GERMAIN HENRI HESS E A TERMOQUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Tomazi, P.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Reis, A.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Muito se discute acerca da História da Ciência no ensino brasileiro devido à melhora na aprendizagem dos conteúdos estudados. A termoquímica no ensino superior é um dos assuntos que alunos mais têm dificuldades devido às lacunas provenientes do Ensino Médio. No século XIX Germain Hess foi um dos pioneiros no estudo do calor das reações. Durante sua vida, dedicou-se a pesquisar tanto na área da medicina como na química, sendo um dos cientistas mais brilhantes da Rússia na época. Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da História da Ciência no aprendizado da termoquímica, popularizando a história e os trabalhos de Germain Hess.
Palavras chaves
História da Ciência; Lei de Hess; Ensino-Aprendizagem
Introdução
Ao se discutir sobre História da Ciência, nota-se que esta proporciona uma grande melhora no aprendizado dos alunos. Em virtude disso, falar da termoquímica nessa perspectiva é valido para solucionar as lacunas acerca deste assunto e popularizar a história e os trabalhos de Germain Henri Hess. Segundo Henry M. Leicester (1951), Germain Henri Hess, foi um dos grandes cientistas do século XIX, pois, nesta época, os outros pesquisadores estavam mais interessados em descobrir a composição de algumas substâncias. Hess foi um dos pioneiros no estudo da energia envolvida nas reações químicas, fazendo uma série de experimentos que possibilitassem calcular a variação dessa energia durante uma transformação. Após estes experimentos com diversas substâncias, Hess verificou que a variação de energia liberada ou absorvida por uma reação química não depende de etapas intermediarias de uma reação, mas apenas de seu estado inicial e final. Nesta situação ele formulou a sua primeira lei: a soma dos calores de reação. Ademais, Hess publicou a sua segunda lei, conhecida como lei da termoneutralidade, que afirmava que nenhum calor é liberado pelas reações de troca de sais neutros em soluções aquosas. Nesse sentido, a principal intenção deste trabalho é mostrar a trajetória de Henri Hess pela química e seus principais trabalhos nessa área, com enfoque na História da Ciência e mostrando algumas técnicas utilizadas por ele durante suas pesquisas em termoquímica.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido com 15 alunos do primeiro semestre do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação Química da Universidade do Estado do Pará – UEPA. No primeiro momento foi aplicado um questionário com perguntas abertas relacionadas ao cientista Hess e suas pesquisas. No segundo momento foi realizada uma explanação teórica e introdutória da termodinâmica com o objetivo de deixar os conceitos bem claros antes dos experimentos. Ao término da introdução foram realizados quatro experimentos, para demonstrar as reações exotérmicas e endotérmicas. Foi realizada uma mistura entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético, na qual se observou as características apresentadas pela reação para que se possa notar a diminuição da temperatura da solução. Logo após o primeiro experimento, foi promovida a queima do carbonato de cálcio para que os alunos entendessem algumas afirmações feitas sobre as reações endotérmicas. Em outro momento foi dissolvido o hidróxido de sódio em água para a observação do processo exotérmico. O segundo passo foi misturar a glicerina com permanganato de potássio e observar o fenômeno. Por fim, foi aplicado novamente o questionário para que fosse comparado com o primeiro, a fim de verificarmos que concepções os alunos demonstraram após o término das atividades.
Resultado e discussão
No que se refere ao aprendizado com auxílio da HC, 95% dos alunos acreditam
que ela é considerada facilitadora do aprendizado, uma vez que ajuda a
compreender como as teorias foram formadas e pensadas inicialmente. Segundo
relatos de alguns graduandos, a forma com que eles aprenderam o conteúdo
(termoquímica), não possibilitou que questionassem algumas questões
trabalhadas nos livros didáticos, a exemplo da energia que se armazena nas
ligações químicas, que não foram discutidas no primeiro contato com o
assunto. Portanto, com esta pesquisa, ratifica-se a importância da História
da Ciência para a formação inicial de um graduando em licenciatura, a fim de
solucionar as lacunas trazidas do Ensino Médio, tendo futuros professores
com um conhecimento mais sólido e, o mais importante, sabendo como aquele
saber foi formulado. Constatou-se também que cerca de 75% dos graduandos já
ouviram falar de Hess, porém seu nome só é conhecido pela sua Lei formulada
na termoquímica, trabalhada inicialmente no Ensino Médio, evidenciando que
HC não estava presente na formação inicial daquele aluno e com isso,
limitando-se a conhecer tão pouco de um dos cientistas mais importantes da
química com o estudo da energia envolvida nas reações. Outro dado
importante também foi que dos graduandos que já ouviram fala de Hess, 34%,
aproximadamente, compreenderam que Hess contribuiu não somente para a
formulação de uma lei, mas sim pelos principais da termoquímica. Nesse
sentido, vale ressaltar que a maioria dos graduandos destacaram que somente
após participar do mini-curso, em HC, puderam perceber que as teorias
estudadas no Ensino Médio precisaram de todo um contexto histórico da época
para serem formuladas e que, se estudadas desta forma, sua compreensão se
torna mais fácil.
Conclusões
A abordagem de HC ainda não é uma realidade nos Cursos de Licenciatura, uma vez que ainda estão aderindo à disciplina, pois muitos professores não compreendem a importância de ensinar o passado dos cientistas. Com o desenvolvimento do mini-curso, observou-se uma notável melhora no domínio do tópico termoquímica, quando se atrelou à HC, mostrando a eficácia no processo de aprendizagem. Portanto, constatou-se extrema importância de se popularizar a HC para melhorar a formação inicial de professores, com a contextualização de diferentes conteúdos, a aprendizagem se torna mais relevante.
Agradecimentos
Referências
CALLEGARIO, L. J.;HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O; LUNA, F. J.; LINHARES, M. P.A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Rev. Virtual Quim. Vol. 7,No3, 2015, p. 2-3.
FERNANDES, Caroline Lins; A. da SILVA, Welida Tamires; NASCIMENTO, Pedro Henrique Luna; NETO, João Gomes Soares; NUNES DA SILVA, Gilberlândio. A inserção da história da ciência no ensino de química: diagnóstico das concepções de graduados sobre a importância da temática na sua formação inicial. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Campus I, Campina Grande-PB. 10 de Maio de 2015.
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física. Rev. Ensaio | Belo Horizonte | v.09 | n.02 | p.222-237 | jul-dez | 2007.
LEICESTER, Henry M. Germain Henri Hess and the foundations of thermochemistry. College of physicians, San Francisco, California, November 1951.
MATOS, Margarida; MORAES, Ana Maria. Trabalho experimental na aula de físico-quimica do 3º ciclo do ensino básico: teorias e práticas dos professores. Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa. 2004
MAAR, Juergen Heinrich. Aspectos históricos do ensino superior de química. Scientlestudia, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 34, 2004.
P. de CARVALHO, Hudson Wallace; BATISTA, Ana Paula de Lima; RIBEIRO, Claudia Maria. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmicointerativa. Experiências em Ensino de Ciências – Vol. 2, 2007.
SILVA, Mariana Dias da. Abordagem histórica nos livros didáticos de química do PNLD 2012 para o conteúdo de termoquímica. Universidade Estadual da Paraíba. p. 15, 2014.
WARTHA, Edson José; L. da SILVA, Erivanildo; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química nova na escola, Vol. 35, N° 2, maio 2013, p. 86.