UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EXPERIMENTAL.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Brito Neto, A.L.F. (UFMA) ; Nascimento Junior, J.S. (UFMA) ; Moreira, J.M.T. (UFMA) ; Sousa, J.K.C. (UFMA) ; Ferreira, M.S. (UFMA)
Resumo
A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem é uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino das componentes curriculares das universidades. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a eficiência e praticidade da utilização de aplicativos que podem auxiliar professores universitários a terem resultados melhores no desempenho dos seus alunos em um tempo relativamente menor do que o proposto pelo ensino tradicional. O trabalho foi realizado através de um aplicativo de ambiente virtual de aprendizagem para se obter resultados quanto ao desempenho dos alunos de uma turma de química experimental contendo 20 alunos. Obteve-se como resultado que o uso de aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas eficazes ao auxiliarem o trabalho do docente do ensino de química
Palavras chaves
Química; AVA; Educação
Introdução
Com o intuito de melhorar a sua forma de transmitir conhecimento aos alunos os professores ainda utilizam formas tradicionais de ilustrar os conteúdos a serem ministrados em sala de aula. Porém, mesmo diante de uma diversidade de ambientes virturais de aprendizagem (AVA) e aplicativos educacionais alguns ainda apostam no uso de apenas quadro branco e cópias de atividades e livros como ferramentas de ensino sem levar em conta a mudança de comportamento dos seus alunos ao longo dos anos devido principalmente a crescimento exponencial da tecnologia. Para isso, acredita-se que nada melhor do que fazer uso da própria tecnologia para ser utilizada como componente auxiliador do docente na sala de aula ou até mesmo fora desta. Isso não quer dizer que instrumentos tradicionais como quadro branco, cadernos ou livros devam ser substituídos pelo uso exclusivo de aplicativos. No entanto, é notório que a utilização de forma correta e responsável de aplicativos educacionais catalisa o processo de aprendizagem dos discentes assim como melhora a interação entre alunos e seus professores. Por isso, acredita-se que fazer demonstrações de como se utilizar tais ferramentas computacionais com propósito educativo, fará com que professores proporcionem aos seus alunos uma nova alternativa no uso da tecnologia no desenvolvimento de atividades acadêmicas. MOODLE O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a distância, regido pela GLP e desenvolvido inicialmente pelo australiano Martin Douglas em 1999. Foi desenvolvido sob a teoria construtivista social, a qual defende a construção de idéias e conhecimentos em grupos sociais de forma colaborativa, uns para com os outros, criando assim uma cultura de compartilhamento de significados. O Moodle é um software projetado para atuar como sala de aula virtual, com o intuito de produzir e gerenciar atividades educacionais, baseadas no uso da Internet e/ou de redes locais. Consiste em uma plataforma baseada no sócio-construtivismo que disponibiliza vários recursos para o trabalho colaborativo, com o propósito de ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem (GROSS et. al, 2015). MOODLE: FERRAMENTA DIDÁTICA COM VANTAGENS E DESVANTAGENS O Moodle se apresenta como uma ferramenta didática online, uma vez que disponibiliza ao professor a escolha de ferramentas como fóruns, chat, diários, dentre outras que se enquadram dentro do objetivo pretendido pelo professor durante a disciplina. Além disto, fornece um 3 espaço de aprendizagem como um processo dinâmico, baseado no construcionismo social, proporcionando a colaboração mútua dos participantes, o cooperativismo, a troca e compartilhamento de materiais, pesquisas, coletas e revisão de tarefas, avaliação entre colegas e registro de notas no ensino a distância, presencial ou parcialmente presencial. Com o uso do Moodle, o aluno passa a ser responsável pela aquisição de seu conhecimento, desenvolvendo autonomia, perseverança, domínio de leitura e interpretação, ou seja, formando-se autodidata. Na era da informação, esta característica se torna imprescindível e potencializa a capacidade dos estudantes de lidar com a sociedade globalizada. Além disto, a utilização do Moodle permite a personalização de cursos em hipertextos com diferentes níveis, e a navegação pelo aluno é realizada segundo seu ritmo de aprendizagem pessoal e cabível aos horários mais compatíveis (RAMAL, 2004). Somando-se a isto o professor continuará “dando aula” e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussões e alimentar continuamente os debates e pesquisas cm textos, páginas da Internet motivando professores e alunos com aulas com pesquisa e intercâmbio (MORAN, 2002).
