A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA, PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Serrão da Silva, H. (UFPA) ; Rodrigues Pereira, R.J. (UFPA) ; Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; Lima de Jesus, E.J. (UFPA) ; Baena Souza de Jesus, M.A. (UFPA) ; Silva, C.M. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)
Resumo
Este trabalho teve como abordagem principal, mostrar a importância da aula experimental para melhor aprendizado de química no ensino médio. A pesquisa foi feita com 4 turmas de ensino médio, na escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales (Belém-PA, Guamá). A abordagem metodológica foi feita através de questionário subjetivo, onde os alunos puderam expressar suas opiniões sobre o tema abordado.
Palavras chaves
QUÍMICA; ENSINO MÉDIO; EXPERIMENTAL
Introdução
As atividades experimentais permitem ao aluno ver as reações “ao vivo e a cores”. Está ciência se relaciona com a natureza e proporciona aos discentes uma compreensão mais científica, afinal foi assim que a química surgiu, através da alquimia, que foi o nome dado a práticas químicas na idade média. Nos dias atuais, o motivo de se ensinar a química em seu lado experimental e teórico, é para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A química é também uma linguagem que deve ser facilitadora da leitura do mundo (Chassot, 2004).
Material e métodos
Na escola Ruth Rosita de Nazaré Gonzales (Belém-PA, Guamá), 4 turmas de ensino médio no total de 100 alunos, foram submetidas a aulas práticas no laboratório da instituição. Após as aulas abordamos os alunos com um questionário de 5 perguntas subjetivas 1)o que você achou mais interessante nos experimentos de química? ; 2) o que você mudaria nas aulas práticas?; 3) você acha que a parte prática ajuda a entender melhor a parte teórica?; 4) quantas vezes você já teve aulas práticas ?; 5) quantas vezes ao mês você acha que deveria ter aulas práticas ?.
Resultado e discussão
95% dos alunos acharam interessante a forma de abordar a química fora da sala
de aula, 90% dos alunos mudariam o modo da explicação da disciplina,
utilizando experimentos. 95% dos alunos acharam que as aulas práticas no
laboratório ajudam a entender melhor a química. 100% dos alunos acham que
deveriam ter constantes aulas práticas e antes da nossa aula, nunca utilizaram
o laboratório.
Conclusões
Tendo em vista a motivação e participação dos alunos e os resultado do questionário, podemos concluir que a parte experimental da química no ensino médio é de fundamental importância para um melhor entendimento do aluno, despertando um forte interesse dos educandos quando a química é mostrada e aplicada ao seu cotidiano. Portanto é uma ótima ferramenta para o ensino- aprendizagem.
Agradecimentos
Agradecimentos a escola estadual de ensino fundamental e médio Ruth Rosita de Nazaré Gonzales, por ceder o laboratório e equipamentos para o desenvolvimento deste tra
Referências
CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004.