A UTILIZAÇÃO DE MANGÁS E ANIMÊS COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Borges Romao, C. (UEMA) ; Sousa do Nascimento, J. (UEMA) ; Barros Cardoso, I. (UFMA) ; Maria Feitosa Pinheiro, L. (UEMA)
Resumo
A utilização de mangás e animês no âmbito escolar é um recurso ainda pouco explorado, apesar de terem uma linguagem e imagens de fácil compreensão, ainda existe uma resistência enquanto ao seu uso. Com base nessa problemática o presente trabalho tem como finalidade propor uma abordagem da sua utilização em sala de aula com o intuito de facilitar o processo de ensino aprendizagem tendo em vista que na maioria das vezes os alunos consideram química e ciências como disciplinas difíceis e chatas e isso se da pelo fato de que as mesmas em muitos casos são ministradas de forma tradicional ou com um material didático confuso e de difícil compreensão, e nessa perspectiva animês e mangás se habilitam como instrumentos facilitadores e motivadores.
Palavras chaves
Aprendizagem; Mangás; Animês
Introdução
As historias em quadrinhos (HQ) se popularizaram por todo o mundo, com uma enorme gama de títulos diferentes para atender aos diferentes tipos de publico. Segundo Vergueiro (2010, p. 13) houve determinada época em que esse tipo de material era simplesmente excluído e rejeitado pelos pais e pela comunidade escolar, pois os mesmos o consideravam inadequado e fora de foco com a educação sendo assim estritamente proibido em ambiente escolar. Utilizar animês e mangás no âmbito educacional ainda e visto com maus olhos por muitos professores e outros profissionais da educação principalmente os que trabalham as ciências exatas. Considerando as historias em quadrinhos um meio de informação em massa com a mesclagem de uma linguagem desenhada e escrita de forma objetiva e dinâmica, elas têm um grande potencial para o uso no processo de ensino – aprendizagem para a divulgação de informações cientificas e sociais (RAMOS, 2016). Os animês e mangás podem ser excelentes ferramentas para professores de ciências com a finalidade de desenvolver habilidades de critica, leitura e interpretação dos alunos. Através de uma aplicação mais simples conteúdos científicos podem ser abordados de forma mais satisfatória. animês e mangás abordam conteúdos de forma descontraída e divertida, com desenhos e linguagens de fácil compreensão e que podem complementar os assuntos abordados nos livros de ciências. Os animês e mangás podem levar os alunos a compreenderem conteúdos considerados abstratos e difíceis fazendo- os gostarem e se interessarem ainda mais pelos estudos. Para vergueiro e Ramos (2009) a grande gama de gêneros de HQs que englobam as revistas em quadrinhos, charges e tirinhas são descritos pelos PCN como métodos de ensino em toda educação básica, além disso, o que reforça ainda mais a utilização em sala de aula é o incentivo (PNLD) programa nacional do livro didático que sugere a distribuição de obras clássicas em forma de quadrinhos e dentro elas podemos citar Don Quixote, Hamlet, Rei artur, Kalvin, Mafalda, além de obras estrangeiras, grandes obras nacionais também são muito utilizadas como a Turma da Monica criada por Mauricio de Sousa, as historias do Menino maluquinho Criado por Ziraldo, Monteiro Lobato com Jeca tatu e o Sitio do Pica – Pau amarelo.A utilização das HQs corrobora com as indicações dos (PCN) no âmbito que os mesmos enriquecem e completam o vocabulário dos alunos. A incessante procura em poder propiciar aos alunos uma consciência critica de fatos e acontecimentos de cunho cientifico e tecnológico que formam o mundo, e a preocupação de vários pesquisadores como (SANTOS; SCHNETZLER, 2010; SASSERON; CARVALHO, 2011; CHASSOT, 2016.) pesquisadores esses que se dedicam em guiar o letramento cientifico para a construção de uma sociedade mais critica, é notável que os docentes aprimorem a formação de cidadãos críticos e isso se da por meio da utilização de recursos didáticos que contemplem situações cotidianas e suas implicações no contexto social por isso cabe ao docente salientar e usar métodos e técnicas para inovar o processo de ensino e aprendizagem(BENEDICTO, 2016) sempre levando em consideração vários fatores como leitura, interpretação critica e reflexiva desses textos para que assim os alunos compreendam que a ciência não se define em apenas decorar conceitos e formulas mas sim aplica-la no dia a dia no discente.
