Perfil das Concepções de Educação Ambiental no contexto da Química presentes em Livros Didáticos do 9º Ano do Ensino Fundamental
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Almeida, W.O. (UFMA) ; Silva, T.H.S. (UFMA) ; Marques, C.V.V.C.O. (UFMA)
Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um recorte de uma pesquisa em curso realizada nas escolas da Rede Pública Municipal de São Luís que tem por objetivo investigar a presença e a forma como o conteúdo de cunho ambiental se apresenta nos conteúdos que se referem à química nos livros didáticos de Ciências do 9º Ano, em face da importância do debate da temática ambiental em razão do crescimento da crise ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja coleta de dados foi estruturada tendo como fundamento a análise de conteúdo segundo Bardin (2010). Os resultados obtidos revelam que os três títulos analisados apresentam conteúdo sobre a Educação Ambiental de forma superficial e atreladas a conteúdo específicos e que a parte que introduz a Química é a que mais apresenta recorrências de citações.
Palavras chaves
Ensino de Quimica; Educação Ambiental; Livros Didáticos
Introdução
A inserção da Educação Ambiental nas escolas tem sido alvo de muitas discussões motivadas pela crise ambiental em curso e seus efeitos deletérios ao meio ambiente decorrentes dos fatores naturais e da ação humana (GRETER e UHMANN,2014). Os debates acerca desses problemas ambientais iniciaram-se efetivamente entre as décadas de 1960 e 1970 onde inspiraram a elaboração do arcabouço legal e teórico que norteiam políticas, programas e diretrizes curriculares sobre educação ambiental que visem orientar a implementação dessas atividades nos espaços escolares, contudo apesar desse cenário intencional, a inserção da Educação Ambiental não tem acontecido de forma efetiva (SANTOS,2009). A compreensão da função social da escola e o caráter formador de valores, competências, habilidades e atitudes são elementos próprios da Educação Ambiental, e a aquisição de conhecimentos ecológicos fazem da escola um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades para o enfrentamento da problemática ambiental (REIGOTTA, 2017). A importância do livro didático no trabalho docente e a necessidade da inserção da Educação Ambiental no espaço escolar é premissa básica para a formação da cidadania socioambiental, o presente trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem por finalidade analisar o perfil conceitual de apresentação da Educação Ambiental presente em livros didáticos de Ciências Naturais, do 9º Ano do Ensino fundamental utilizados em uma amostragem de escolas municipais da cidade de São Luís – MA.
Material e métodos
O trabalho em questão caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental onde busca pela verificação de unidades de significados nas informações contidas em documentos que suscitem respostas a uma questão de pesquisa de um fenômeno estudado (LUDKE E ANDRÉ,1986) Para a coleta de dados utilizou-se uma amostra de três títulos do componente curricular Ciências, de um total de 05 referentes ao 9º Ano do Ensino Fundamental, avaliados segundo os critérios propostos pelo Guia Didático para o PNLD 2017 e adotados nas escolas do Núcleo Anil da Rede Municipal de São Luís com o objetivo de verificar nesses livros a existência e o perfil das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no 9º Ano. Para o tratamento e análise dos dados construiu-se blocos analíticos buscando verificar em cada livro didático, na perspectiva da análise de conteúdo, as unidades de significado que se remetem à Educação Ambiental (BARDIN, 2010), portanto, identificou-se o número de citações de termos, conceitos e proposição de atividades de Educação Ambiental e a qual conteúdo curricular de química estas estão relacionadas.
Resultado e discussão
Os livros analisados receberam o código LD que significa livro didático
seguido de um numeral relacionado à ordem de análise, sendo assim
denominados LD 1, LD 2 e LD 3. Os livros dividem seus conteúdos em dois
setores, condicionadas áreas de trabalho: Física e Química. No LD1, a
Educação Ambiental apareceu 16 (dezesseis) momentos. No LD 2 a Educação
Ambiental aparece 09 (nove). Já no LD3 a Educação Ambiental aparece 8 vezes,
sendo que nesse título há uma unidade dedicada à Ecologia. Verificou-se que
os conteúdos de Química a Educação ambiental estão mais presentes nos
seguintes tópicos: Matéria, Energia eólica, Combustível, Funções químicas e
Chuva ácida. A análise dos dados revelou que as questões ambientais
presentes nos livros didáticos estão condicionadas ao conteúdo curricular e
que se este permitir sua inserção ela acontece ainda que dissociada do
contexto social, histórico e cultural. Nesse sentido, quando os conteúdos se
aproximam da temática ambiental esta é proposta a ser trabalhada
principalmente na forma de textos, de exercícios, indicações de filmes,
realização de pesquisas, mas realizados como um fim em si mesmos. Acredita-
se que pelo fato de tratar de outros aspectos da natureza essa articulação
com a Educação Ambiental não ocorre com a mesma facilidade no segmento
Física o que só foi constatado nos capítulos relacionados à eletricidade,
calor, energia, porém sem qualquer articulação com a Química demonstrando a
fragmentação do conhecimento sem a contextualização histórica, cultural e
socioeconômica.
Conclusões
O livro didático exerce uma forte influência na forma como os conteúdos curriculares são organizados e ministrados nas escolas, pois como já foi mencionado ele ainda é uma forte fonte de informação para o professor e para o aluno. As análises dos dados desta pesquisa incitam a repensar se o livro didático está contribuindo com a necessária visão da Educação Ambiental nas aulas de química, levando-se em consideração de sua inerente presença no universo da química e que não é o conteúdo que determinará a sua presença, mas a compreensão de como se constituiu a ameaça à sobrevivência das espécies.
Agradecimentos
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA SEMED FAPEMA
Referências
BAGANHA, Denise Estorilho. GARCIA, Nílson Marcos Dias. O papel e o uso do livro didático de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Loyola, 2010.
GRETER, Tatiane Cristina Possel. UHMANN, Rosangela Ines Matos. A Educação Ambiental e os Livros Didáticos de Ciências. CONTEXTO & EDUCAÇÃO Editora Unijuí Ano 29 n. 94 Set./Dez. 2014
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U. 1986.
MELLO, A. S.; LONGHINI, M. D. Tendências de educação ambiental em livros didáticos de ciências. Pesquisa em Educação Ambiental. v. 8, n. 1, p. 62-75, 2013.
REIGOTTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017. (Coleção primeiros passos).
SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação Ambiental e Ensino de Ciências: A transversalidade e a mudança de paradigmas. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v.82, p.57-69 jan./dez 2001.