ELEMENTALO:JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Paiva, E.R.P. (IFAP) ; Costa, F.P. (IFAP) ; Taty, S.R. (IFAP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP) ; Golçalves, G.K.A. (UNIFAP) ; Ferreira, B.L. (UNIFAP) ; Carvalho, A.S. (UNIFAP) ; Cardoso, E.R.S. (UNIFAP) ; Silva, T.C.C. (UNIFAP)
Resumo
A presente pesquisa propõe o estudo das ligações interatômicas, bem como, a influência do lúdico no ensino, como ferramenta no processo de ensino- aprendizagem para os alunos de primeiro e segundo ano do Ensino Médio Integrado (EMI). Busca-se analisar a eficácia do uso de uma nova ferramenta para coadjuvar junto às aulas tradicionais, averiguando e comparando o nível de aprendizagem dos alunos antes e após o uso desta metodologia. Resultados mostram que o uso de ferramentas didática como o jogo Elementalo facilita o ensino da química, assim como a comunicação entre professor e aluno.
Palavras chaves
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS; ENSINO-APRENDIZAGEM; METODOLOGIA
Introdução
Sabe-se que existe diversos motivos para que não se obtenha êxito escolar em matérias como a Química. Dilemas que vão desde dificuldades de aprendizagem por parte dos discentes, que muitas vezes perpassam desapercebidas pelos educadores, além de outras mazelas tão enraizadas no ensino tradicionalista, cujo único intuito é o repasse de conteúdos sem haver a preocupação com a aquisição de conhecimento. De maneira geral, os jogos são um importante recurso para as aulas de química, no sentido de servir como reabilitador da aprendizagem mediante à experiência e a atividade dos estudantes. Além disso, permitem experiências importantes, não só no campo do conhecimento, mas desenvolvem diferentes habilidades especialmente no campo afetivo e social do estudante (CUNHA, 2004 apud CUNHA, 2012). Sendo assim, surgiu a necessidade da criação de uma alternativa didática que pudesse facilitar e auxiliar na assimilação do conteúdo. O presente trabalho expõe a criação de um jogo cuja o enfoque principal é mostrar aos alunos como ocorrem as ligações interatômicas. Para isso, foi desenvolvido uma pesquisa de campo interativa com alunos do Ensino Médio Integrado do 1º e 2º ano, pertencentes ao Instituto Federal do Amapá-Campus Macapá.
Material e métodos
O Elementalo é um jogo simples de cartas, onde o objetivo é promover o ensino sobre as ligações interatômicas. Este jogo funciona com melhor proveito na faixa do Ensino Médio (1º e 2º ano). O jogo possui no total 57 cartas, podendo ser jogado entre 2 ou 3 jogadores. Regras: cada jogador começa a partida com 9 cartas, em cada turno o jogador compra uma carta do montante ou da pilha de descarte, feito isso uma carta é descartada mantendo as nove cartas na mão, para formar uma ligação deve-se unir 3 cartas (sendo 1 carta de ligação e duas com os elementos que a compõe) e dispor a ligação na mesa para os outros jogadores observarem. O jogo possui dois coringas: Hélio e Neônio (1 coringa e 2 elementos aleatórios, formam uma ligação). Para vencer basta formar 3 ligações interatômicas. A pesquisa foi realizada com duas turmas, uma de 1° e outra de 2° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá localizado na zona norte de Macapá/Ap, no ano de 2018, utilizando um espaço amostral de 60 alunos sendo divididos por turmas. Utilizou-se o questionário, com duas perguntas abertas, sendo: 1. Qual ligação química (Interação Interatômica) é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons? 2. Qual ligação química (Interação Interatômica) é caracterizada pela união de um Metal e um Não-Metal? A primeira se referia ao conteúdo ligações covalentes, a segunda sobre ligações iônicas. A pesquisa teve quatro momentos, foram aplicados o pré-questionário para ambos os grupos, para averiguação dos conhecimentos prévios acerca do assunto, no segundo, ministrou-se aula sobre a temática abordada; no terceiro, aplicação das regras e do jogo; no quarto, aplicação do pós-questionário com o mesmo sentido e temática do pré-questionário para averiguar o nível de aproveitamento.
Resultado e discussão
Da aplicação do pré-questionário e pós-
questionário da pesquisa obtemos as
seguintes informações, que estão
relacionadas em função dos erros e
acertos.
Na primeira questão se nota que as
respostas melhoram após a intervenção do
jogo, contudo, 25, dos 60 alunos acertaram
a questão sem intervenção e após
a intervenção 52 alunos acertaram,
conforme a Figura 2 mostrando o antes e
após a intervenção do jogo, sendo a
resposta correta, ligação covalente.
Na segunda, nota-se uma melhora positiva
após a intervenção do jogo, porém,
40, dos 60 alunos acertaram a questão sem
intervenção e após a intervenção
55 alunos acertaram, conforme a Figura 2
mostrando o antes de após a
intervenção do jogo, tendo como resposta
correta, ligação iônica.
Desse modo, o jogo direciona as
atividades em sala de aula de forma
diferenciada das metodologias normalmente
utilizadas nas escolas. Por esses
fatores, os jogos, como instrumento
didático, têm sido cada vez mais
valorizados nas escolas que se identificam
com uma abordagem construtivista
ou abordagens ativas e sociais
(CUNHA,2012).
A importância do jogo foi embasada no
nível de dificuldade que os alunos do
EMI (Ensino Médio Integrado) demostram
perante a disciplina de Química, com
isso o jogo pode contribuir com a
facilidade de obter tal conhecimento para
os educandos e facilita a aplicação do
conteúdo junto ao jogo para os
educadores. O nível de aceitação dos
alunos foi por boa parte positiva, isto
afirma que o jogo é fácil de ser entendido
e jogado, fazendo com que os
discentes tenham melhor compreensão do
assunto de ligações químicas
(interatômicas).
(Imagem 1: Alunos jogando Elementalo. Fonte: Autores, 2018)
(Imagem 2: Desempenho de antes e após a aplicação do jogo. Fonte: Autores, 2018)
Conclusões
Comparando os conhecimentos prévios do aluno em relação aos conteúdos questionados e após a intervenção do jogo de cartas, é notório que o uso de jogos como o Elementalo em uma aula ministrada melhorou significativamente as respostas dos alunos, se destacando em relação as respostas do pré- questionário, conforme apresentado na Figura 1. Sendo assim, o uso do lúdico na química, como ferramenta metodológica mostra uma grande influência na melhora do entendimento e, consequentemente, no aprendizado
Agradecimentos
Agradeço ao Intituto Federal do Amapá- campus Macapá pelo incentivo à pesquisa e ao meu orientador Salvador Taty que se prontificou na orientação.
Referências
CUNHA,M.B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula.Revista Química Nova na Escola. Vol. 34, Nº 2, p. 92-98, Maio, 2012.