Material e métodos
Para a realização do projeto, desenvolveu-se um website informativo e ambiente virtual de aprendizagem, contendo conteúdos de fonte confiáveis selecionados pelos professores de químicas envolvidos no projeto do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Os aplicativos utilizados para o propósito educativo em questão foram o Wordpress e o Moodle. O Wordpress foi utilizado para o desenvolvimento do website para exibição de informações do projeto assim como detalhes sobre os conteúdos desenvolvidos nas componentes curriculares de química. O Moodle, foi o aplicativo utilizado para o gerenciamento da interação dos alunos com os professores e conteúdo trabalhados nas componentes. Nesse processo via ferramentas nativas da ferramenta Moodle, foram realizadas postagens de conteúdos, imagens e questionários assim como fóruns online para o desenvolvimento do material a ser trabalho na disciplina de química experimental e seus experimentos. Em seguida observou-se os resultados obtidos da participação dos alunos ao fazer uso dessa ferramenta. O objetivo desse projeto foi, portanto, provar a eficácia de uma ferramentas educativas no ensino da química experimental.
Resultado e discussão
O propósito de se elaborar esse projeto foi de identificar o efeito do uso de aplicativos educativos tais como o Moodle nas atividades acadêmicas da disciplina química experimental, em uma turma de 18 alunos do curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia. Para isso ser desenvolvido os professores responsáveis por ministrar essa disciplina na universidade selecionaram de forma criteriosa e didática o conteúdo a ser exibido como os roteiros das aulas praticas contendo principalmente as vidrarias comuns do laboratório e normas de segurança, assim como as questionários online sobre o conteúdo trabalhado.
Considerando que a disciplina Química Experimental é uma componente de curricular de apenas 30 horas e, portanto, ministrada uma vez por semana em laboratório, implementou-se lições, fóruns e questionários online diretivos relacionados com o conteúdo disponibilizados de forma programada ao longo da semana contendo suas respectivas datas e horários definidos via ambiente online Moodle através do link http://www.quimicabict.com.br/avaquimicabict.
Foi possível verificar que o aluno se prepara ao longo da semana para os experimentos a serem realizados no laboratório, onde o professor tem acesso as atividades acessadas pelos alunos. Como as atividades programadas com data limites, os alunos realizaram suas atividades nos dias e horários limitados, caso contrário perderão as pontuações que tais atividades proporcionam.
Dessa forma, observou-se um maior interesse dos alunos na disciplina e um maior estimulo a disciplina, assim como permitiu que o mesmo realizasse essas atividades de forma prática e acessível uma vez que puderam ser realizadas por computadores ou outros dispositivos móveis desde que os mesmos tivessem conexão à internet.
Dessa forma constatou-se uma baixa desistência dos alunos, cerca de 90% dos alunos permaneceram na disciplina aumentando o interesse pela disciplina de Química Experimental.
Conclusões
O uso de aplicativos usados no projeto possibilitou aos alunos matriculados em química experimental uma maior interação com o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e no laboratório de química utilizando-se de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente percebe-se que houve um aumento de desempenho quanto ao conhecimento necessário para se realizar com maior segurança e motivação um experimento que previamente teve suas etapas esclarecidas de forma ilustrativa e interativa em ferramenta online. Portanto, diante do teste realizado, comprova-se a eficiência no uso de aplicativos como instrumento auxiliador do docente de química no processo de ensino extra-sala.
Agradecimentos
Universidade Federal do Maranhão.
Referências
RAMAL, Andrea Cecilia. “Por que o e-learning vem crescendo tanto?’’ Jornal do Commercio, 28 /05/04. Artigo republicado no Jornal “A GAZETA”, Cuiabá, 01/08/04, no site da Universidade SEBRAE de negócios (USENEWS) e no site NE@D, Núcleo de Ensino a Distância, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em 16/09/04.
GROSS, Eduardo; SANTANA, Lucio Ferreira; SOUSA, Maria Cristina Salvadero de; CUNHA, Rosange la Maria. “Motivar para o ensino a distância no ambiente Moodle”. Disponível em: http://www.eadplanet.com.br/2015/12/motivacao-no-moodle.html acesso em: 23 jul. 2018.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. 2002. Disponível em: http: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf. Acesso em: 15 ago. 2018.