Aplicação de ferramentas de sistema de qualidade para melhorias em um laboratório de ensino superior.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Nobre, A.C.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Menezes, J.E.S.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Nascimento, J.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Menezes, G.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Souza, N.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

O presente trabalho objetiva proporcionar melhorias aos usuários do laboratório de ensino da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nas aulas práticas do curso. Foram elaborados POPs dos principais equipamentos utilizados no laboratório de ensino e o gerenciamento dos resíduos foi realizado a partir da separação dos líquidos de descarte eliminados por cada disciplina do curso. Com o uso dos POPs, obteve-se sucesso em relação à diminuição dos erros operacionais e uma maior consciência ambiental pelos usuários, através da discriminação correta dos resíduos descartados nas aulas experimentais.

Palavras chaves

padronização; qualidade de ensino ; gerenciamento

Introdução

Os laboratórios públicos universitários, por não se enquadrarem em empresas privadas, encontram-se aquém do Sistema de Gestão de Qualidade, conformação que se tornou destaque para órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para o profissional de Química, as noções de padrões de qualidade devem estar associadas à construção de documentos próprios do laboratório e gerenciamento dos resíduos. Apesar dessas circunstâncias comuns, no Brasil, os cursos de graduação em Química, formadores de profissionais que podem atuar em laboratórios de calibração ou ensaios, geralmente não apresentam, em sua grade curricular, disciplinas específicas sobre Gestão de Qualidade para Laboratórios (OLIVARES et al., 2011). Nesse sentido, o conhecimento básico do manuseio correto dos equipamentos pode ser vivenciado pelos universitários do curso através da elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP). O Procedimento Operacional Padrão (POP) busca fazer com que um processo, independentemente da área, possa ser realizado sempre de uma mesma forma, permitindo a verificação de cada uma de suas etapas. Ele deve ser descrito de forma detalhada para a obtenção de uniformidade de uma rotina operacional (DAINESI, NUNES, 2007). Como parte do Sistema de Gestão de Qualidade, o gerenciamento correto dos resíduos gerados nas práticas no laboratório de ensino compreende uma ferramenta essencial para melhorias dessas instituições educacionais (AMARAL et al., 2001). Assim, o presente trabalho objetiva proporcionar melhorias aos usuários do laboratório de ensino da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da implantação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nas aulas práticas do curso.

Material e métodos

1. Elaboração dos POPs Os POP´s dos principais equipamentos utilizados no laboratório de ensino da Universidade Estadual do Ceará (UECE) serão elaborados, a fim de proporcionar melhor compreensão ao aluno que vier a manusear o equipamento. Foram confeccionados POPs dos seguintes equipamentos: capela, estufa, centrifuga e balança analítica. Em seguida, será realizado um treinamento com os monitores de cada disciplina para que eles se sintam familiarizados com o uso dos documentos. Os POP´s ficarão disponíveis ao fácil acesso no laboratório e descreverão de maneira clara e detalhada como o monitor e/ou aluno devem utilizá-los, a fim de evitar maus usos e redução de vida útil. Serão descritos nos POP´s  O responsável pela execução e listagem dos equipamentos;  Peças e materiais utilizados na realização da tarefa;  Descrição dos procedimentos que devem ser executados nas atividades críticas (o modo de operação e as possíveis restrições quanto à execução);  Roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos de produção.  Técnicos responsáveis pelo controle. 2. Gerenciamento dos resíduos O gerenciamento dos resíduos foi realizado a partir da separação dos líquidos de descarte eliminados por cada disciplina do curso. Para isso, os rejeitos foram dispostos em bombonas de 60 L cada, identificadas previamente e disponibilizadas aos usuários do laboratório. Posteriormente, após completo acúmulo dos recipientes, o descarte final será realizado por empresas responsáveis.

Resultado e discussão

1. POPs Em geral, monitores e demais usuários do laboratório de ensino responderam à implantação dos POPs positivamente, devido à maior facilidade de acesso ao correto procedimento de uso dos equipamentos. Com tal facilidade de informação, houve sucesso em relação à diminuição de erros analíticos por problemas operacionais. O treinamento foi indispensável para divulgação da apresentação dos documentos elaborados, bem como demonstração de uso. Além disso, a linguagem utilizada foi simples e objetiva, a fim de proporcionar melhor entendimento ao leitor. A maior dificuldade encontrada na elaboração dos POPs foi desenvolver um modelo prático e de fácil entendimento, pois é de suma importância que todos os procedimentos de rotina executados em um laboratório sejam descritos de forma clara e objetiva, evitando detalhes em excesso que dificultem a interpretação (PINEZE; CONSONI; MARQUES, 2013). 2. Gerenciamento dos resíduos A destinação adequada dos líquidos de descarte das aulas práticas foi essencial à promoção da consciência ambiental dos usuários do laboratório de ensino, proporcionando a padronização do sistema de qualidade nessa instituição. Os resíduos foram divididos por disciplina, observando-se que a maioria dos íons estava predominante no descarte da disciplina de Química Geral. Outra disciplina com elevado volume de rejeitos foi Analítica, compreendendo derivados de amônia, bário, chumbo, mercúrio, manganês, ácido sulfúrico e acetato de sódio. Em seguida, Química Orgânica demonstra ter diversas soluções periculosas, contaminadas com solventes orgânicos. Em menor quantidade, Físico-Química apresentou variações de peróxido de hidrogênio e manganês.

Conclusões

A implantação de ferramentas que viabilizem o sistema de gestão de qualidade em universidades públicas representa inovação metodológica de ensino. A implantação dos POPs representou um sucesso aos usuários do laboratório de ensino, pela diminuição dos erros analíticos e, assim, redução dos custos com manutenção dos equipamentos. Da mesma forma, o gerenciamento dos resíduos compreendeu outra técnica viável para destinação correta dos rejeitos liberados diariamente pelas aulas experimentais, assim como foi eseencial para o conhecimento dos tipos de solventes descartados por cada disciplina.

Agradecimentos

Os autores agradecem à Universidade Estadual do Ceará (UECE) pela infraestrutura ofertada e pela concessão da bolsa de monitoria.

Referências

AMARAL, S. T.; MACHADO, P. F.; PERALBA, M. D. C. R.; CAMARA, M. R.; SANTOS, T. D.; BERLEZE, A. L.; BRASIL, J. L. Reporting an experience: recovering and recording residues of teaching laboratories of Chemical Institute of the Federal University of Rio Grande do Sul. Química Nova, v. 24, n° 3, 419-423, 2001.
DAINESI, S. M.; NUNES, D.B. Procedimentos operacionais padronizados e o gerenciamento de qualidade em centros de pesquisa. Rev. Assoc. Med. Bras. v. 53, nº 1, 2007.
OLIVARES, I. R. B.; COSTA, D. L. L. B.; QUEIROZ, S. L. JOGOS DE EMPRESA: APLICAÇÃO À GESTÃO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. Química Nova, v. 34, n° 10, 1811-1817, 2011.
PINEZE, E.C; CONSONI, R.C; MARQUES L.C. Procedimentos Operacionais de uma indústria farmacêutica: proposta de critérios de elaboração. Disponível em: http://fitoscience.com.br/administracao/upload/20100709_123139.pdf. Acesso em 20 de julho de 2013.

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