Quebra cabeça periódico: O uso do jogo como instrumento mediador para o ensino de propriedades periódicas

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Barros, D.J.P. (UEPA) ; Barros, D.M.B. (UEPA) ; Palheta Junior, A.R. (UEPA) ; Silva, L.P. (UEPA)

Resumo

Este trabalho teve por objetivos mediar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem de propriedades periódicas por intermédio da aplicação de um jogo didático em uma turma do 1º ano do ensino médio. Como procedimento, ministrou- se uma aula expositivo-dialogada, havendo em seguida, o desenvolvimento do jogo proposto. Para coleta de dados, utilizou-se o método de observação e interpretação das respostas descritas pelos estudantes em uma folha de papel disponibilizada durante a realização do jogo. Os resultados obtidos por meio da análise das repostas elaboradas, mostraram que estes conseguiram compreender a relação entre as propriedades periódicas e os elementos químicos contidos na tabela, relação esta que foi discutida na aula expositivo- dialogada e exercitada com o jogo didático.

Palavras chaves

Ensino e aprendizagem; Jogo didático; Elementos químicos

Introdução

Os elementos químicos são constituintes de todas as substâncias hoje conhecidas, estes encontram-se coerentemente ordenados em sistema periódico segundo as suas propriedades físicas e químicas, estando organizados na tabela periódica, e por esta razão pode ser considerada a raiz da ciência Química (SOUZA JUNIOR, 2010). Dentre os conteúdos de Química abordados no Ensino Médio, o estudo da tabela periódica se destaca como um dos mais importantes, porém representa um desafio. Os alunos apresentam dificuldade em compreender as propriedades periódicas e como os elementos foram dispostos na tabela. Em muitos casos, eles não sabem como utilizá-la, recorrendo a memorização das informações (ZUB, 2012). De acordo com Souza Jr. (2010), o ensino da química necessita de fórmulas, equações, símbolos, enfim, uma série de representações que muitas vezes são de difícil compreensão. Contudo, a desmistificação de tais representações pode ser feita de diferentes maneiras e distintos meios. Diante disso, é necessário desenvolver e adotar metodologias que facilitem a compreensão de conceitos referentes a tabela periódica. Segundo Castro e Tredezini (2014), o jogo ganha um espaço como instrumento ideal da aprendizagem, na medida em que estimula o interesse do aluno. O jogo ajuda-o a construir caminhos alternativos e simboliza uma ferramenta pedagógica que leva o professor a mediar a aprendizagem estimulando diferentes habilidades nos alunos. Neste contexto, este estudo voltou-se para a aplicação do jogo “quebra cabeça periódico” com o intuito de mediar o ensino da tabela periódica de forma lúdica estimulando o processo de construção de conhecimentos pelos alunos, de forma que, por meio do jogo, estes adquirissem a habilidade de relacionar os elementos químicos às propriedades periódicas.

Material e métodos

A estratégia didática foi aplicada a 25 alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual “Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos”, situada no município de Salvaterra, Marajó-PA, sendo desenvolvida em duas etapas: aula expositivo- dialogada e execução do jogo didático. Na primeira etapa ministrou-se uma aula acerca das propriedades da tabela periódica, utilizando Datashow como instrumento de apoio. Para realização da segunda etapa, dividiu-se a turma em quatro equipes, cada uma selecionando um representante, que recebeu um kit com o jogo Quebra cabeça periódico. O jogo é constituído por seis peças e foi previamente confeccionado, sendo utilizados em sua construção papéis com e sem pauta, tesoura, papelão, cola de isopor, régua, lápis colorido e caneta esferográfica; 60 cartões feitos com EVA e pincel atômico (40 contendo dois elementos químicos diferentes e 20 contendo as propriedades periódicas), 4 “urnas periódicas” e 1 “urna atômica”, confeccionadas a partir de papelão, papel estampado e cola de isopor, onde depositou-se os cartões. Para iniciar a atividade, foram esclarecidas as regras: 1. Os representantes deveriam retirar dois cartões, um da “urna periódica” e um da “urna atômica”; 2. Cada equipe justificaria na folha de papel com pauta disponibilizada, a relação entre a propriedade e os elementos químicos contidos nos cartões, em caso de acerto, a equipe ganharia duas peças do “quebra cabeça periódico”; 3. O jogo acaba quando o quebra cabeça for completado. Em caso de empate, é retirado por cada representante um cartão da “urna atômica”, aquele que obtiver a maior soma dos números atômicos dos elementos é o vencedor. Para obtenção dos resultados, utilizou-se o método de observação e análises das respostas relatadas pelos alunos nas folhas disponibilizadas.

