Como os livros didáticos de Química do PNLD 2015 abordam as temáticas de radioatividade e energia nuclear?

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Salgado, T.D.M. (UFRGS) ; Brasil, M.C. (UFRGS)

Resumo

Este trabalho analisa qualitativamente a abordagem dos conteúdos de radioatividade e energia nuclear de 3 livros didáticos de química do PNLD 2015. Estas temáticas foram identificadas em categorias prévias, como modelos atômicos e fontes de energia, e em categorias emergentes, como alimentos e classificação de resíduos. Observou-se que os livros em geral não induzem o aluno a uma visão negativa ou preconceituosa sobre radiações e radioatividade. Colocam tanto aspectos positivos (recurso energético, medicina, alimentos) como negativos (acidentes nucleares) e apresentam abordagem rica em informações atuais, contextualizada, com propostas diferenciadas em relação às atividades de ensino (projetos em grupo, experimentos e debates, entre outros) e com preocupação em relação ao meio ambiente.

Palavras chaves

livro didático; radioatividade; energia nuclear

Introdução

O livro didático é uma das principais ferramentas utilizadas pelos professores de Química, mesmo frente às suas limitações conceituais (MORTIMER, 1998) e epistemológicas (LOGUÉRCIO; SAMRSLA; DEL PINO, 2001 e LOPES, 1992). Para abordar os temas radioatividade e energia nuclear no Ensino Médio, o professor enfrenta grandes desafios. Além da necessidade de dominar o conteúdo, para o qual seu curso de graduação muitas vezes não o preparou, é preciso correlacionar o tema com fatos do dia a dia e momentos históricos marcantes (BROIETTI; CELA; SOUZA, 2009). Por outro lado, esta temática costuma ser amplamente explorada pela mídia quando ocorrem acidentes envolvendo materiais radioativos ou quando se completam períodos múltiplos de 10 anos da ocorrência de grandes tragédias envolvendo materiais radioativos (Césio-137 em Goiânia) ou reatores nucleares (Chernobyl, Fukushima). O objetivo deste trabalho é investigar, de forma qualitativa, como as temáticas relacionadas a radioatividade e energia nuclear são representadas nos livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ensino médio de 2015, buscando refletir sobre o potencial de contribuição destas obras para a construção de conhecimentos relacionados ao tema. Particular atenção será dada ao enfoque adotado, buscando identificar se a forma de apresentação do tema contribui para aumentar a visão negativa da população em relação à radioatividade e à energia nuclear, ou se o tema é apresentado de forma a contribuir para o esclarecimento das pessoas, sem induzir visões falsamente negativas ou positivas. Com o estudo das obras, pretende-se identificar quais as relações entre os contextos e conteúdos trabalhados e analisar se a obra apresenta ou não algum enfoque maniqueísta ou negativo em relação à temática.

Material e métodos

Realizou-se um trabalho de análise qualitativa de conteúdo (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), relacionando segmentos específicos do conteúdo com sua frequência de citações. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, que permite a análise de diferentes formatos de documentos, podendo ser aplicada ao livro didático. De acordo com Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009), o método de pesquisa documental possibilita apreensão da realidade, reflexão e compreensão do problema, além da articulação com o contexto, podendo, desta forma, ser considerado como uma análise qualitativa das fontes. A análise de documentos utiliza-se da metodologia da análise de conteúdo, que constitui um conjunto de técnicas de investigação no qual os elementos fundamentais da comunicação são identificados, numerados e categorizados. Por fim as categorias encontradas são discutidas em relação a uma teoria específica (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Para a análise qualitativa do conteúdo de radioatividade e energia nuclear, foi feita análise documental de três livros de Química indicados pelo PNLD 2015, obtidos por meio de contato direto com as respectivas editoras (aqui identificados como Livros A, B e C). O quarto livro não foi analisado pois não foi disponibilizado pela editora. Foi realizada inicialmente uma leitura dos 3 volumes de cada obra, buscando organizar e classificar as informações em temas, momento, local de ocorrência e natureza do material coletado. Na sequência, leituras e releituras buscaram analisar a temática de acordo com categorias estabelecidas previamente (temáticas esperadas), assim como construir categorias emergentes. Tais categorias foram então analisadas buscando-se identificar as relações estabelecidas entre contexto e conteúdo e o enfoque, se positivo ou negativo, dado ao tema.

