DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO FUNÇÕES QUÍMICAS QUIZ COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM APLICADO AS AULAS DE QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Fernandes, V.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Moura, A.R.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Albuquerque, H.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Alves, A.S.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ) ; Oliveira, M.S.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)
Resumo
A tecnologia a alguns anos invadiu nossas casas, trabalhos, as vidas e as escolas, criando padrões de consumo. Para acompanhar o desenvolvimento, as escolas têm que adotar um conceito de que a educação tem que ser interdisciplinar, questionadora e tecnológica. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e utilização do aplicativo sobre funções químicas para alunos de ensino médio. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para saber viabilização do aplicativo junto a alunos de ensino médio. Após a utilização do aplicativo pelos alunos, foi aplicado um questionário onde por meio desse os alunos avaliaram o aplicativo. 74,42% dos alunos que utilizaram o aplicativo acharam bom e 18,60% regular. Significa que o aplicativo é interessante para alunos do ensino médio.
Palavras chaves
Tecnologia; Aplicativo; Ensino médio
Introdução
A educação no Brasil está a muito tempo desatualizada, pois não acompanha as inovações tecnológicas do século XXI. Os jovens atualmente, vivem com Smartphones, tablets e computadores, onde vivem usando aplicativos e internet. Então porque não usar esses aparelhos para estimulá-los? Isso seria uma forma de diminuir a evasão escolar, ajudando a aumentar o interesse do aluno em determinados assuntos abordados em sala de aula. A Química pode ser considerada uma disciplina de difícil compreensão, pois há assuntos complicados, que podem ser muito abstrato. Mas, em compensação, é uma disciplina que pode e deve ser bastante contextualizada, aplicada na sociedade para uma melhor compreensão. O uso de aplicativos em sala de aula, permite uma possibilidade a mais, um meio de aprendizagem com interação dos estudantes e que podem incrementar o ensino dentro e fora da sala de aula. Diversas formas podem ampliar o ensino e aprendizagem de Química por meio de aplicativos de jogos, exercícios, simuladores e acessos a pesquisas, quando conectados a rede (NICHELE; SCHLEMMER, 2014.). O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento e utilização do aplicativo sobre funções químicas para alunos de ensino médio. Uma pesquisa qualitativa foi realizada para saber a viabilização do aplicativo junto a alunos de ensino médio. A necessidade de incluir novas ferramentas tecnológicas para auxiliar as aulas de Química torna-se cada vez mais importante, pois proporciona ao aluno conhecimento químico em articulação com o seu contexto social e tecnológico.
Material e métodos
O aplicativo Funções Químicas Quiz foi desenvolvido em um site chamado de AppsGeyser, segue o link do site https://www.appsgeyser.com/, onde em sua plataforma encontram-se mais de 8 modelos de jogos simples e fáceis de se desenvolverem sem precisar de um elevado conhecimento de desenvolvedor de jogos. O modelo de jogo escolhido foi de um quiz simples, onde se tem uma foto, pergunta e quatro respostas, onde somente uma estará correta. O jogo possui 3 níveis, divididos em fácil, médio e difícil, onde cada nível possui em média 20 perguntas. O nível fácil é composto de ácidos, bases, sais e óxidos que são usados no dia-a-dia, como por exemplo, ácido carbônico, hidróxido de magnésio, cloreto de sódio e dióxido de carbono. O nível médio é composto ácidos, bases, sais e óxidos que não são comuns ao dia-a-dia, mas é de fácil resolução. E o nível difícil não são usados no dia-a-dia e não é de fácil resolução. O aplicativo foi utilizado por alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola particular da cidade de Fortaleza. A turma escolhida possui 43 alunos entre 15 e 16 anos. A pesquisa foi qualitativa para saber a viabilização da utilização do aplicativo em sala de aula. Após a utilização do aplicativo por parte dos alunos, foi aplicado um questionário que pedia para alunos avaliarem o aplicativo em bom, regular e ruim.
Resultado e discussão
A figura 1a mostra a tela de escolha de nível, onde o aluno pode escolher em
três níveis. Já a figura 1b é um exemplo de pergunta do nível fácil. Em relação
ao questionário aplicado em sala de aula o resultado foi de 74,42% dos alunos,
ou seja, 32 alunos gostaram do aplicativo. 18,60%, ou seja, 8 alunos acharam o
aplicativo regular. Quer dizer que o aplicativo é bom, mas precisa de alguns
ajustes. E 6,98% dos alunos, ou seja, 3 alunos acharam o aplicativo ruim, que
precisava de ajustes ou o aplicativo é muito difícil. Os números estão
distribuídos no gráfico 1 para uma melhor visualização.
![](imagens/1693-5bbcc275da.jpg)
Na figura a, tem a tela de escolha dos níveis. Na figura b, um exemplo do modo fácil.
![](imagens/1693-46434362ec.jpg)
Um gráfico pizza para uma melhor visualização do resultado do questionário.
Conclusões
Os aplicativos devem ser usados como auxilio no processo de ensino-aprendizagem, tornando as aluas mais atrativas e participativas, fora que o aplicativo desenvolve o aluno a pesquisar sobre o tema fazendo que o aluno se interesse mais sobre a disciplina de Química. É interessante o uso de aplicativos em sala de aula com temas que fazem parte do dia-a-dia do aluno, facilitando a aprendizagem dos alunos. Todo estudo tem sido feito na UECE, e o projeto vinculado ao PIBIC.
Agradecimentos
Agradeço a UECE e CNPq pelo auxílio financeiro e apoio no desenvolvimento do projeto. À minha orientadora pela dedicação e paciência.
Referências
NICHELE, A. G.; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Cinted: Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 12, n. 2, p.1-9, dez. 2014. Disponível em: <www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/53497/33014>. Acesso em: 08 ago. 2018.