O ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERVENCIONISTA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Ferreira, L. (IFMA) ; Ramalho, T. (IFMA) ; Silva Junior, C.C. (IFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (IFMA)
Resumo
Este trabalho aborda uma nova concepção e relevância da prática docente na formação inicial de professores de Ciências, numa perspectiva intervencionista. Alunos do segundo período do curso de Licenciatura em Química do IFMA (Campus Monte Castelo) foram instigados, durante a disciplina de Elementos de Ciências II, a desenvolver uma metodologia com caráter prático, a fim de tornar as aulas dinâmicas e participativas. Utilizando materiais alternativos e de baixo custo para a explanação do assunto reações químicas, houve a intervenção na escola escolhida, obtendo resultados gratificantes.
Palavras chaves
Reações químicas; Materiais alternativos; Intervenção
Introdução
No ensino de Ciências, existem muitas discussões a respeito das formas de apresentar conteúdos que possibilitem a compreensão dos alunos, permitindo que estes consigam relacioná-los com o dia a dia. Tal ensino ocorre de forma mecânica, dificultando o aprendizado. (...) as velhas estratégias de ensino (...) são insuficientes em assegurar que os discentes realmente aprendam os conceitos científicos. Sabemos que o processo de ensino-aprendizagem é complexo, mutável no tempo, envolve múltiplos saberes e está longe de ser trivial. (PONTES et al., 2008, p. 21) Essa metodologia de ensino é conduzida de maneira que o aluno apenas conheça fórmulas, sem conseguir relacionar com o que ocorre na natureza. O ensino de química (...) continua sendo uma prática encaminhada(...) para a retenção, por parte do aluno, de enormes quantidades de informações passivas, com o propósito de que essas sejam memorizadas, evocadas e devolvidas nos mesmos termos em que foram apresentadas na hora dos exames(SCHNETZLER e ARAGÃO, 1995, p. 14). Desta forma, é reforçada a importância de se aplicar recursos didáticos alternativos que estimulem o interesse dos alunos pelas aulas de Ciências. (...) devemos criar condições favoráveis e agradáveis para o ensino e aprendizagem da disciplina, aproveitando(...) a vivência dos alunos, os fatos do dia-a-dia, a tradição cultural (...), buscando com isso reconstruir os conhecimentos químicos para que o aluno possa refazer a leitura de seu mundo. (BERNARDELLI, 2004, p. 7). Assim, este trabalho propõe uma metodologia de ensino de Ciências sobre Reações Químicas, através da realização de experimentos em sala de aula, utilizando materiais de fácil aquisição, a fim de resgatar a curiosidade dos alunos e contribuir para a formação de futuro
Material e métodos
Para a realização da intervenção, o assunto abordado foi “reações químicas e suas equações”. Foi aplicado, antes e após a intervenção, aos 25 alunos do 9º ano de uma escola pública, um questionário avaliativo sobre o conteúdo a ser ministrado. Assim, pôde-se saber o nível de conhecimento que tinham sobre o assunto. Desenvolveu-se uma aula dinâmica empregando o modelo didático alternativo, que foi apresentado, primeiramente, na instituição formadora diante da professora e colegas de turma e, posteriormente, na escola escolhida. Ao término da aula, foi aplicado o mesmo questionário usado anteriormente com perguntas sobre o conteúdo, a fim de avaliar o conhecimento que acabara de ser construído. A seguir, estão os roteiros das atividades desenvolvidas na intervenção. Atividade experimental Objetivo: Demonstrar as principais diferenças entre reações e misturas. Experimento 1: Misturar água e areia em garrafa de plástico transparente. Experimento 2: Adicionar pequena quantidade de água sanitária em um tecido colorido Experimento 3: Picotar folha de papel em um prato de porcelana. Atear fogo. Experimento 4: Em uma garrafa de plástico contendo suco de limão, fixar uma bexiga com bicarbonato de sódiona parte superior da garrafa. Verter todo o bicarbonato e observar. Atividade lúdica Objetivo: Apresentar os conceitos de equações químicas e balanceamento de equações químicas. Materiais utilizados: 01 (uma) balança de braços confeccionada em papelão e maquetes em isopor das moléculas envolvidas na reação química apresentada no experimento 4. Procedimento: Após apresentar a equação química, não balanceada, distribuiu-se reagentes e produtos nos respectivos braços da balança. À medida que a ideia de balanceamento ia sendo trabalhada, a balança foi entrando em equilíbrio.
Resultado e discussão
Os resultados da Tabela 1 se referem aos questionários aplicados antes e após a
intervenção. Os dados do questionário, que antecedeu a intervenção, demonstraram
que os alunos não possuíam muito conhecimento a respeito dos assuntos que iriam
ser trabalhados e que alguns termos como misturas, reações e balanceamento de
equações não faziam muito sentido para eles. Após a intervenção, houve um melhor
rendimento quanto à apreensão e apropriação dos conceitos apresentados.
Contribuição para a formação inicial
Após a intervenção, pôde-se perceber a importância de disciplinas que
proporcionem a prática docente na formação de futuros professores, conforme
explicitam os próprios acadêmicos responsáveis por este artigo:
Ter a disciplina Elementos de Ciências no inicio da formação é de grande
importância, uma vez que a mesma possibilita não só um primeiro contato com uma
sala de aula, como também uma análise e reflexão sobre a profissão que queremos
seguir. (Graduando 1).
Continuo percebendo que existe uma relação inseparável entre teoria e prática.
Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos esperando obter os melhores
resultados possíveis. Isso faz com que atuemos de forma reflexiva, investigativa
e pesquisadora. (Graduando 2).
A presença do tradicionalismo, em sala de aula, faz cercear a liberdade do aluno
de pensar e agir de forma diferenciada. A disciplina elementos de ciências é bem
aceita pelos acadêmicos por quebrar essa pratica tradicional. Depois de
desafios, ideias e experiências de ministrar aula, consegui sentir a
responsabilidade que é carregada sobre a imagem do professor, assim como
compreendi que o conhecimento é dado de forma proporcional e isso depende de
como o assunto é abordado em sala de aula. (Graduando 3).
resultados dos questionários aplicados antes e após a intervenção.
Conclusões
A demostração prática por experiências e atividades lúdicas, utilizando materiais alternativos, estimulou uma participação mais ativa por parte dos alunos. Foi possível observar que, antes da intervenção, os alunos possuíam pouco conhecimento a respeito dos assuntos que iriam ser trabalhados. Após a intervenção, os conteúdos acompanhados das atividades práticas foram melhor assimilados. Assim, é confirmada a importância de se trabalhar atividades práticas no ensino de Ciências, buscando a contextualização e a participação efetiva do aluno no processo de aquisição do conhecimento científico.
Agradecimentos
À instituição formadora (IFMA), por oferecer uma disciplina como a de Elementos de Ciências, e a esolca Unidade Integrada Aluíso Azevedo por permitir a realização do trabalho.
Referências
BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu. Anais 2004. Centro Reichiano.
PONTES, A. N. et al. O Ensino de Química no Nível Médio: Um Olhar a Respeito da Motivação, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ) UFPR, 21 a 24 de julho de 2008. Curitiba/PR.
SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. Importância. Sentido e Contribuições de Pesquisa para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, pesquisa n.1, maio/1995.