Os desafios enfrentados por Marie Curie na Ciência: preconceitos e sororidade
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Chagas, P. (IFRJ) ; Freitas, B.P. (IFRJ) ; Moura, I.R. (IFRJJ) ; Viana, C.F. (IFRJ) ; Pereira, V.L. (IFRJ)
Resumo
Nos dias atuais, muito tem sido discutido sobre o empoderamento feminino. De maneira geral, o empoderamento feminino se refere à criação de um ambiente no qual a mulher pode tomar decisões para benefício próprio ou para a sociedade. Este trabalho tem como objetivo relacionar o empoderamento feminino e a grande cientista do século XX, Marie Curie. Para isso, foi iniciada uma discussão acerca do que vem a ser empoderamento feminino e, após, os aspectos da vida de Curie que nos permitem interligar a tal esfera. Muito anos antes do movimento atual de empoderamento, a química franco-polonesa, ganhadora de dois Prêmio Nobel em Química, já trilhava esse caminho.
Palavras chaves
Marie Curie; Empoderamento Femino; Sororidade
Introdução
Este trabalho tem como objetivo relacionar o empoderamento feminino e a grande cientista do século XX, Marie Curie. Para isso, foi iniciada uma discussão acerca do que vem a ser empoderamento feminino e, após, os aspectos da vida de Curie que nos permitem interligar a tal esfera. De maneira geral, o empoderamento feminino se refere à criação de um ambiente no qual a mulher pode tomar decisões para benefício próprio ou para a sociedade. Movimentos como esse são feitos necessários uma vez que a organização social majoritária, atualmente, é patriarcal.1 A luta feminina pela garantia de sua cidadania e liberdade se apoia nas ondas feministas que reivindicavam diversos direitos civis básicos que viriam a tornar a mulher um membro da sociedade de forma oficial, permitindo a independência destas em diversas áreas.2 Além disso, é impossível tratar de empoderamento feminino sem falar de um de seus alicerces: a sororidade. A sororidade é a irmandade entre mulheres, baseada na empatia, no companheirismo e na união de umas com as outras. Ademais, busca acabar com o julgamento prévio entre as mulheres, uma vez que esse fortalece estereótipos machistas e solidificam o patriarcado. Com isso, pode-se concluir que o empoderamento feminino diz respeito a todas as mulheres, posto que esse se norteia na força e na capacidade da mulher não apenas individualmente, mas em conjunto, unidas. Mesmo antes de se tornar Marie Curie, a jovem Maria muito entendia sobre discriminação devido ao simples fato de ser mulher. No entanto, foi adiante tendo autonomia sobre os seus atos e seguindo o que acreditava e sonhava. É importante deixar claro que sem o empoderamento feminino, certamente a grande cientista Marie Curie não existiria nos dias de hoje.
Material e métodos
O procedimento utilizado neste trabalho corresponde a uma pesquisa exploratória, tendo o objetivo de investigar a história da cientista franco-polonesa Marie Curie e, principalmente, seus aspectos históricos e sociais. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas em livros didáticos e acadêmicos, além de consulta a sítios eletrônicos correlatos, tais como: www.significados .com.br/sororidade; www.ebiografia.com/marie_curie; historiazine.com/marie-curie-a-dama- radioativa . Essas investigações foram divididas em três segmentos iniciais: a questão histórica, a questão social e a questão química. As alunas do curso técnico de química envolvidas nesse trabalho de pesquisa fizeram levantamento de dados dos respectivos segmentos e apresentaram seus trabalhos, após análise e interpretação do apurado, de duas maneiras: a) internamente, em forma de seminários, para o grupo de pesquisa; b) externamente, durante Semana Acadêmica do IFRJ. Os seminários foram divididos nos três segmentos, com pôster para cada um deles, com apresentação oral para a comunidade do IFRJ, constituída, principalmente por discentes de cursos técnicos, em sua maioria adolescentes. A questão química é conhecida, como a descoberta do polônio, a pesquisa da radioatividade, o recebimento de dois Prêmios Nobel, assuntos explorados em livros didáticos. Ao se mostrar uma luta (aspectos sociais e históricos os direitos femininos, a partir de informações históricas de uma grande personagem das Ciências), mostra uma Química mais humanizada e próxima à realidade. Fugindo de pequenas inserções bibliográficas de livros didáticos, procuramos ir além da falta da percepção humanizada de cientistas. A partir dos comentários positivos recebidos, as alunas integrantes do projeto estão avaliando continuar com levantament
Resultado e discussão
Após os levantamentos e das pesquisas bibliográficas, as apresentações foram
feitas, com debates sobre
questões que envolviam questões históricas e sociais (por exemplo, o
questionamento sobre a mulher Marie
Curie e o não questionamento da cientista) questões políticas (enquanto não
reconhecida, Marie Curie era
considerada, pejorativamente, 'polaca'; após seu reconhecimento mundial,
passou a ser chamada de 'grande
cidadã francesa') e questões químicas (composição, radiatividade, um novo
elemento, o Polônio). Esses
levaram à discussão sobre a importância da mulher nas ciências, na Química e
na sociedade; os preconceitos
existentes; a necessidade do empoderamento das mulheres e a sororidade. Além
disso, a preocupação de
entender como funcionavam as ciências no final do século XIX e início do XX
e quais eram seus principais
fomentadores foram discussões importantes. Nas ciências, de uma forma geral,
as mulheres sempre foram
relegadas à posições secundárias, independentemente de sua capacidade e
produção intelectual. Os
preconceitos devem ser debatidos e expostos, produzindo o empoderamento
feminino e minimizar ações
machistas e deletérias.
Uma próxima etapa, apontada pelo grupo de pesquisa a partir dos resultados
obtidos, será um levantamento
qualitativo e quantitativo sobre ações de sororidade de Marie Curie, da
importância sobre conhecer a figura
humana de uma cientista e seus reflexos históricos e químicos. A intenção é
verificar se a vida e a obra de
Marie Curie pode impactar discentes em pleno século XXI.
Conclusões
Diante das informações obtidas na realização do trabalho e com referência a contextualização com conteúdos de Química, podemos observar que a pesquisa histórica, social e química pode possibilitar compreensão melhor, por exemplo, de História, Química e Sororidade. Destacamos também a importância utilizar a Química e a História como ferramentas para se discutir preconceitos e a importância feminina nas Ciências e na Sociedade. A Química poderes discutida para que os alunos entendam a sua utilização, facilitando a aprendizagem e demonstrando que o ensino pode ser dinâmico e atrativo, com assun
Agradecimentos
Agradecemos à nossa instituição, IFRJ, pelo recursos disponibilizados, tanto materiais quanto intelectuais.
Referências
1. Portal importanindia, Essay on Women Empowerment: Its Meaning and Importance. Disponível em: <https://www.importantindia.com/19050/essay-on-women-empowerment/> Acessado em: 26 de abril de 2018;
2. Portal GWS, As Fases do Feminismo. Disponível em: http://www.gwsmag.com/as-fases-do-feminismo/> Acessado em: 26 de abril de 2018;