CROMATOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Rodrigues Silva, M. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Costa Martins, A.S. (UFPA) ; Reis Duarte Moreira, W. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Cabral Modesto, S. (UFPA) ; Fernandes Dantas, K.G. (UFPA)
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar o desempenho dos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA em suas observações experimentais cromatográficas envolvendo a separação de substâncias contidas em tintas de canetas hidrográficas. A aplicação da experimentação foi realizada com 6 grupos, contendo 6 alunos em cada grupo. Para verificar o aprendizado de cada aluno foi aplicado um questionário individual após o término do experimento. As respostas obtidas no questionário mostraram que mesmo os alunos tendo dificuldades em Química foi observado um grande aproveitamento deles e um grande interesse no aprendizado da matéria.
Palavras chaves
TINTA; INTERAÇÃO; SEPARAÇÃO
Introdução
A Cromatografia é definida por Collins como “um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizado através desses componentes em duas fases, que estão em contato íntimo”. (COLLINS et al.,2011, P.17). A experimentação, desde que utilizada de forma objetiva e clara, tem grande importância na aprendizagem, (Silva e Zanon 2000, apud RAPOSO; MOL 2010, p.299). Sendo assim, este trabalho buscou analisar o desempenho dos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada na região metropolitana de Belém-PA após realizarem um experimento de cromatografia usando canetas hidrográficas.
Material e métodos
Na experimentação proposta aos alunos, uma breve aula sobre a cromatografia em papel e suas utilizações foi ministrada. Antes de iniciar o experimento, cada grupo escolheu as cores das tintas a serem utilizadas em seu experimento sendo que só poderia ser utilizado 3 cores. Cada grupo foi composto por 6 alunos, sendo formado 6 grupos na turma. O papel de filtro, o copo e o álcool foram usados como fase estacionária, béquer e fase móvel. Ao iniciar o experimento foi solicitado aos alunos que observassem e anotassem os fatos no decorrer do tempo. No final do experimento foi aplicado um questionário individualmente com a finalidade de medir o aprendizado de cada aluno.
Resultado e discussão
O experimento foi aplicado para 24 alunos de uma turma de primeiro ano do
ensino médio. Todos os alunos da turma participaram do experimento.
Todos os alunos conseguiram observar e identificar o processo de separação
dos componentes das tintas das canetas hidrográficas e tambémdiferenciar as
cores extraídas durante o processo cromatográfico.
As respostas obtidas através do questionário aplicado ao final do
experimento (Figura 1) mostraram que 66,7 % dos alunos não conseguiram
explicar o porquê uma tinta percorre mais rápida do que a outra no filtro de
café. Por outro lado,91,7% dos alunos acharam o experimento interessante e
divertido, conseguiram entender o sentido da cromatografia na química, e
gostaram mais por estarem utilizando o laboratório pela primeira vez.
Através dessa intervenção, foi possível identificar o quanto os alunos do
ensino médio possuem dificuldade em usar os termos técnico-científicos. Além
disso, foi observado a carência que a escola possuía em ser ministrado aulas
práticas dentro do laboratório de ciências. Esta atividade envolvendo
experimentação conseguiu despertar um pouco mais de interesse de todos pela
Química.
Conclusões
Mesmo com as dificuldades encontradas em repassar aos alunos o conhecimento sobre os processos químicos, visto que muitos possuem dificuldades no aprendizado de tal matéria.Foi observado um grande aproveitamento dos alunos da escola e um grande interesse dos alunos no aprendizado da matéria.
Agradecimentos
Os autores agradecem à Faculdade de Química da Universidade Federal do Pará pelo apoio nos materiais para a aplicação do experimento.
Referências
COLLINS, Carol H. Princípios básicos de Cromatografia. IN: COLLINS, Carol H.; BRAGA, Gilberto L.: BONATO, Pierina S. Fundamentos de cromatografia. Campinas: Unicamp, 2011. Cap. 1.p.17-45.
RAPOSO, Patrícia Neves; MÓL, Gerson de Souza. A Diversidade para Aprender Conceitos Científicos: a ressignificação do Ensino de Ciências a parti do trabalho pedagógico com alunos cegos. In: SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; MALDANES, Otávio Aloísio. Ensino de Química em foco. 4. Ed. Brasília: Unijuí, 2010. Cap. 11. p.287-311.(Coleção Educação em Química).