INVESTIGAÇÃO DOS FATORES QUE OCASIONAM REPROVAÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Fernandes, K.C.M. (UFPA) ; Almeida, E.L.M. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

Resumo

Este trabalho busca investigar e entender as possíveis causas de reprovação no curso de licenciatura em Química da UFPA. Para tanto, aplicou- se um questionário com questões diversas que permeiam desde as condições que favorecem a reprovação, seus motivos até o quanto o aluno está satisfeito em relação ao curso. Dessa forma, os resultados corroboram para compreensão das reprovações nas disciplinas, onde percebemos que a reprovação é um diagnóstico comum entre os estudantes. A investigação evidenciou que grande parte alunos reprovam em virtude do abandono das disciplinas por falta de rendimento nos estudos, dificuldades em conciliar o trabalho e o estudo, mas, principalmente, pela falta de metodologia de ensino por parte de alguns professores e sobrecarga de disciplinas, conteúdos e provas.

Palavras chaves

Investigação; Reprovação; Questionário

Introdução

O insucesso escolar no Brasil é histórico e vem sendo objeto de estudo e reflexões de pesquisadores e educadores há várias décadas. Segundo PATTO (1999), quando as falsas ideias do liberalismo econômico começaram a fluir no Brasil, as mesmas impactaram e influenciaram as relações entre capacidade intelectual, rendimento escolar e classes sociais. Dessa forma a ideologia do liberalismo influenciou a educação como um todo, tanto a escola quanto as universidades. Neste contexto, o liberalismo mostrou suas contradições quando a seleção pelas diferenças individuais passou a ser necessária, sendo que cada indivíduo era responsável pelo seu próprio fracasso, ou seja, a reprovação e a evasão começaram a acontecer naturalmente na educação, explicadas e justificadas pela a meritocracia. Diante disso, encaramos o desafio de ponderar sobre a reprovação vista como erro, reflexo do insucesso do aluno e como algo negativo, analisando como os alunos vivenciam situações desfavoráveis ao aprendizado que podem ser desde suas condições econômicas até à relação trabalho e estudo. Outro possível fator importante que possa interferir é a avaliação da aprendizagem pelo docente. Jacomini (2009) discorre sobre a reprovação ser utilizada por um sistema como uma tentativa de resolver o problema do baixo desempenho escolar, resultante da má defasagem no ensino, um fato que recai sobre o discente que passa a ser culpado pelo processo. À vista disso, com o propósito de investigar a respeito das reprovações dos alunos do curso de licenciatura em Química da UFPA, realizamos uma pesquisa através de um questionário. Portanto, conduzimos neste trabalho alguns resultados provenientes das análises dos questionários respondidos pelos alunos onde tentaremos compreender as causas complexas das reprovações.

Material e métodos

Para entender os motivos pelos quais levam o aluno a reprovar nas disciplinas do curso de licenciatura em Química da UFPA, realizamos uma pesquisa de caráter investigativo com cunho qualitativo. A princípio detectamos que, entre os formandos, cerca de 90% já haviam reprovado pelo menos uma vez. Dessa forma, a metodologia utilizada foi um questionário, segundo Günther (1986), aplicado por meio de dois instrumentos de coletas de dados: questionário impresso e questionário enviado via “Whatsapp” com intuito de atingisse o maior número de alunos possíveis, independente de turma, para analisarmos por estatística simples e, posteriormente, interpretá-los. Todavia, por acessibilidade, nossa amostra foi de 65 alunos do 5º ao 8° semestre, dos quais ingressaram no curso entre os anos de 2011 a 2017. Ao todo foram 15 questões sendo que entre as alternativas das questões, havia a opção do respondente marcar e escrever outro possível fator que não estivesse entre as alternativas. No primeiro nível da pesquisa, não levamos em conta nome ou gênero, perguntou-se sobre o ano de ingresso na universidade, o semestre em que está, aprofundou-se questionando se o respondente se encontra na mesma turma na qual ingressou na universidade, se já reprovou e quais os principais motivos o levaram a reprovar. No segundo nível perguntamos sobre o nível de satisfação quanto à estrutura física da universidade, o quanto o transporte até a mesma afeta o estudo, o perfil econômico do estudante e se é beneficiado por assistência financeira pela universidade. E por último, o questionário traz outras questões que possibilitam o entendimento da visão geral do aluno quanto ao curso, o grau de satisfação e o se para ele o curso tem fornecido base suficiente para o exercício da profissão.

