática “Água”. Para aumentar o interesse dos alunos na aula os licenciandos utilizaram-se de imagens representando a quantidade de água gasta nas várias situações do dia-a-dia, foram demonstradas diferentes formas de economia da água. Foi utilizado um gráfico do corpo humano com o percentual de água que cada órgão necessita e também a quantidade de água que o corpo precisa para manter-se vivo e hidratado. Criou-se um gráfico em forma de gota que representava o consumo de água das indústrias, agricultura e das cidades, dentro do contexto de toda a água brasileira. Foi feita uma representação de uma molécula de água para o melhor entendimento dos alunos sobre a temática da aula. Os alunos foram instigados a refletir sobre as atitudes relacionadas ao consumo elevado da água, em seguida, foi realizada uma aula simulada para a professora da disciplina Elementos de Ciências I e discentes da turma de licenciatura em química na instituição formadora. Na qual buscou-se, através das considerações da professora e dos colegas licenciandos, uma melhora no material didático, na forma de ensino e na postura profissional para o desenvolvimento individual e da equipe para uma aula bem executada e que alcançasse os objetivos almejados.

Resultado e discussão

O ensino empregado na instituição formadora é tradicional e conta com diversas dificuldades, a começar pela estrutura da escola, que por serem salas abertas tornam o ambiente com bastante ruído, também existe a falta de verba que acaba prejudicando os alunos por falta de material e de um ambiente escolar seguro e tranquilo para os que dele se utilizam. Para o tema proposto: “Água nos Organismos Vivos e na Terra”, optou-se por utilizar uma metodologia expositiva. A temática água é um assunto de considerável importância, pois nos últimos dias tem se tornado pauta principal de vários debates, principalmente quando se trata da escassez da mesma, é também um tema abordado nos livros didáticos da turma em questão. O que influenciou na proposta e escolha da temática. O tema “água” foi também incentivado pela programação da escola, na qual aconteceria uma caminhada ecológica, o que despertaria ainda mais o interesse dos alunos em participar ativamente do evento proposto após a intervenção didática na sala de aula. Durante a construção da aula foi preciso cogitar sobre uma metodologia capaz de envolver toda a sala de aula e que fosse de fácil compreensão e além da construção do material didático foi discutido também a forma de diálogo com os alunos. As informações obtidas no diagnóstico foram devidamente consideradas e os resultados foram obtidos através de depoimentos dos alunos e dos questionários aplicados antes e após a intervenção. As observações e reflexões da aula simulada colaboraram para que os licenciandos cogitassem sobre a efetividade da aula e da metodologia alternativa proposta. A reflexão da ação auxiliou na adaptação do processo de ensino, da metodologia e da avaliação da aprendizagem. A proposta inovadora aqui na perspectiva de formação inicial dos professores de ciências possibilitou a dinâmica em sala de aula com os materiais elaborados e através de um QUIZ que possibilitou a interação de 100% dos alunos partindo da própria iniciativa, confirmando assim a eficácia da abordagem com a qual as crianças não estavam habituadas a vivenciar em sala de aula. Conhecendo o ambiente escolar como lugar de formação a docência, a aplicação da aula simula (anteriormente esquematizada, aplicada, analisada e cogitada), em uma escola regular, foi uma forma de aprender a construir mudanças na prática pedagógica. A eficácia foi comprovada através dos questionários executados em sala de aula, onde na primeira etapa (antes da intervenção didática) mais de 50% da turma não souberam responder às questões solicitadas e na etapa final (após intervenção didática) esse número aumentou para mais de 90% da turma. O retorno inspirador fornecido pelos alunos durante a proposta pedagógica a eles aplicada, conforme o aspecto qualitativo da análise dos dados obtidos na referida investigação: “Legal, interessante e eles dão uma ótima aula.” (Aluno 1, transcrito com alteração) “Achei interessante, os tios e tias explicaram muito bem, adoramos, queremos que eles voltem.” (Aluno 2, transcrito com alteração) “Eles dão uma aula excelente, pra mim eu consigo entender perfeitamente e eles são muito legais.” (Aluno 3, transcrito com alteração) “Boa, divertida, legal é muito importante.” (Aluno 4, transcrito com alteração) Em relação ao conteúdo aplicado, foram selecionadas algumas respostas dos alunos que demonstram a compreensão do conhecimento trabalhado. Quando questionado sobre “Gelo é água?” “Sim. Por que antes da água virar gelo ela passa por um processo de solidificação.” (Aluno 1, transcrito com alteração) “Sim por que a gente coloca água no congelador e vira gelo e quando derrete vira água.” (Aluno 2, transcrito com alteração) E quando questionado “Qual a importância da água?”, um aluno respondeu: “Para nos hidratar, e ele faz a circulação do sangue do nosso corpo, e também ele nos faz sobreviver.” (Aluno 3, transcrito com alteração) A partir dessa experiência o licenciando pode adquirir uma maior visão a respeito do ambiente escolar, proporcionando assim uma desconstrução de conceitos passados a respeito da sala de aula e do papel do professor, contribuindo para sua formação como profissional da educação e ajudando na reafirmação da escolha de seu curso.

Conclusões

Esta proposta inovadora oportunizou na educação superior aos professores em formação experiências, mesmo ainda estando no primeiro período, pensar de forma mais ampla, avaliando metodologias e recursos adequados para os diferentes tipos de alunos e situações em sala de aula. Também foi possível observar que as práticas usadas pelos professores em formação aqui apresentadas, ajudaram no desenvolvimento dos alunos de forma divertida e interessante do ponto de vista dos mesmos.

Agradecimentos

Ao IFMA que oportunizou а janela que hoje vislumbramos um horizonte superior, motivados pela confiança no mérito е ética aqui presentes. À instituição formadora, Escola Padre Newton Pereira por nos receber de braços abertos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_208_.asp Acesso em 04/08/2018
Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4850-educacao-obrigatoria-4-17anos&Itemid=30192. Acesso em: 03/08/2018
BRASIL. Ideb das primeiras séries do ensino fundamental fica acima da meta. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2016/09/ideb-das-primeiras-series-do-ensino-fundamental-fica-acima-da-meta acesso em: 03/08/2018
FREIRE, A. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
GODINHO, A.S. at al. O Ensino De Ciências No Contexto De Inclusão De Alunos Com Deficiência Visual: Uma Experiência De Formação Inicial Inclusiva. Revista Acta Tecnológica v. 12, n. 2, 2017.
RIZZO, Gilda. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. 3. ed. Rio de Janeiro: Berttrand Brasil, 2001.

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