Análises dos livros didáticos de Química aprovados do PNLD 2018: Reações de Oxirredução.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Picanço Corrêa, A.P. (UNINTER) ; da Rocha Paixão de Almeida, R. (UFPA)
Resumo
Este trabalho busca avaliar a temática de reações de oxirredução em dois livros didáticos de química aprovados pelo Plano nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. O objetivo foi propor uma serie de critérios avaliativos que podem auxiliar o educador na escolha do livro didático. A metodologia aplicada foi através de 12 critérios, usada para averiguar o conteúdo em questão. O LDQ1 usa a linguagem textual de forma clara e objetiva, relaciona o cotidiano aos conceitos químicos, tornando o aprendizado dos alunos de forma não tão abstrata. O LDQ2, os conteúdos, recursos experimentais e a contextualização foram explorados de forma resumida, dificultando a assimilação contextual pelos alunos. No geral cumpriram com o papel no processo de ensino e no apoio das práticas metodológicas dos educadores.
Palavras chaves
Análises; Reações de Oxirredução; PNLD
Introdução
O recurso mais utilizado e que caracteriza o que é ensinado nas escolas, principalmente as escolas públicas é o livro didático (LD). Isso ocorre no Brasil, como também em vários outros países (BRASIL, 2004). Os livros didáticos são de grande importância, para alguns profissionais e para o processo de ensino e aprendizagem, pois exercem um papel determinante na organização curricular das escolas (FREITAS e COSTA, 2017). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) apresenta-se com o objetivo de democratizar o acesso ao LD e ao mesmo tempo promover a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem no Ensino Médio (LEITE, 2013). A seleção do LD constitui uma tarefa de importância vital, pois ele é uma ferramenta importante no processo educacional, uma vez que auxilia o ensino dos conteúdos programáticos, sendo o principal e, muitas vezes, o único material utilizado na prática de professores na educação básica (FREITAG, et al.,1989). Com relação à escolha do LD, não é suficiente ter um bom material se o professor não tiver consciência da prática pedagógica e das limitações do LD (DE DEO e DUARTE, 2012). A busca incessante pela melhoria do ensino de química e o reconhecimento da forte influência do LD sobre esse processo fizeram dele objeto de estudo de vários pesquisadores brasileiros (CASSIANO e ECHEVERRÍA, 2013). Dessa forma, este trabalho tem como objetivo propor uma serie de critérios avaliativos que podem auxiliar o educador na escolha do livro didático e tendo como foco a análise do conteúdo de Reações de Oxirredução em livros de química aprovado pelo PNLD 2018.
Material e métodos
Os materiais utilizados foram dois livros didáticos de Química (LDQ) de autores distintos, referentes ao 1º e 3º ano do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD/2018, que contemplam o conteúdo de reações de oxirredução. Para a realização deste trabalho foram selecionadas as seguintes edições: (LDQ1) Vivá: Química, Volume 1, Editora: Positivo,1ª edição, Autores: Vera Lucia Duarte de Novais e Murilo Tissoni Antunes, temática abordada no Capitulo: 10 ( Reações de Oxirredução) ; (LDQ2) Química Cidadã, Volume 3, Editora: AJS, 3ª edição, Autores: Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza Mól, temática explicada no Capitulo 3 (Oxirredução e Eletroquímica), ambas edições de 2016.Neste trabalho foram feitas pesquisas qualitativas acerca das abordagens contextuais, analisando diferentes autores no desenvolvimento e na compreensão dos alunos acerca da temática de oxirredução. Segundo Bogdan e Biklen(1994), a pesquisa é qualitativa, quando uma metodologia de investigação que enfatiza a descrição, a indução, a teoria fundamentada e o estudo das percepções pessoais. Para as referidas obras, foram analisados doze critérios: C1-Erros conceituais; C2-Erros de grafia; C3-Linguagem simples, objetiva e clara; C4-Conceitos/textos completos; C5-Nomenclatura química acompanhada de fórmulas; C6-Organização da disposição dos tópicos sobre conteúdo; C7-apresenta textos de apoio e curiosidades; C8-Roteiros experimentais; C9-Elementos textuais coloridos; C10-Ilustrações complementares e/ou explicativas; C11-Apresentação do cotidiano nos elementos textuais, ilustrações e exercícios e C12- Exercícios coerentes com o tema. Os itens empregados para a avaliação do LDQ foram adaptados a partir de uma ficha, inicialmente voltada ás ciências biológicas, de Manzke (2000, p.157).
