A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (2014-2018)
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Costa, Y.R. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UFPA) ; Soares, L.C.R. (UEPA) ; Santos, J.L.B. (UEPA)
Resumo
Nota-se que uma parcela das pessoas envolvidas no Ensino de Ciências e, mais especificamente no ramo do Ensino de Química, estão preocupadas com o processo de ensino-aprendizagem. Visando mitigar esse impasse, defende-se, cada vez mais o uso da experimentação no meio educacional, como metodologia facilitadora do processo de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, foi realizado um levantamento de artigos sobre experimentação, publicados na revista Química Nova na Escola desde o ano de 2014 até 2018, destacando as metodologias utilizadas e os assuntos de química contemplados. A partir dos resultados obtidos, percebe-se que a revista disponibiliza diversas maneiras de abordar a experimentação, contribuindo para a cabendo ao docente escolher a melhor delas.
Palavras chaves
Experimentação; Química Nova na Escola; Revisão Integrativa
Introdução
A Química é uma disciplina de caráter experimental, logo as metodologias empregadas para o desenvolvimento das aulas são determinantes para que o professor atinja seu objetivo, desta forma a inserção de atividades práticas durante as aulas de química é importante, pois é possível proporcionar aos alunos um conhecimento mais próximo da realidade de vida dos mesmos. As aulas experimentais podem estimular os alunos a observar, refletir, analisar e propor hipóteses para suas observações, bem como rever o que pensam sobre um determinado fenômeno (BIASOTO; CARVALHO, 2007). A Revista Química Nova na Escola é um periódico que desde a sua criação vem trazendo propostas que podem auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades práticas, o que pode proporcionar um ensino mais eficiente aos alunos. Desta forma, o presente trabalho teve como o objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos artigos sobre experimentação publicados na Revista Química Nova na Escola, no período de 2014-2018.
Material e métodos
Utilizou-se como objeto de estudo a Revista Química Nova da Escola mais especificamente os artigos publicados no período de 20014 – 2018, os quais tratassem sobre a utilização da experimentação no Ensino de Química de maneira prática.
Resultado e discussão
A partir dos parâmetros estabelecidos, foram selecionados 08 artigos (Tabela
1). A tabela indica a grande diversidade de assuntos gerais e conteúdos
químicos tratados nos experimentos publicados. Muito deles são realizados
com materiais alternativos, como A1, A3, A7 e A8, podendo ser executado no
ambiente de sala de aula. Além disso, alguns abordam uma prática
interdisciplinar, como o A2 e A3, o que é bastante importante para as
disciplinas de Ciências da Natureza. A respeito da metodologia utilizada
nos experimentos, pode-se citar a investigativa, que objetiva obter
respostas a problemas como, o intitulado Uma Sequência Investigativa
Relacionada à Discussão do Conceito de Ácido e Base (SOUZA e SILVA, 2018).
Bem como, a ilustrativa, que pretende elucidar propriedades da matéria ou
procedimentos envolvendo a química como, o nomeado A experimentação no
Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia
assistiva: o termômetro vocalizado (BENITE et al., 2017), que propõe o
experimento sobre a extração do café, para a compreensão do conceito de
temperatura. Além do Espectrofotometria no Ensino Médio: Construção de Um
Fotômetro de Baixo Custo e fácil Aquisição (OLIVEIRA et al., 2016), que
facilita na propagação de conceitos sobre espectrofotometria a partir do
fotômetro. Outro tipo de experimento é aquele que permite reformular
conceitos, muitas vezes equivocados, bastante presentes nas aulas de
química. Por exemplo, pode ser citado o artigo Aprendizagem Ativo-
Colaborativo-Interativista: Inter-relações e Experimentação Investigativa no
Ensino de Eletroquímica (SANTOS et al., 2018). Percebe-se também uma
diversidade de conteúdos contemplados nos experimentos propostos.
Conclusões
Os resultados obtidos apresentam sugestão de artigos potencialmente viáveis à inserção da experimentação no ensino de Química, abordando diversas metodologias para incluir os conteúdos dessa disciplina. Assim sendo, A Revista Química Nova na Escola se apresenta como um excelente meio que possibilita a inclusão de experimentos nas aulas de química e consequentemente estimulem habilidades nos discentes e desse modo, contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Agradecimentos
Referências
BIASOTO, J. D.; CARVALHO, A. M. P. Análise de uma atividade experimental que desenvolva a argumentação dos alunos. In.: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Florianópolis, 2007. Anais... Florianópolis, 2007.
BENITE, C.R.M. et al. A experimentação no Ensino de Química para deficientes visuais com o uso de tecnologia assistiva: o termômetro vocalizado. Revista Química Nova na Escola, v. 39, ago. 2017.
OLIVEIRA, P.C.C. et al. Espectrofotometria no Ensino Médio: Construção de Um Fotômetro de Baixo Custo e fácil Aquisição. Revista Química Nova na Escola, v. 38, maio. 2016.
SANTOS, T.N.P. et al. Aprendizagem Ativo-Colaborativo-Interativa: Inter-Relações e Experimentação Investigativa no Ensino de Eletroquímica. Revista Química Nova na Escola, v. ?, ? . 2018.
SOUZA, C.R.; SILVA, F.C. Uma Sequência Investigativa Relacionada à discussão do Conceito de Ácido e Base. Revista Química Nova na Escola, v. 40, ago. 2018.