Resultado e discussão

Peculiaridades das obras: Livro A: intensa contextualização dos temas; livro B: para cada unidade uma temática, uma pergunta que inicia o assunto do capítulo; livro C: relaciona os conteúdos abordados com o cotidiano. Na Figura 1, as categorias prévias foram elaboradas a partir do conhecimento sobre o tema: modelos atômicos, fonte de energia e usinas nucleares. Já características inesperadas originaram as categorias emergentes: viés ambiental, energia alternativa, modelo atômico quântico e classificação periódica. O Quadro 1 compara a abordagem de alguns temas. Apenas o livro A inclui na classificação os resíduos os radioativos. O livro B fala que proprietários de depósitos de sucatas metálicas precisam conhecer a origem do material, pois equipamentos com fontes radioativas são usados nas áreas industriais e médicas, e há cuidados necessários no caso de encontrá-los. O livro C não cita resíduos radioativos. Há associações inadequadas: 1) modelo atômico de Thomson com o “pudim de passas” (livro B) ou “panetone" (livro C). Thomson não usou essa analogia, que surgiu mais tarde, talvez como tentativa de facilitar a compreensão de tal modelo. 2) foto de operação de limpeza após o acidente de Fukushima aparece no capítulo que trata do modelo atômico quântico, com o qual não tem qualquer relação. Na geração de energia, os 3 livros colocam a energia nuclear como alternativa, com vantagens e desvantagens, mas o livro B se inclina mais para os aspectos desfavoráveis. As 3 obras colocam de forma adequada a preocupação com o meio ambiente, mas apenas o livro B comenta a poluição de interiores por radônio e a poluição eletromagnética. A irradiação de alimentos, apresentada nos livros A e B como tecnologia usada na indústria e com benefícios à saúde humana, não aparece no livro C.

Figura 1

Categorias prévias e emergentes da análise dos livros didáticos

Quadro 1

Quadro comparativo entre as obras analisadas.

Conclusões

A análise do tema radioatividade e energia nuclear em 3 livros de Química do PNLD 2015 levou à construção de categorias prévias, caracterizadas pela previsibilidade do aparecimento do tema em certos conteúdos, e de categorias emergentes, resultantes da abordagem do tema de forma inovadora pelos autores. As obras analisadas apresentaram, de um modo geral, tanto benefícios quanto riscos envolvidos na utilização de radiações e energia nuclear, o que é desejável para diminuir o preconceito que o senso comum induz em relação ao emprego de fontes radioativas em aplicações tecnológicas na atualidade.

Agradecimentos

Às Editoras AJS, Ática e Scipione, que gentilmente cederam e enviaram os três volumes das três obras analisadas neste trabalho.

Referências

BROIETTI, F. C. D.; CELA, K. D.; SOUZA, W. Uma proposta alternativa contextualizada para o ensino de radioatividade. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, 1. 2009, Londrina, PR. Anais... Londrina: Editora da UEL, 2009. p. 1-8.
LOGUÉRCIO, R. Q.; SAMRSLA, V. E. E.; DEL PINO J. C. A Dinâmica de analisar livros didáticos com os professores de química. Química Nova, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 557-562, 2001.
LOPES, A. C. Livros didáticos: obstáculos ao aprendizado da ciência Química. Química Nova, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 181-273,1992.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.
MORTIMER, E. F. A evolução dos livros didáticos de química destinados ao ensino secundário. Em Aberto, Brasília, DF, v. 7, n. 40, p. 24-41, 1998.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas, Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, ano 1, n. 1, p. 1-14, 2009.

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