Resultado e discussão

O jogo “quebra cabeça periódico” revelou-se um recurso didático válido para o ensino de propriedades periódicas, visto que promoveu interesse, socialização, descontração, como ilustrado na figura 1, e sobre tudo informação a respeito do tema abordado, contribuindo diretamente para o aprendizado dos alunos. Segundo Teixeira e Apresentação (2011), o jogo como material didático viabiliza a criação de um ambiente descontraído com finalidade de instigar a observação, a criatividade, o pensamento lógico, a resolução de situação problema, a articulação com diferentes conhecimentos e a inter-relação com os colegas de sala. Verificou-se por meio de perguntas realizadas durante a aula que os alunos desconheciam conceitos básicos da tabela periódica, como período e família, situação esta que não foi constada durante o jogo. Segundo Godoi, Oliveira e Codognoto (2009) a utilização de jogos para o ensino de Química, promove um avanço na compreensão dos conteúdos trabalhados e no relacionamento entre alunos e professores. No quadro 1, tem-se exemplos das relações entre propriedades periódicas e os elementos químicos feitas pelos estudantes durante o jogo. Analisando as relações contidas no quadro 1, verifica-se que os alunos conseguiram correlacionar os elementos retirados durante o jogo, fato este importante, visto os maus desempenhos observados durante o início da aula. Considerando o papel do aluno como participante do processo de aprendizagem, Silva (2011) o descreve como sendo de um sujeito ativo, que constrói seus conceitos sendo mediado pelo professor. Partindo do pressuposto, é conveniente dizer que os alunos adquiriram carácter ativo, quando considerado a elaboração de conceitos a partir do conteúdo exposto.

Figura 1:

(A) e (B) representam as equipes "3" e "1" completando o quebra-cabeça periódico; (C) e (D) as equipes "2" e "4" trabalhando na questão problema.

Quadro 1:

Relação feita pelos alunos entre propriedade periódica e elementos químicos.

Conclusões

O aumento na interação entre aluno e professor possibilitada pelo uso do jogo “quebra cabeça periódico” foi fundamental para um processo de ensino e aprendizagem eficiente, sendo de grande valia para o estabelecimento de uma relação produtiva entre os envolvidos. Com a aplicação do recurso os alunos assumiram uma postura ativa no processo de aprendizagem.

Agradecimentos

Referências

CASTRO, D. F.; TREDEZINI, A. L. M. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Revista Perquirere. Patos de Minas, MG, n. 166, jul. 2014.

GODOI, T. A. F., OLIVEIRA, H. P. M., CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, SP, v. 32, n. 1, fev. 2010.

SILVA, M. H. F. M. A formação e o papel do aluno em sala de aula na atualidade. 2011. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, UEL, Paraná, 2011.

SOUZA JUNIOR, W. C. “Química em geral” a partir de uma tabela periódica no Microsoft Excel: uma estratégia de ensino de química na educação básica. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, 2010.

TEIXEIRA, R. R. P.; APRESENTAÇÃO, K. R. S. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 302-323, jan./jun. 2014.

ZUB, L. O lúdico como motivador da aprendizagem em química para alunos da 1ª série do ensino médio do colégio estadual João XXIII em Irati - Paraná. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnóloga Federal do Paraná – UTFPR, Paraná, 2012.

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