O PAPEL DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFPI- CAMPUS PAULISTANA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, A.R. (IFPI) ; Carvalho, T.N. (IFPI)
Resumo
A pesquisa visava identificar a importância da didática na formação docente, sendo utilizada como instrumento que oferece técnicas e métodos que auxiliam na prática do professor e na construção da sua identidade profissional. Tendo como objetivo geral compreender o papel da didática para o processo de formação dos graduandos do curso de licenciatura em química do IFPI (Instituto Federal do Piauí), Campus Paulistana. Também pretendia identificar a concepção da disciplina didática pelos graduandos. A análise dos dados mostra que a disciplina didática viabiliza o contato do graduando com a prática docente, antes da sua atuação na docência, uma espécie de laboratório em sala de aula que o prepara para exercer a atividade de professor e auxilia na formação de sua identidade profissional.
Palavras chaves
Didática; Formação docente; Química
Introdução
A didática tem sido considerada um importante instrumento no processo de formação dos professores, fornecendo metodologias e técnicas para utilização do docente em sua prática. Dessa maneira, o objetivo geral do trabalho era compreender o papel da didática para o processo de formação dos graduandos do curso de licenciatura em química do IFPI (Instituto Federal do Piauí), Campus Paulistana. Como objetivos específicos, identificar a concepção da disciplina didática pelos graduandos; observar a contribuição da didática para os graduandos em processo de formação e analisar como os graduandos compreendem os processos-básicos: ensino-aprendizagem na prática docente. Para Libânio (2013, p.25) “a Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia, ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino”, ou seja, cabe a ela transformar os objetivos sociais, políticos e pedagógicos de uma sociedade em objetivos de ensino, escolhendo metodologias e conteúdos em função desses objetivos. A didática, caminho articulado pela teoria para a formação do professor, é um importante meio de orientação na sua prática docente. A Didática passou de orientações metodológicas e técnicas para um modo mais crítico de desenvolver uma prática educativa, englobando educadores, educandos e outros membros de diversos setores da sociedade (SANTOS, 2003). Visando um processo de ensino- aprendizagem significativo. Percebe-se, que a didática é uma teoria pedagógica de característica prática, que procurar responder as necessidades expostas pela sociedade à área pedagógica, no desenvolvimento da atuação do professor em sala, através de princípios criados sobre a realidade da prática, compreendendo os conhecimentos e técnicas de como ensinar.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada com os alunos que cursaram a disciplina Didática, no curso de licenciatura em química, no IFPI (instituto Federal do Piauí) campus Paulistana. O instrumento utilizado para coletas de dados foi um questionário com questões semiestruturadas sobre a disciplina didática, relacionando a sua importância na formação docente.
Resultado e discussão
Conforme visto em Libânio (2013), a didática é importante no processo de
formação de professores. Acerca disso, a primeira questão feita aos
discentes, mostra que os mesmos percebem que a disciplina pode auxilia-los
no processo de ensino, instrumentalizando-os à prática docente.
Como a didática interfere no processo de formação do graduando em química,
foi o segundo questionamento feito aos discentes, de acordo com os
resultados obtidos percebe-se que um dos principais pontos destacados era o
fornecimento de subsídeos metodologicos para viabilização e flexibilização
do ensino, uma vez que a disciplina de química na maioria das vezes é
trabalhada de forma muito tradicional, a didática oferece meios para
inovação nas aulas. Segundo Veiga (2008), essa flexibilização do ensino
facilita a compreensão dos discentes. Questionados se a didática contribui
para sua formação em quanto futuro professore todos responderam que: sim.
Quando perguntados se enquanto graduandos, o que entendiam por processos
didáticos básicos: ensino-aprendizagem obteve-se, que a aprendizagem estava
relacionada o processo de compreensão e fixação dos conteúdos pelos
discentes, já o processo de ensino estava ligado à forma como o professor
repassava os assuntos aos discentes para o seu processo de assimilação da
matéria, entretanto os dois estavam conectados. De acordo com exposto por
Libânio (2013) o ensino e a aprendizagem são dois aspectos de um mesmo
processo, o que mostra que as respostas dos discentes tem relação direta com
as concepções do autor.
Conclusões
A disciplina Didática é fundamental para o desenvolvimento de uma prática docente eficiente, pois é essencial que o professor disponha de técnicas e metodologias para trabalhar o conteúdo em sala. O docente precisa ter a capacidade crítica e reflexiva, ou seja, consiga compreender os processos educacionais e aplicar seus conhecimentos práticos de acordo com cada situação. Para os graduandos em química, à didática contribui significativamente no processo de compreensão do ensino, pois o torna mais reflexivo, sendo capaz de observa sua prática e faz as correções necessárias para uma boa atuação.
Agradecimentos
Referências
LIBÂNIO. José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
SANTOS, A. Didática sob a ótica do pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2003.
VEIGA, I. P. A. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.