Time Quiz – Jogando Operações Unitárias e Processos Industriais

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, C.E.M. (IFMT) ; Brum, I.R.G. (IFMT) ; Borger, E.P.S. (IFMT) ; Mello, A.V.P.S. (IFMT) ; Soares, S.T.C. (IFMT)

Resumo

Nos dias atuais a tecnologia se apresenta de suma importância nas atividades corriqueiras e tem proporcionado mudanças, principalmente, na educação. Com isso, o objetivo do trabalho foi trazer conteúdos que os alunos já haviam tido, na disciplina de Operações Unitárias e Processos Industriais, e compilá-los em um único aplicativo em formato de quiz cuja finalidade foi deixar essa revisão mais proveitosa e didática. Conseguinte a isso, os alunos foram submetidos a um questionário onde os resultados foram transformados em gráficos e analisados notando-se que, hodiernamente, a sociedade contemporânea está cada vez mais globalizada e informatizada e a tecnologia vêm desempenhando um papel de grande destaque na vida das pessoas e na educação como um todo.

Palavras chaves

Tecnologia; Quiz; Educação

Introdução

A tecnologia surgiu para facilitar a vida humana e seus afazeres, e desde sua chegada na sociedade elas tem se desenvolvido em um ritmo acelerado. Assim, a sociedade cada vez mais se torna tecnológica, inclusive na educação que necessita de especialização de suas ciências (RAMOS, 2012). Nos dias atuais, a tecnologia se mostra extremamente presente e tem proporcionado mudanças quando o quesito é ensinar e aprender. Ademais, celulares, tablets e notebooks proporcionam aos alunos e professores mobilidade e ainda contribuem para implementação de diferentes estratégias de ensino e de aprendizagem. Segundo Siqueira (2012), as características quem marcam essa geração Z são de grupos de jovens que estão sempre conectados a internet e fazem tudo de maneira muito rápida, convivem com a tecnologia diariamente e realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Com a criação desse tipo de tecnologia, o desenvolvimento de novos aplicativos com capacidade de auxiliar dentro e fora de sala tem ganhado impulso. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi trazer conteúdos que os alunos já haviam tido e compilá-los em um único aplicativo em formato de quiz cuja finalidade foi deixar essa revisão mais proveitosa e didática. O uso de aplicativos em aula é um meio de aprendizagem com maior interação entre os estudantes. Diversas formas podem ampliar o ensino e aprendizagem de química por meio de aplicativos de jogos, exercícios, simuladores e acesso a pesquisas, quando conectado a rede (NICHELE & SCHLEMMER, 2014). O uso da tecnologia em aula permite que os alunos deixem de ser passivos para alunos ativos, tornando-se os construtores do conhecimento e o professor o facilitador desse processo (VALENTE, 1999).

Material e métodos

O presente trabalho foi realizado com 24 alunos do 3° ano do ensino médio que cursavam integralmente o curso técnico em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá - Bela Vista e consistiu em dois momentos. O primeiro foi a construção do aplicativo que foi desenvolvido na plataforma digital online Game Engine – Unity 5 onde foram separados quatro conteúdos já estudados na disciplina de Operações Unitárias e Processos Industriais II, sendo eles: Energias Renováveis e Combustíveis Fósseis, Indústria Cervejeira, Indústria Petrolífera e Mineração. A partir disso, foram elaboradas 10 questões referentes a cada conteúdo totalizando 40 questões de múltipla escolha que foram distribuídas em 4 módulos onde a pontuação é dada em quantidade de respostas corretas e em estrelas ao fim do jogo: ao acertar 5 questões dentro de um módulo, é lhe garantido uma estrela, acertando 7, duas estrelas e 10, cinco estrelas. Conseguinte a isso, o segundo momento consistiu em um teste para assegurar que não teria nenhum imprevisto com o aplicativo e então, ele foi disponibilizado para que os discentes acessassem em seus smartphones. Enquanto isso foi explicado para os alunos o processo de criação e a finalidade do aplicativo que era proporcionar uma ferramenta onde a revisão do conteúdo fosse proveitosa e sanasse as dúvidas existentes. Em seguida, os alunos foram submetidos a um questionário, criado na plataforma do Google Forms, composto por 5 questões de múltipla escolha que se referiam a vivência deles com o aplicativo e a respeito da utilização da tecnologia em sala.

Resultado e discussão

Logo após o questionário ser respondido, os dados foram interpretados e transformados em gráficos. As questões respondidas pelos discentes obtiveram um percentual acima do esperado, sendo elas: a)” Você acha que a utilização de aplicativos educacionais dentro da sala de aula ajudam a melhorar o desempenho dos alunos e são uma forma mais didática de ensinar?”, obteve-se um percentual de 100% na alternativa SIM; b) “Sobre a estrutura do aplicativo, você acha que:”, obteve-se 79,2% na alternativa ÓTIMA e 20,8% na alternativa BOA, PORÉM PRECISA MELHORAR; c) ”O que você pensa sobre o método escolhido (quiz)?” obteve-se 58,3% na alternativa ÓTIMA, 33,3% na alternativa BOM e 8,3% na alternativa REGULAR; d)” Nos dias atuais, a tecnologia se mostra extremamente presente e tem proporcionado mudanças quando o quesito é ensinar e aprender. Nesse sentido, você acha que:” obteve-se 95,8% na alternativa A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA SE FAZ NECESSÁRIA e os outros 4,2% acha que O MÉTODO TRADICIONAL SEM O USO DE TECNOLOGIA ESTÁ FUNCIONANDO BEM; e e) “Como os temas do aplicativo já tinham sido estudados em sala, você considera que levar um quiz para sala de aula auxiliou a revisar e aprimorar o conhecimento referente aos assuntos estudados?” obtendo 95,8% na alternativa SIM e 4,2% na alternativa NÃO. A partir desses resultados nota-se que o giz e o quadro não são mais os únicos instrumentos que professores devem utilizar para ministrar suas aulas e com isso é necessário que se desenvolva atividades didático-pedagógica através dos meios tecnológicos existentes.

Conclusões

Portanto, levar um aplicativo, no formato de quiz, para sala de aula auxiliou a revisar e aprimorar o conhecimento dos alunos de uma forma dinâmica e divertida, atingindo as expectativas de proporcionar uma ferramenta extraclasse que contribuísse para tal acontecimento. Pois como se é sabido, a sociedade contemporânea está cada vez mais globalizada e informatizada e a utilização de computadores, celulares e qualquer outro tipo de tecnologia vêm desempenhando um papel de suma importância na vida das pessoas e na educação como um todo.

Agradecimentos

Agradecemos a professora Susel e ao IFMT - Campus Cuiabá - Bela Vista pelo apoio.

Referências

RAMOS, M. R. O uso da tecnologia em sala de aula. LENPES-PIBID de Ciências Sociais - UEL
SIQUEIRA, R. N. Métodos de ensino adequados para o ensino da geração Z, uma visão dos discentes. Artigo curso de especialização em administração da universidade federal de Mato Grosso, 2012.
NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E (2014). Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação v. 12 n. 2, p 1-9 dezembro, 2014.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

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