USO DE INTERNET MÓVEL DOS CELULARES COMO ALTERNATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Tavares, R. (UFAL) ; Souza, R.O.O. (ICB-USP) ; Lima, D.J.P. (UFAL)

Resumo

A presente pesquisa aborda um estudo com alunos do ensino médio para saber na opinião deles o quanto o uso da internet móvel podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, durante o Ensino Médio. Este estudo foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio por meio de um questionário. Observou-se que os alunos acreditam que é possível o uso da internet móvel como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química.

Palavras chaves

TIC; Ensino de Química; Internet móvel

Introdução

Atualmente, o uso da internet pelos jovens está aumentando significativamente em diversas classes sociais, pois a facilidade da comunicação virtual está se tornando mais eficiente (GRINSPUN et al, 2001). Além do mais, observa-se que a internet está sendo o principal meio de pesquisa, seja por um pesquisador universitário até mesmo por alunos do ensino básico. Neste contexto, faz-se necessário que os educadores se adaptem a essas novas tecnologias, refletindo sobre como as tecnologia podem ser inseridas no processo de ensino e aprendizagem, mudando da metodologia tradicionalista liberal para liberal renovada não-diretiva em que o método é facilitar a aprendizagem (LEAL, 2012). As Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs), podem ser caracterizadas como recursos e aparelhos eletrônicos modernos, que servem para mediar à comunicação do mundo atual, usado em telefones, computadores entre outros (LIMA e MOITA, 2011). O uso da tecnologia, como a internet, pode ser importante para a educação atual, principalmente para o ensino e aprendizagem da disciplina de química. Apesar de que a química é uma ciência relativamente experimental, mostra-se também um lado visual. Por exemplo, muitas das teorias utilizadas para explicar as reações químicas e a reatividade das substâncias na escala subatômica necessitam de diferentes modelos das quais a internet pode proporcionar (TAVARES et al, 2013). Partindo do pressuposto de que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos estudantes, faz-se necessário que façamos alguns perguntas, será que o uso da internet como uma ferramenta de estudos é interessante para educação? O que os alunos, usuários da tecnologia, pensam sobre isso? Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar, na perspectiva do aluno, como o uso da internet móvel do celular na sala de aula pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química no Ensino Médio.

Material e métodos

Este trabalho foi realizado com 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio do período matutino em uma escola estadual do município de Olho d’Água das Flores, no estado de Alagoas. A pesquisa foi de cunho qualitativo, cuja as características principais são: trabalhar com o ambiente de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes (MINAYO, 2001, p.22). Para isso, foi aplicado um trabalho de pesquisa sobre Radioatividade (assunto que estava sendo estudado pelos alunos) durante a aula, mas que eles utilizassem a internet do celular como fonte de pesquisa. Depois da realização da pesquisa utilizando o celular, os alunos responderam um questionário contendo sete perguntas para que eles relatassem a experiência do uso da internet do celular como recurso de pesquisa. Por fim, os resultados foram tratados utilizando o método Ciclo Hermenêutico Dialético (CHD). O CHD é interpretado por Allard (1997) por “um processo de construção e de interpretação hermenêutica de um determinado grupo” que segundo Oliveira (2015, p.70) supõe “constante diálogo, críticas, análises, construções e reconstruções coletivas”.

