Jogo Mobile para o ensino de síntese orgânica
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Israilev, E.L. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Cunha, J.N.F. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Fernandes, G.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Lima, T.S. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Reis, A.A. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Félix, V.G. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Alencar, M.G. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA) ; Cruz, J.G.Z. (IFMT CAMPUS CUIABÁ - BELA VISTA)
Resumo
Este trabalho tem como intuito a criação de um jogo mobile que contribua para o conteúdo transpassado em sala. O “Fast Organics” é um jogo interativo, desenvolvido manualmente em 2D, com a voltada para a oxidação branda e enérgica, de maneira recreativa. O material foi aplicado a uma turma de Química do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista e para a sua validação aplicou-se um questionário qualitativo. Desta forma conclui-se que a tecnologia é uma excelente alternativa para o apoio ao docente na passagem de matérias de difícil compreensão, além disso, ela já está inserida no cotidiano do adolescente facilitando a recepção do conteúdo por parte dos discentes.
Palavras chaves
Jogo mobile; Síntese orgânica; Ensino
Introdução
Atualmente, o mundo em que vivemos está cada vez mais tecnológico, vivemos em uma época de mudanças profundas na nossa sociedade, que respira tecnologia e grande parte das interações sociais humanas envolvem processos tecnológicos. Exemplos disso são as redes sociais, que possuem adeptos e seguidores no mundo inteiro. Estudos como o do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida revelam que um quarto dos adolescentes portugueses passam mais de seis horas por dia na internet. Mas, conforme Camila Achutti, da revista Negócios, afirma o jovem sempre foi fascinado pelas novas tecnológicas, mas essa relação precisa ser trabalhada para ganhar mais responsabilidade e, assim, gerar progresso. Nesse sentido, levar o ensino de Química Orgânica para o meio tecnológico é um ótimo jeito de engajar os jovens e ensiná-los ao mesmo tempo, afinal, o lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento mental da criança, auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos (BIANCHINA, M. A., 2010). Assim sendo, o objetivo desse trabalho foi o de criar um jogo para celular que, além de proporcionar divertimento e entretenimento, também ensinasse Química Orgânica.
Material e métodos
O jogo foi construído utilizando o software Construct 2, que é um dos mais eficientes para a criação de jogos 2D. Criou-se uma narrativa, onde um aluno é convidado a entrar no mundo subterrâneo de um químico maluco. Ao chegar à masmorra o aluno se depara com funções orgânicas animadas, cujo objetivo do jogador é oxidar as estruturas orgânicas utilizando os reagentes específicos. O propósito a ser atingido é fixar a matéria de síntese orgânica aprendida previamente em sala, além de estimular e prender a atenção do discente, fazendo com que este aprenda inconscientemente. Dispobilizou-se o jogo antecipadamente aos alunos do 6º semestre do Ensino Médio Integrado em Química do IFMT campus Cuiabá - Bela Vista para a instalação e posterior utilização, em seguida aplicou-se um questionário objetivo para validação de sua eficiência.
Resultado e discussão
A idealização deste projeto resultou em um jogo intitulado “Fast Organics”
(Orgânicos Rápidos), devido à zoomorficação atribuída às cadeias insaturadas
presentes, resultando em sua alta velocidade e feracidade. Com a aplicação
do jogo desenvolvido observou-se um grande envolvimento e empenho dos
discente em avançar nas fases do jogo. Através do questionário evidenciou-se
que 100% consideram o a tecnologia muito relevante para o aprendizado. Além
disso, esse material despertou interesse no estudo da química em 90% dos
estudantes. Ademais 60% dos alunos ficaram satisfeitos com os gráficos e sua
jogabilidade, este baixo desempenho provavelmente ocorreu devido a
utilização de um material bidimensional e realizado manualmente.
Desta forma foi possível ressaltar a eficácia da tecnologia aplicada de
forma especifica e direcionada para a melhor fixação do conteúdo. A
empolgação dos discentes foi evidente, tendo em vista que o material foi
construído com o intuito de transmitir o aprendizado de forma lúdica e
diferenciado.
Introdução a história do jogo e apresentação de comandos.
Desenvolvimento do jogo e inserção de novos reagentes como instrumento de ataque.
Conclusões
O uso de jogos para o ensino de Química Orgânica, além de outras matérias, é viável e benéfico para o auxilio do conteúdo passado em sala. É essencial que cada vez mais as pessoas se atentem para esse novo mundo tecnológico e criem técnicas de aprendizado relacionadas a ele, pois assim conseguem maior atenção por parte dos jovens e, consequentemente, conseguem ensiná-los melhor, através da utilização materiais de apoio, evitando assim uma didática maçante.
Agradecimentos
Referências
JÚNIOR, A. Tecnologia: Qual sua importância nos dias atuais?. Disponível em: https://www.portalaz.com.br/blog/4u-tecnologia/406486/tecnologia-qual-a-sua-importancia-nos-dias-atuais. Acesso em: 21 Jun. 2018.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Vício da internet já atinge 25% dos jovens. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/www.dn.pt/sociedade/interior/amp/vicio-da-internet-ja-atinge-25-dos-jovens-5783779.html. Acesso em: 21 Jun. 2018
ACHUTTI, C. Tecnologia e juventude. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/colunas/Novos-tempos/noticia/2018/04/tecnologia-e-juventude.html. Acesso em: 21 Jun. 2018.
BIANCHIN, M. A. Como jogo recurso de aprendizagem. Artigo - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2010.