ANÁLISE CRÍTICA DO CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ensino de Química

Autores

Oliveira, A.P.P. (UEPA) ; Trindade, G.M.S. (UEPA) ; Guedes, G.S.S. (UEPA) ; Diniz, V.W.B. (UEPA)

Resumo

O interesse pelo livro didático deve-se ao fato de ser o recurso mais utilizado pelo professor na preparação de suas aulas. Este trabalho teve como objetivo verificar como o conteúdo de Cinética Química está presente nos livros didáticos de Química, das escolas públicas e privadas, recomendados pelos Programas Nacionais Curriculares do Ensino Médio (PCNEM). Neste contexto, foram analisados três livros didáticos e foi considerado os seguintes tópicos para analise: recursos visuais, atividades experimentais, organização do conteúdo (metodologia), história da ciência, atividades e exercícios, contextualização, interdisciplinaridade e abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS).

Palavras chaves

Livro Didático; Avaliação de Livros; PCNEM

Introdução

Os livros didáticos são importantes instrumentos de consolidação de conceitos, conteúdos e abordagens de ensino. Em algumas situações podem ser a única alternativa para se recorrer e, com certeza, para nortear o trabalho em sala de aula.Notoriamente, os livros didáticos têm vasta abrangência no mercado econômico e aspectos como propaganda, acesso, qualidade e preço influenciam a escolha por um ou outro livro, sendo esse último fator determinante na escolha do mesmo Os professores não estão habituados a analisar livros didáticos baseados em critérios fundamentados teoricamente e, por vezes, os critérios limitam-se à aspectos como conteúdo, exercícios de vestibulares e alguma alusão ao dia-a-dia dos alunos.(AMARAL, 2009). De acordo com Vasconcelos e Souto (2003), a maioria dos livros didáticos disponíveis no mercado brasileiro, revela uma disposição linear de informações e uma fragmentação do conhecimento que limitam a perspectiva interdisciplinar. Dada a importância da utilização dessa abordagem no ensino de Química e o fato de o livro didático ser o principal instrumento que os professores e alunos dispõem para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem, decidiu-se investigar, por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, se os livros didáticos de Química contemplam, através do Plano Nacional dos Livros Didáticos, os seguintes critérios propostos pelo o MEC (BRASIL, 1994): Contextualização do conteúdo; Atividades experimentais propostas; Evolução histórica do conteúdo; Abordagem do conteúdo com o desenvolvimento tecnológico (CTS). Portanto, foi analisado se os livros didáticos de Química contemplam ou não os critérios anteriormente mencionados, em particular, na área de Físico-química, o conteúdo de Cinética Química.

Material e métodos

A determinação dos critérios para análise dos livros didáticos fundamentou- se na observação dos aspectos pedagógicos e metodológicos. Os critérios foram estabelecidos tendo como referencial os Parâmetros Curriculares Nacionais (1999), bem como a proposta do Programa Nacional dos Livros Didáticos. Como referencial para proposição e aplicação de critérios, escolheu- se o tema “Cinética Química”, tendo como base três livros didáticos de química do segundo ano do ensino médio. Para a análise foram escolhidos os livros Ser Protagonista dos autores Murilo Tissoni e Antunes do ano de 2013; Química:Ensino Médio da Martha do ano de 2016; Ensino-Livro de teoria e atividades numero 14 volume 1- matemática, ciências da natureza e suas tecnologias. Tais livros foram nomeados de Livro 1, Livro 2 e Livro , e a analise foi realizada seguindo as seguintes categorias: (1) contextualização e interdisciplinaridade do conteúdo; (2) atividades experimentais; (3) história da ciência do conteúdo; (4) abordagem do conteúdo com o desenvolvimento tecnológico (CTS).

Resultado e discussão

Contextualização e Interdisciplinaridade:Em relação a essa categoria, observa-se que estas abordagens são encontradas no decorre do conteúdo de cinética nos três livros didáticos. Sendo bem mais presente nos livros 1 e 2, quando comparados com o livro 3. Nesse sentido, o PNLD defende que a contextualização pode motivar os alunos a participarem mais nas aulas e compreenderem melhor a química, e sua ausência contribui para o desinteresse dos alunos nas aulas e consequentemente, gera pouca aprendizagem. (BRASIL, 2017. Atividades Experimentais:Em relação a esta categoria, com a análise notou-se que o L3 não apresenta propostas de atividades experimentais para serem trabalhadas junto aos alunos, somente o L1 e L2 fazem essa abordagem. No entanto, de acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), a experimentação possibilita o desenvolvimento de conceitos químicos; aulas mais dinâmicas, despertar o interesse dos alunos, auxilia na aprendizagem. (BRASIL, 2017). História da Ciência: Em relação a esta categoria, observa-se que nos livros analisado a HC encontra-se de forma superficial, pouco presente, ou até mesmo ausente como no caso dos livros 1. Entretanto, de acordo com os parâmetros nacionais curriculares a História da Química deve está presente em todo o ensino de Química, permitindo aos estudantes compreender como ocorreu o desenvolvimento desses conhecimentos, com seus avanços, erros e conflitos. (BRASIL, 1999). Ciência, Tecnologia e Sociedade:No que se diz respeito está abordem CTS nos livros analisado, nota-se que todos os livros trabalham com perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade.Segundo Bonfim e Guimarães 2015, a abordagem CTS permite que os alunos tenham uma visão mais ampla e crítica em relação a ciência e a tecnologia.

Conclusões

A partir dos livros didáticos selecionados para realizar a análise do conteúdo relacionado à Cinética Química, foi possível verificar, de modo geral, que os livros abordam o conteúdo de forma a permitir que os alunos entendam o assunto. Para tal, esses livros se fazem como principal de recursos didáticos. Nos mesmos, encontraram-se o conteúdo de forma bem contextualiza e interdisciplinar, com poucas falhas, o que permite que os alunos compreendam mais o assunto e assim tenham mais incentivo para continuarem estudando.

Agradecimentos

Referências

AMARAL, C. L. C.; XAVIER, E. S.; MACIEL, M. L. ABORDAGEM DAS RELAÇÕES CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NOS CONTEÚDOS DE FUNÇÃO ORGÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, V. 14(1), PP. 101-114, 2009.
ANTUNES, M.T. SER PROTAGONISTA: QUÍMICA, 2º ANO ENSINO MÉDIO. 2 ED. SM. SÃO PAULO, 2013.
BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO. BRASÍLIA: MEC; SEMTEC, 1999.
BRASIL. MEC. DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS. BRASÍLIA, 1994.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNLD 2018: QUÍMICA – GUIA DE LIVROS DIDÁTICOS – ENSINO MÉDIO. SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – SEB – FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. BRASÍLIA, DF: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, P. 56, 2017.
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FONSECA, M. R. M. DA. QUÍMICA: ENSINO MÉDIO.1. ED. ÁTICA. SÃO PAULO, 2013.
VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL- PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO ZOOLÓGICO. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 9, N. 1, P. 93-104, 2003.

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