CANTADO “RUPINOL” UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE CLASSIFICAÇÕES DE CADEIAS CARBÔNICAS

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Araújo, H.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, R.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Carvalho, J.A. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Santos, G.L.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Nunes Neto, D.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Diniz, V.W.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)

Resumo

O uso da música no Ensino de Química pode ser visto como um recurso de ensino com grande potencial pedagógico, uma vez que possibilita uma articulação entre a cultura popular e o conhecimento científico. Nessa perspectiva, este trabalho tem como finalidade tornar as aulas introdutórias de Química Orgânica, especificamente o conteúdo de classificação de cadeias carbônicas, mais dinâmicas e prazerosas ao trazer para sala de aula o “brega marcante” (ícone da cultura paraense) através da canção “Rupinol”. Os resultados alcançados com este recurso pedagógico foram bastante satisfatórios, visto que foi possível associar os elementos presente na letra da música com o conteúdo.

Palavras chaves

Música; Ensino; Cadeias carbônicas

Introdução

As ciências básicas como Química, Física e Matemática, normalmente não são muito aceitas pelos alunos do Ensino Médio. Isto ocorre, muitas vezes, no caso da Química, devido à maneira como é abordada nas escolas, que pode contribuir para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos são apresentados de forma puramente teórica, visando apenas à memorização de nomes e fórmulas, tornando assim a aula entediante para o aluno. Deste modo, o aluno entende a disciplina como algo que se deve memorizar e que não se aplica a diferentes aspectos da vida cotidiana (ARROIO et al., 2006). Segundo Silveira (2008), é fundamental aos alunos compreenderem que a ciência química tem tudo a ver com a cultura contemporânea e que, por meio dela, é possível estabelecer um diálogo inteligente com o mundo. Também, é imprescindível buscar formas para sensibilizar os professores na escolha de temas que gerem no aluno a necessidade em transcender a informação e mergulhar na busca do conhecimento como forma de interpretar o mundo ao seu redor. Isso pode ser feito utilizando o conhecimento “científico” dentro dos limites da ciência ou expressando sentimentos e sensações sobre a ciência por meio do imaginário e da arte. E na busca de formas para interpretar o ensino de química, em especifico a química orgânica, foi utilizado a música “RUPINOL” para possibilitar uma abordagem mais lúdica e interessante para que os alunos pudessem vir compreender o conteúdo de funções orgânicas, pois, de acordo com Wermann et al. (2011), “A música estreita laços entre os alunos, professores e a ciência de forma significativa, sendo capaz de motivar e estimular o aluno, facilitando a aprendizagem e desenvolvendo a socialização do indivíduo”.

Material e métodos

Para uma abordagem ao conteúdo de Química Orgânica especificamente em classificação de cadeias carbônicas, assunto aplicado para o terceiro ano do Ensino Médio, foi proposto a análise da letra de uma música popular paraense chamada “RUPINOL”, do autor Ronaldo Faruk e cantor Marinho, lançada no ano de 2002, a letra da música “RUPINOL” segue em (FIGURA 1). Pensando em uma sequência didática que será composta por três momentos, considerando que o professor tenha disponibilidade de três aulas semanais de 45 minutos cada. No primeiro momento, foram ministradas duas aulas sobre o assunto de cadeias carbônicas e suas classificações, mostrando aos alunos os conceitos e exemplos de cadeias carbônicas. No segundo momento foram distribuídos a letra da música impressa e o áudio da mesma para os alunos ouvirem, e ao término de sua análise foram apresentadas as fórmulas estruturais de um componente da cerveja (álcool etílico) e do RUPINOL (Flunitrazepan) apresentados na canção, para que os alunos pudessem fazer as devidas classificações das cadeias carbônicas ao recordar dos conteúdos antes exposto em aulas. E para o terceiro e último momento, foi explanado com os alunos nas perspectivas da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), as causas e consequências que os efeitos da bebida alcoólica e medicamentos provocam quando associadas de forma arbitrária.

Resultado e discussão

O uso de métodos alternativos para o ensino seja de química ou de qualquer outra disciplina, traz ao educador a possibilidade de tornar o processo de ensino mais prático e atrativo, tendo em vista que a forma mecanicista de ensinar causa a inquietação e logo a repulsão pelo assunto a ser estudado, tendo o fato de que em sua maioria quando falamos do ensino de química, os assuntos não são os mais votados pelos alunos para serem trabalhados, relacionando isso ao que afirma Arroio et al. (2006), onde esse fato se dá, em parte, pela maneira com o qual o ensino se deu, a maneira e métodos utilizados pelos educadores em sala, o que causou aos alunos uma visão distorcida daquilo que será abordado pela disciplina, vendo como limitado as diferenças formas de se trabalhar este processo de ensino. O uso da música escolhida, Rupinol, facilita a introdução do assunto de compostos orgânicos, mais precisamente para abordar a vertente que explica as classificações de cadeias orgânicas, além de ajudar na contextualização de um assunto importante para ser explanado no terceiro ano do ensino médio, que é a ação de fármacos e drogas, trazendo uma abordagem mais cotidiana do tema. Buscando o fácil entendimento do aluno sobre o assunto pelo fato de estar trabalhando com uma letra de música popular. A média de idade dos alunos da turma escolhida também proporciona uma flexibilidade para trabalhar com este método, pois são jovens que em sua maioria tem um certo contato com a cultura musical e somado ao conhecimento do professor conseguem realizar a interpretação necessária para a compreensão. A música do Rupinol traz a turma para um contexto cultural, voltado a cultura paraense, porém, não impede que alunos de outras regiões compreendam a relação feita entre a música e o assunto escolhido.

Música “RUPINOL”

FIGURA 1: Letra da música popular paraense chamada “RUPINOL”, do autor Ronaldo Faruk e cantor Marinho, lançada no ano de 2002.

Conclusões

A aplicação do método alternativo para o ensino de química, mostrou-se bastante satisfatório, visto que buscou facilitar e maximizar o ensino-aprendizagem dos conteúdos acerca das cadeias carbônicas e suas classificações. Ao longo da atividade, foi possível perceber que, com auxílio da música, a condução da aula foi mais didática, atrativa e obteve-se grande interação dos alunos, devido ser uma música de fácil compreensão e de um ritmo animado, no caso, o brega marcante.

Agradecimentos

Referências

ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; SILVA, A. B. F. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, v. 29, n.1, 173-178, 2006.
FARUK, Ronaldo. Brega Marcante: Rupinol – Marinho. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_Oiiqn6VTWE>. Acesso em: 10 de jun de 2018.
SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, NEIDE M. M. A música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 28, p. 28/maio-31, 2008.
WERMANN, N. et al. Música – Paródia: Uma Ferramenta de Sucesso no Ensino de
Química. XII Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 03 a 07 de outubro de 2011.
3p. Acesso em: 11 de junho de 2018.

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