Resultado e discussão

Objetivamos em nossa análise, ponderar sobre as condições mais comuns e os fatores mais pertinentes que levaram os alunos a reprovarem. Portanto, quando os alunos foram questionados sobre estarem ou não na mesma turma em que ingressaram na universidade, 55% responderam que “Sim” (Gráfico 1). Este percentual é relevante, pois expõe que 45% dos alunos estão retidos ou “desblocaram” no curso, o que significa que a graduação para eles terá um tempo maior do que o previsto. Conforme Dias, Cerqueira e Lins (2012), a retenção é um problema que afeta negativamente a eficiência dos sistemas educacionais, representando desperdícios acadêmicos, econômicos e sociais. Conforme o Gráfico 2, 87% dos alunos reprovaram e os motivos para este índice elevado estão expostos detalhadamente no Gráfico 3. Cabe destacar que 41,93% marcou a opção “outros motivos”, dos quais foram a não aprendizagem por conta da didática de ensino do docente, não ter estudado o suficiente para passar e a dificuldade de estudar por conta do excesso de disciplinas, conteúdos e provas. Para um ensino de qualidade é necessário que a instituição de ensino ofereça condições estruturais favoráveis ao aprendizado, em contrapartida, o Gráfico 4 revela que praticamente todos os alunos concordaram que o laboratório, especialmente o laboratório de ensino de Química apresentava condições precárias de ensino. Portanto, podemos considerar que esta seja uma condição que possa ter resultado em reprovações nas disciplinas ministradas nesse recinto. Segundo os dados obtidos, outra condição que impacta negativamente o rendimento nos estudos de 55% dos alunos seria devido à perda de tempo na locomoção casa-universidade e vice-versa. Por outro lado, mesmo em meio a essas dificuldades os alunos mostraram-se satisfeitos com o curso.

Figura 01

Gráficos 01 e 02

Figura 02

Gráficos 03 e 04

Conclusões

As causas das reprovações são variadas e não necessariamente tem relação com a falta de esforço do aluno para ser aprovado. Tem a ver com a falta de didática de alguns professores, sobrecarga de disciplinas, conteúdos e provas causando abandono das disciplinas, a questão do trabalho, também, apareceu de maneira relevante nos resultados, além da falta de estrutura do laboratório. Vale ressaltar que um novo prédio com laboratórios para o ensino de Química será inaugurado ainda este ano e uma nova grade curricular está sob reformulação para o curso de Licenciatura em Química da UFPA.

Agradecimentos

À orientadora pelas contribuições e aos alunos do curso de licenciatura em Química da UFPA que contribuíram com este trabalho.

Referências

DIAS, A. F. M.; CERQUEIRA, G. S.; LINS, L. N. Fatores determinantes da retenção
estudantil em um curso de graduação em engenharia de produção. In: CONGRESSO
BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 37., 2009, Recife. Anais eletrônicos...Disponível em: <http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2009/artigos/682.doc>.Acesso em: 14 mar. 2013.

GÜNTHER, H. Como elaborar um questionário (Série: Planejamento de Pesquisa nas Ciências Sociais, n º 1). Brasília, Distrito Federal: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003. Disponível em: <http://www.ic.unicamp.br/~wainer/cursos/2s2006/01 questionário.pdf>. Acesso em 31 de agosto de 2014.

JACOMINI, M. A. Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos. Educação e
Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p.557-572. 2009. Disponível
em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022009000300010&1ng=pt&nrm=iso>. Acesso em: fev. 2016.

PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar:
Histórias de Submissão e Rebeldia. 2 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo,1999.

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