Resultado e discussão
Nas análises dos LD, podemos constatar os seguintes resultados: Nos
critérios C1 e C2, as duas edições, não apresentaram erros de grafia e
conceituais. Nos C3, ambos os livros, contém uma linguagem acessível, mas
mantendo o rigor cientifico. O LDQ1 continha uma precisão conceitual
abordada de forma coerente e o LDQ2 expõe os conceitos da temática de forma
reduzida (C4). Os dois livros continham ao longo do capitulo, as
nomenclaturas acompanhadas de fórmulas (C5). A abordagem do C6, no LDQ1 foi
satisfatória, pois abordou a disposição dos conteúdos de forma coerente
facilitando a compreensão dos alunos, entretanto, no LDQ2, a disposição dos
tópicos em relação aos conceitos foi resumida, pois, no capitulo referente à
oxirredução, continha também o assunto de eletroquímica, impossibilitando,
uma construção completa dos conteúdos. Os dois livros apresentaram textos
que complementaram o aprendizado textual e curiosidades que tornam o
aprendizado mais eficaz e agradável, porém, o LDQ2 poderia ter debatido
melhor (C7). Os recursos experimentais no LDQ1 foram bem executados, com
inúmeros exemplos e em relação ao LDQ2, continha apenas um experimento, com
isso, tornando o aprendizado do aluno mais abstrato (C8). Os livros
utilizaram muitos elementos textuais e ilustrações, para demonstrar as
substancias e suas respectivas reações, auxiliando na compreensão do
conhecimento (C9 e C10). Em relação à contextualização, os dois livros
correlacionaram fatos do cotidiano com o contexto estudado, tornando o
ambiente de aprendizagem mais efetivo, porém no LDQ2, os autores utilizaram
pouco esse recurso na relação do conteúdo (C11). Os autores trouxeram
exercícios contextualizados e adequados à temática e com diversos graus de
dificuldades, instigando o aluno a pesquisar sobre o assunto (C12)
Conclusões
Em relação ao LDQ1, os critérios de analises utilizados, apresenta elevado potencial de informações, relacionados aos conteúdos, exercícios que instigam a curiosidade e atenção dos alunos e utilizaram bastantes recursos visuais para contextualizar a temática proposta. No LDQ2, os conteúdos de oxirredução, foram trabalhados de forma resumida, dificultando com isso, à assimilação do conhecimento químico pelos alunos. A discussão a respeito da contextualização poderia ter sido mais explorada e no geral cumpriu com o papel no processo de ensino.
Agradecimentos
Referências
BOGDAN, R. C. e BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e os métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Guia de livros didáticos – 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC, 2004.
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DE DEO, A. S. R. e DUARTE, L. M. Análise de livro didático: as diversas abordagens e métodos aplicados ao ensino de língua estrangeira. Revista Eletrônica Unibero de Produção Científica, 2004. Disponível em: http://palavrasintrepidas.blogspot.com/2012/04/analise-de-livro-didatico-as-diversas.html. Acesso em: 31/jul/2018.
FREITAG, B. ; MOTTA, V. R. e COSTA, W. F. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1989.
FREITAS, T. F. de.; COSTA, G. M. Os livros didáticos no ensino de Química: Uma breve análise. In: XXXVII ENCONTRO DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA, Rio Grande - RS, 2017
LEITE, M .B. Abordagem contextual no capitulo de soluções em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012. 2013.126f. Dissertação ( Mestrado em Educação em Ciências e matemática), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013.
MANZKE, V. H. B. A genética e seus temas embasadores (no ensino médio). 1.ed. Pelotas: Universitária UFPEL,2000,200p.
NOVAIS,V. L. D. de.; ANTUNES, M. T. Vivá: Química 1. 1.ed. Curitiba: Positivo, 2016.
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