Perguntados: um olhar para o ensino de Ciências através do Lúdico

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Muribeca, A.J.B. (UEPA) ; Costa, Y.R. (UEPA) ; Antunes Terra, I. (UEPA) ; Santos, J.L.B. (UEPA) ; Teixeira, L.L.A. (UEPA) ; Ferreira, A.S. (UEPA) ; Soares, L.C.R. (UEPA) ; Barros, C.R. (UEPA) ; Rodrigues, N.C. (UEPA) ; Nascimento, A.L.S. (UEPA)

Resumo

Este trabalho mostrou que mesmo havendo dificuldades em entender os conteúdos de Ciências, podemos usar estratégias educacionais e uma das formas seria incluir recursos metodológicos. Assim, aplicou-se o jogo lúdico “Perguntados” na turma de 8ª série (ensino fundamental), abordando a Química, Física e Biologia da grade curricular da escola (modelo atômico, Sistema Internacional e Organização do corpo humano) objetivando inserir a interdisciplinaridade na aula dialogando com o cotidiano do aluno, despertar seu interesse e mostrar a importância de métodos eficazes no Ensino de Ciências. Houve dificuldade, pois os alunos não tinham aulas interativas, mas, notou-se bastante envolvimento e curiosidade deles com a atividade lúdica, sendo possível trabalhar o verdadeiro significado da ludicidade.

Palavras chaves

Lúdico; Ensino de Ciências; Recursos Metodológicos

Introdução

Ensinar Ciências não se limita apenas em repassar informações ou direcionar o caminho, mas é um precursor que engloba a importância de toda a sociedade. É oferecer diversas vias para que auxilie o aluno escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua concepção de mundo e com as adversidades que irá encontrar ao longo de sua vida. (LEITE, p.10) Para tal, a atuação do professor na busca de revitalizar as práticas de ensino torna-se imprescindível. Sendo assim, ele acaba por se tornar o principal protagonista desta relação de ensino e aprendizagem, isto é, cabe a ele criar e adequar metodologias que visam chegar cada vez mais próximas do cotidiano do aluno, melhorando assim o processo de construção do conhecimento no ensino de Ciências. O professor deve sempre se esforçar a ter estratégias e buscar estas possibilidades a fim de uma discussãodos diversos temas trazendo-os para atualidade, para as atuais dificuldades, tornando o ensino e a relação professor aluno proveitosos e satisfatório. (Muller, 2012) Atendendo tal necessidade, a ludicidade se apresenta como um desses recursos metodológicos que promovem a aprendizagem significativa do aluno. Segundo Leal (2011) a atividade lúdica tem como objetivo proporcionar um meio para que o aluno exercite o raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do conhecimento. Além de estimular a comunicação, desenvolvimento social e cultural.

Material e métodos

Buscou-se criar uma nova visão sobre ensinar Ciências através do jogo lúdico “Perguntados”, aplicado na turma de 8ª série do ensino fundamental da escola E.M.E.F. “Oscarina Santos”, município de Salvaterra-PA. Além disso, mediou- se os conteúdos de Ciência de maneira dialogada, associando ao dia a dia do aluno, demonstrando a interdisciplinaridade dos mesmos (Química, Física e Biologia), a escolha dos conteúdos se deu em comunhão com os professores da instituição, seguindo a grade curricular da escola (modelo atômico, Sistema Internacional e Organização do corpo humano). A turma foi dividida em dois grupos de 18 alunos, e entre si estes escolhiam a ordem de quem iria primeiro, lembrando que todos teriam que participar da atividade, para tal utilizamos a sala de aula onde selecionamos uma mesa para colocar duas lâmpadas incandescentes em cima de um recipiente de madeira e um botão de cada lado da mesa, o aluno que apertasse o botão primeiro acenderia a lâmpada e assim responderia uma pergunta de uma das três disciplinas, as perguntas estavam em um papel retangular 16x11 cm dobrado dentro de uma caixa de papelão que ficava com o professor, a cada pergunta retirada o aluno que apertou o botão primeiro tentaria responder, caso acertasse, pontuava para a sua equipe, caso errasse, direcionava a pergunta para a equipe oposta, se esta não soubesse responder, o professor que costumava dar aula a turma explicava o porquê da pergunta esta com falhas e diria qual seria a melhor resposta. A equipe vencedora recebeu um conjunto de material escolar que continha cadernos, canetas, lápis e borrachas. Essa atividade teve como objetivo estimular os alunos a se interessarem pelas aulas. Paralelamente, divulgar a importância de métodos eficientes no Ensino de Ciências.

Resultado e discussão

Concordamos que ponderar a euforia foi necessário, afinal não éramos os únicos naquele espaço, mas ver os alunos eufóricos foi uma prova concreta do total envolvimento destes com a atividade, apesar das dificuldade iniciais, acha vista, que estes não estavam acostumados com a interdisciplinaridade das disciplinas, a maior parte destacou que o conteúdo de Biologia era o mais fácil pois tinha uma visualização mais ampla, e segundo estes a disciplina era de melhor compreensão e muitos acreditam que as disciplinas de Química e Física eram as mais difíceis, Química por estes não utilizarem aulas experimentais e Física por ser muito conteudista. No entanto, essa dificuldade foi fator que acabou por fomentar um de nossos objetivos. Porém, nosso objetivo não foi apenas mostrar a alternativa correta ou errada, se assim fosse, tudo aquilo não passaria de simples jogo. Mas a partir do momento em que mostramos a resposta certa e justificamos o motivo pelo qual as demais estavam erradas, acreditamos que exploramos o verdadeiro propósito da ludicidade. Nos discretos cochichos entre alguns alunos, concluímos que estávamos dentro daquilo que já havia sido tratado em sala de aula com a professora, fator este decisivo para a promoção de uma aprendizagem significativa, uma vez que consideramos o conhecimento prévio dos alunos.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

A ludicidade de fato é um recurso muito útil e eficaz, pois torna o aluno protagonista dos acontecimentos. Concordamos que de fato essas mudanças trazem real significado para o aluno, e uma vez que isso acontece estamos promovendo uma aprendizagem significativa.

Agradecimentos

Referências

LEAL, L. F. A importância do Lúdico na educação infantil. Picos, UFPI.2011.
LEITE, C. M.L. O Lúdico no ensino de ciências naturais no fundamental I: Um estudo de caso na escola estadual de ensino fundamental Dr. Manoel Diniz. UFPB, Itaporanga-Pb. 2012.
MULLER: S. L. A interação professor-aluno no processo educativo. Disponivel em: https://www.usjt.br/proex/arquivos/produtos_academicos/276_31.pdf. Acesso em 03 de setembro de 2017.

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