Resultado e discussão

Os alunos chegaram a um concedo nas resposta quando perguntado se é de suma importância a tecnologia no seu dia-a-dia. Eles acreditam que facilita a comunicação entre as pessoas, aumenta os círculos de amizade e consequentemente a inserção nestes e, concomitantemente, o acesso a informações gerais, mostrando que tal pensamento é condizente com as atitudes da maioria das pessoas no mundo atual. Na percepção dos alunos, mostra que a internet tem uma grande utilização para pesquisa, no entanto, a maioria utiliza mais a internet móvel para se comunicar nas redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Youtube. Neste caso, dois grupos tiveram consenso de atitudes diferentes no que diz a utilização da internet, uma que usa frequentemente para pesquisa e outra não. O que se pode perceber é que muitos alunos ainda não tem acesso exclusivo a internet em casa, então muitos pedem para outras pessoas realizarem pesquisar por eles, uma vez que muitos ainda não possui smartphone ou são pobres. Estudo como a de Nagumo (2014) também mostra que os alunos, principalmente na escola, usam a internet do celular para entrar nas redes sociais. O que significa que não há uma educação para a utilização do meio citado como fonte de pesquisa. Em último lugar, eles utilizam a internet para tirar dúvidas e estudar. Poushter et al (2016) acreditam que a alienação dos jovens pela internet é um fator preocupante na sociedade e, principalmente na educação, pois, o uso indevido incomoda o professor, atrapalha a atenção e torna criticamente impossível o processo de aprendizagem. Quanta a sua viabilidade e utilização, os alunos divergiram em suas respostas, reclamando da lentidão e do gasto de créditos para o acesso. Neste contexto, percebe-se que esse grupo ainda não tem condições financeira para obter um pacote de dados maiores, o que torna pensar que é difícil que eles possam pensar em pesquisar algo já que a internet é lenta, utilizando frequentemente a internet para usos não tão úteis ao dia-a-dia, como acesso a bate-papos, postar fotos, entre outras coisas. Ocorreu divergência de respostas ao analisarem se ela atrapalha ou não os estudos. A maioria respondeu que não atrapalha, pois, sabem dividir o tempo. Porém, outra grande parte disserta que sim, atrapalha, pois, a internet torna-se um meio de distração e acaba interferindo nos horários de estudo. O consenso do grupo de aluno que responderam que a internet atrapalha no desempenho escolar pode estar relacionado ao fato de que eles ainda tem que ser educados a usarem a internet móvel, para não somente como forma de distração, mas como ferramenta de aprendizado. Nagumo (2014) e Ramos (2012) relatam que o uso frequente do celular na sala de aula atrapalha no ensino e aprendizagem não somente do usuário como nos demais alunos. Perguntados sobre quais os meios que eles utilizam para realizar pesquisas escolares, a internet é unanimidade. Segundo os mesmos, a diversidade de respostas encontradas é enorme, sem mencionar a praticidade do meio. Ninguém falou, por exemplo, do perigo de se encontrar respostas erradas ou mal formuladas. Apenas um aluno citou que também utiliza livros como fontes de pesquisa, para aumentar a seguridade da informação. Muitos alunos ainda utilizam fontes como Wikipedia (site que as informações podem ser modificadas) para fazer as pesquisas. Inqueridos sobre a utilização da internet móvel como facilitadora da aprendizagem no ensino de química. No consenso dos grupos, percebeu-se que, de maneira geral, todos apresentaram argumento favoráveis no qual mostraram que a internet móvel pode ser um meio eficiente para o ensino e aprendizagem, uma que vez a aula torna-se mais dinâmica, interativa e menos cansativa. Neste caso, o CHD mostrou importante para obter resultados dos quais os alunos pensam relativamente parecidos quando procuramos entender algo ao nosso redor, neste caso o uso de uma ferramenta como processo de ensino e aprendizagem, provocando indagações, reflexão sobre o tema proposto. Este fato é concordado com Rodrigue (2015), quando realizou uma pesquisa com alguns estudantes e os mesmos acreditam que a internet móvel ajudaria no aprendizado. Porém, não levaram em conta a resposta dada anteriormente, quanto à utilização da mesma. Mateus e Brito (2015) mostraram que os alunos também concordam que a aula de química se tornaria mais atrativa utilizando a internet para pesquisa ou algo do tipo. Contudo, O uso da internet móvel possui certa lentidão e consumo de créditos, o que acarreta dois grandes motivos para a impossibilidade do uso como metodologia para pesquisas e afins. A alienação dos jovens pela internet é um fator preocupante na sociedade e, principalmente na educação, pois, o uso indevido incomoda o professor, atrapalha a atenção e torna criticamente impossível o processo de aprendizagem. Outro fator preocupante na utilização da internet por longo tempo durante o dia e na forma de entretenimento está no fato de que, os estudantes, esquecem-se de realizar os exercícios extraclasse, que são intrinsicamente importantes no processo de ensino e aprendizagem, podendo, o aluno sentir mais dificuldade durante a aula. A comunicação pela internet não só é usada em computadores de mesa, mas com muita frequência em celulares ou aparelhos eletrônicos o que facilita o uso do mesmo em qualquer lugar a qualquer hora. Em se tratando da internet móvel dos celulares, pode ser usada como um método a mais no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química, pois nas aulas o professor pode pedir aos alunos para pesquisarem sobre determinado termo ou assunto que possa envolver a interdisciplinaridade, já que o contexto educacional atual exige o cruzamento de informações entre as disciplinas. A pesquisa utilizando a internet do celular durante as aulas pode instigar, futuramente, os alunos a recorrer determinados sites ou saber com mais facilidade o site que pode realizar a pesquisa. Não só fomentar a pesquisa, mas desvincular a atenção para as redes sociais e tornar o contexto da sala de aula mais interessante e dinâmico. Entretanto, para utilizar a internet móvel é necessário que os alunos tenham acesso disponível ao mesmo, pois, poucos têm planos e muitos não tem condições por falta de crédito. Levamos em conta, também, que um celular para ter bom funcionamento precisa de um software e de bons navegadores, exigindo celulares modernos, o que é uma realidade inerente a alguns alunos da região.

Conclusões

Diante do exposto, foi possível entender que os alunos do ensino médio presentes nesta pesquisa acreditam que a internet móvel pode ser uma ferramenta interessante para ser introduzida no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química, visto que o uso desta ferramenta está cada vez mais sendo disponibilidade para toda população. Porém, observou-se neste trabalho que muitos alunos utilizam a internet na maioria do tempo para acessar redes sociais. Porém percebe-se que os alunos já utilizam a internet para pesquisa. Em relação ao uso do CHD como ferramenta de coleta e analise de dados, foi importante para existência da interação entre as resposta dos alunos com o pensamento do pesquisador, o que permitiu identificar que os alunos ainda precisam ser educados quanto o uso da internet móvel, tornando não somente para distração mas também como uma ferramenta de aprendizagem no ensino de química. Contudo, o uso do CHD foi importante para entender qual a cultura do aluno sobre a tecnologia e como ela pode ser importante para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando intervenções que possam servir para melhor o ensino futuramente.

Agradecimentos

Referências

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