ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA E A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO DO MÉDIO
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Ensino de Química
Autores
Oliveira, A.P.P. (UEPA) ; Gomes, E.B. (UEPA) ; Silva, L.P. (UEPA)
Resumo
A contextualização por meio de questões ambientais no ensino de química, facilita a aprendizagem possibilitando a promoção de uma formação para o exercício da cidadania. Esse trabalho foi desenvolvido por bolsistas pibidianos da UEPA e abordou por meio de aulas temáticas e experimentos de baixo custo o tema qualidade da água. Alunos do 2º ano do ensino médio da EEEFM. Palmira Gabriel foram orientados durante pesquisa de campo a procederem a coleta de água do lago Curvão situado na área da escola, analisando quatro parâmetros físico- químicos (turbidez, pH, temperatura e oxigênio dissolvido). A partir dos resultados alcançados, observou-se a importância da utilização de temáticas contextualizadoras, permitindo aos alunos uma melhor compreensão dos conhecimentos químicos explorados no ensino
Palavras chaves
Parâmetros; Contextualização; Ensino de Química
Introdução
Segundo Lindemann e Marques (2009), a adoção da contextualização não tem sido bastante abordado em trabalhos científicos em diversas áreas do ensino. Nesse sentido, documentos oficiais da educação como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Brasil, 2006) defendem a abordagem do ensino contextualizado, considerando que é de grande importância o uso de exemplos do dia a dia para construção de conhecimentos por parte dos alunos. O ensino de química trabalhado nas escolas não está permitindo contribuindo para que os alunos compreendam os processos químicos em si e que a construção de conhecimentos está diretamente associada ao meio cultural e natural, as implicações ambientais, sociais, econômicas, ético-políticas, científicas e tecnológicas. (BRASIL, 2006). Para Uhmann et al (2017), as questões ambientais discutidas no contexto escolar são importantes a medida que, proporcionam aos alunos discussões que permitem a construção de significados científicos para questões do seu dia a dia, pois os mesmos são agentes interativos e participativos no desenvolvimento de sua própria aprendizagem. Nesse contexto, o referente trabalho abordou junto aos alunos de uma turma do 2º ano do ensino médio, de forma contextualizada o tema qualidade da água do lago Curvão da EEEFM. Profa. Palmira Gabriel, localizada na cidade de Belém-Pa. Através do desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo foram discutidos e analisados indicadores de poluição aquática e quatro parâmetros físico-químicos (turbidez, pH, temperatura e oxigênio dissolvido). Também foi demonstrado com método da eletrofloculação, utilizando materiais alternativos o processo de limpeza da água
Material e métodos
A atividade desenvolvida foi obtida a partir das ações PIBID/ Química-UEPA em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Palmira Gabriel, sendo aplicada em uma turma com 27 alunos do 2°ano do ensino médio da mesma escola localizada no município de Belém (PA). Realizou-se oficina, a qual teve como objetivo investigar a partir de uma pesquisa qualitativa alguns parâmetros físico-químicos da água do lago, estabelecendo uma relação com os impactos ambientais do meio analisado, permitindo a contextualização do ensino de Química. A oficina foi estruturada como Sequência de Ensino Investigativa (SEI), de acordo com as orientações de Carvalho (2013) e realizada em três momentos. No primeiro momento houve a aplicação de um questionário prévio, tendo como objetivo avaliar individualmente os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática. Em um segundo momento, houve uma aula expositiva-dialogada a respeito da temática. No terceiro, dividiu-se os alunos em três grupos para proceder a coleta de água em três pontos do lago e fazer a verificação dos parâmetros: pH, turbidez, cor, temperatura e quantidade de oxigênio dissolvido. Realizou-se ainda um experimento com materiais alternativos abordando a técnica eletrofloculação, com intuito de demonstrar uma técnica de limpeza da água. E por fim os alunos responderam a um questionário. As respostas foram obtidas por meio dos questionários e para elaboração dos resultados utilizou-se a análise textual discursiva (ATD), a qual segundo Moraes e Galiazzi (2007), envolve identificar e isolar materiais submetidos à análise, para posteriormente categorizar esses enunciados e produzir textos, integrando nestes a descrição e interpretação, utilizando como base de sua construção o sistema de categorias construído.
Resultado e discussão
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE
INDICADORES DE POLUIÇÃO DO LAGO CURV O
Nesta categoria se observou que 97% dos
alunos citaram o esgoto como indicador de
poluição do lago, pois o condomínio
vizinho é a principal fonte poluidora.
Apenas 3% citaram as algas.
Embora já tenham estudado conteúdos
relativos a parâmetros físico-químicos
conforme relato do professor, nenhum aluno
se reportou a esses conhecimentos. A
transmissão apenas de conceitos, ainda
prevalece em muitas escolas dando ênfase
ao processo de memorização de conteúdo,
ignorando a construção de conhecimento
químico. (MIRANDA; COSTA, 2007). A
vinculação entre o conteúdo e a vivência
dos alunos, permite uma problematização e
possibilita uma leitura do que acontece na
sociedade, viabilizando uma visão crítica
por parte dos alunos da realidade em que
estão inseridos (CARVALHO, 2013).
CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE OS
INDICADORES DE POLUIÇÃO APÓS APLICAÇÃO DA
SEI
Nesta categoria a baixa taxa de oxigênio
dissolvidos e alta turbidez foram
indicadores da poluição do lago, segundo
os alunos. Como observado na tabela 01.
Para Zuin, Ioriatti e Matheus 2009, a
baixa taxas de oxigênio dissolvido são
observadas quando grande quantidade
material orgânico são despejados em meio
aquático, sendo diversas vezes por meio de
despejos domésticos e industriais. O
oxigênio dissolvido encontrado nos três
pontos foi muito baixo, como observado na
tabela 01, o que contribui para a
poluição. Segundo os alunos o lago
apresenta um alto grau de turbidez, sendo
esse um indicativo que a água do lago está
poluída. Segundo Pereira (2004), o aumento
da turbidez da água é ocasionado quando há
uma elevação na concentração de materiais
sólidos suspensos nela. Conforme o CONAMA
357/2005 a turbidez adequada da água deve
ser no valor mínimo de unidade
nefelométrica até 100 (uT). (NOGUEIRA;
COSTA; PEREIRA, 2015). Ao final
discorreram sobre variados indicadores de
poluição. Em que 43% deles faram do esgoto
e turbidez, outros abordaram o pH ou
outros parâmetros como mostra o gráfico e
não mais somente o esgoto e algas como
aconteceu antes do desenvolvimento da
atividade.
Gráfico 01. Percentual do questionário
(final): Os indicadores de poluição do
lago após aplicação da sei
Valores dos parâmetros encontrados nos pontos 1,2 e 3 durante a análise da água
Resultado em percentual do questionário (final): Conhecimento dos alunos sobre os indicadores de poluição do lago após aplicação da SEI
Conclusões
Com base na sequência de ensino desenvolvida com os alunos, destacando a identificação e análise dos parâmetros físico-químicos, associada as discussões em sala sobre as ações antrópicas de poluição do lago do Curvão, foi possível fazer uma abordagem do conhecimento químico contextualizado, permitindo aos alunos melhor compreensão dos conteúdos químicos e sociais explorados, evitando a simples memorização de conceitos.
Agradecimentos
Referências
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