Material e métodos
Escolheu-se trabalhar com uma turma do 1° ano médio e uma turma do 9° ano fundamental, porque nesse nível para muitos é o primeiro contato com varias ciências que ate então não eram abordadas de forma mais aprofundada como Química, Biologia, Física e ate a própria Matemática, e todos os Mangás e animês que foram escolhidos abordam assuntos e temas recorrentes no currículo de cada nível escolar citado. Para as aulas de química foi escolhido o mangá Fullmetal Alchemist e nesse mangá podemos acompanhar as aventuras dos irmãos Elric, onde os mesmos passam por diversas situações em que precisam usar suas habilidades em alquimia, historia da química, ligações químicas, alotropia e outros diversos assuntos relacionados para solucionarem vários problemas, para as aulas de biologia o escolhido foi Moyasimon: Tales of Agriculture, onde podemos acompanhar as aventuras de Sawaki Tadayasu, um calouro na Universidade de Agricultura que pode ver e interagir com micróbios. Cada capitulo ensina algo sobre microbiologia e como ela afeta o meio ambiente, para as aulas de matemática o escolhido foi Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider, onde A gênio do mal Michiko Magata tenta explicar mais sobre temas como logica, multiplicação e outros assuntos nessa saga de mistério na qual os protagonistas precisam usar matemática e lógica para solucionar diversos problemas. O trabalho se desenvolveu da seguinte forma, primeiro os conteúdos foram repassados aos alunos da forma tradicional, sem nenhuma contextualização ou material de apoio que facilitasse o entendimento por parte dos mesmo e ao final de cada aula eram feitas atividades com questões referentes a cada um dos temas abordados nas respectivas disciplinas e com isso notou-se um grande desinteresse por parte dos alunos onde eles alegavam dificuldades para aprender devido ao fato de alguns temas serem muito abstratos ou não terem aplicações no dia a dia dos mesmo, outro fator que agravou ainda mais essa situação foi a falta de um material diferenciado que viesse a facilitar o entendimento da aula com imagens e textos mais claros, simples, divertidos e dinâmicos, em um segundo momento os mesmos temas foram abordados mas agora com a utilização dos mangás onde trechos dos mesmos eram mostrado em sala de aula de acordo com o tema que era abordado e ao final de aula eram feitas atividades com questões referentes a cada um dos temas abordados nas respectivas disciplinas, depois da utilização desse recurso pedagógico observou-se uma melhora no desempenho dos alunos bem como na qualidade das respostas e dos argumentos dos mesmos, onde eles disseram que a aula aliada a esse material juntamente com uma metodologia diferenciada acabou tornando- a mais prazerosa e interessante o que acabou resultando em um melhor desempenho por parte dos educandos, comprovando assim a eficácia dessa metodologia, desde que aplicada de forma satisfatória e com total domínio do docente que venha comtemplar os conteúdos e sem fugir da temática escola
Resultado e discussão
Na efetivação da proposta em questão foi possível obter dados qualitativos e
avaliar alguns aspectos dos conteúdos abordados e assim pode-se fazer uma
reflexão sobre a eficácia da utilização de historias em quadrinhos no ensino
de ciências conforme mostrados nos gráficos a seguir
Atraves do gráfico 1 pode-se observar que 70% dos alunos afirmam que acham
disciplinas como Fisica,Quimica, Biologia e Matematica muito difíceis e
enfadonhas para se aprender já que na maioria das vezes não se tem nenhuma
contextualização ou aplicação real do conteúdo trabalhado em sala tornando-o
assim apenas abstrato e outro fator agravante e o fato de não ter um
material didático de apoio diferenciado do livro didático que visa a tornar
o entendimento dos conteúdos ministrados mais simples e divertidos de
aprender, enquanto apenas 30% dos alunos afirmam que conseguem compreender
os conteúdos de formas satisfatória apenas com a explicação mais teórica e
com e apenas com o uso do livro didático.
O gráfico 2 mostra que 100% dos alunos aprovam o uso das historias em
quadrinhos como uma metodologia facilitadora no ensino de ciências já que os
mesmo alegam que os quadrinhos tem uma linguagem mais simples e divertida de
entender, consegue transmitir conteúdos científicos considerados abstratos
de forma dinâmica e fácil, outro fator que os mesmos alegam e que as
historias em quadrinhos são muito fáceis de conseguir já que as mesmas podem
ser feitos downloads gratuitos em vários sites especializados sem contar que
podem ser lidas em viras dispositivos como, smarthphones, tablets e
computadores, além de incentiva-los ainda mais a ler e pesquisar.
Conclusões
O objetivo e tentar sanar as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem de ciências, diminuir a taxa de evasão dos alunos, propiciar uma socialização das aulas com o dia a dia dos educandos e desta maneira fazer com que os mesmo se questionem sobre o fato das historias em quadrinhos auxiliar durante as aulas. A utilização das historias em quadrinhos em sala de aula não só aborda um melhor entendimento critico sobre os assuntos e sim também uma reflexão sobre mensagens e ideologias que podem ser ali expressas e trabalhadas em grupos. Esta metodologia pode ser trabalhada sobre a perspectiva de temas correlatados e sugeridos pelos Paramentos Curriculares Nacionais corroborando também a interdisciplinaridade com outros assuntos. O principal ponto nesse contexto é desenvolver formas e meios de comunicação entre professores e alunos, com o intuito de proporcionar que os docentes não percam os horizontes diante desse rico recurso didático e com isso ter um melhor relacionamento com os discentes e os conhecer melhor já que é fundamental para o professor conhecer sua turma. Uma das principais vantagens do uso de historias em quadrinhos em sala de aula é a sua forma própria de aliar textos e imagens de forma muito mais simples e dinâmica e assim acaba despertando o interesse do aluno a mostrar um pensamento, descrever o que foi lido e desenvolver varias de suas habilidades. Os resultados obtidos mostrando que não só apenas a utilização das historias em quadrinhos geram resultados, mas sim todo o processo que envolve a discussão do seu gênero textual, da sua forma de criação a partir de ferramentas que pode ser uma excelente ferramenta aplicada as aulas de ciências. Os discentes após discutirem sobre as historias lidas conseguiram formar todo um pensamento critico e cientifico sobre os temas abordados além de conseguir contextualiza-los com o seu dia a dia e isso faz com que a ciência se torne algo mais frequente na realidade desses jovens, con
Agradecimentos
A todos os alunos participantes desta pesquisa; a direção das referidas escolas e aos professores.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2002.
BENEDICTO, E. C. P. Humor e Riso na Educação Escolar: teoria e prática vivenciadas em sala de aula. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2016
RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2. Ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista
Investigações em Ensino de Ciências. Vol. 16, Nº 1, pp. 59-77, 2011
SANTOS, W. L.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de Química para formar o cidadão?
Química Nova na Escola. N. 4, São Paulo, 1996, p. 28-34
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SANTOS, W. L. P. Letramento em Química, Educação Planetária e Inclusão Social? Química Nova. 29 (3),
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação. São Paulo: Contexto, 2010