A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COMO MECANISCO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL.

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Coutinho, C.C. (UEPA-CAMPUS VII) ; Ribeiro, D.P.L. (UEPA-CAMPUS VII) ; Lopes, D.B. (UEPA-CAMPUS VII) ; Nascimento, E.R. (UEPA-CAMPUS VII) ; Peixoto, L.S. (UEPA-CAMPUS VII) ; Valadão, L.R.S. (UEPA-CAMPUS VII)

Resumo

O presente trabalho objetivou conscientizar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente a partir de ações sustentáveis ligadas a reciclagem de resíduos sólidos. Para a realização do estudo foi desenvolvido um plantio de mudas de Eucalipto (Eucalyptus), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) e Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus), além disso, foi realizado um processo de reciclagem com garrafas pets e um mini teatro que abordava os problemas da poluição ambiental com os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da E.E.E.F.M Braúlia Gurjão localizada em Conceição do Araguaia– PA. Os resultados demonstram que as crianças compreenderam melhor a importância da preservação ambiental e se sentiram mais estimuladas a pôr em prática o que desenvolveram durante a aplicação do projeto.

Palavras chaves

Conscientizar; Reciclagem; Preservação Ambiental

Introdução

A aquisição do conhecimento sobre a natureza pelo homem tirou-o da posição de não pertencente ao meio natural, quando ainda era nômade, e o fez ocupar a posição de dominador/explorador do meio ambiente. Sobre isso, Pelicioni (2005, p. 353 apud LOPES et al, p.2, 2015) diz “[...] a degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente da profunda crise social, econômica, filosófica e política que atinge toda a humanidade”, isso deve-se ao fato de a contemporaneidade ser baseada no antropocentrismo em que os interesses humanos através da degradação dos recursos naturais ocupam o lugar de destaque. Na busca por uma efetiva mudança da realidade socioambiental no mundo, surge a Educação Ambiental, pautada em concepções preservacionistas, que tem por objetivo formar a consciência do ser humano a partir da adoção de comportamentos ambientalmente adequados, de modo que haja o investimento em recursos e processos ecológicos voltados para a preservação ambiental (Pelicioni, 1998). Diante disso, a implantação da educação ambiental na idade infantil permite que as crianças analisem a problemática abordada e se tornem futuros agentes responsáveis quanto à transformação da natureza em espaço geográfico, uma vez que a idade infantil é aquela mais propícia a aprender, já que, além de possuírem mais facilidade no processo da aprendizagem, possuem mais energia e disposição para colocar em prática o conhecimento que receberam. Assim, percebe-se que a Educação Ambiental desperta na criança o interesse pela preservação do meio natural, a qual passará a entender, desde cedo, que precisa desenvolver ações sustentáveis para que o equilíbrio entre o ser humano e a natureza seja estabelecido.

Material e métodos

A presente pesquisa foi parte integrante avaliativa da disciplina “Química Ambiental”, a qual foi realizada com os alunos do Ensino Fundamental I (1º E 2º ano) da EEEFM Braúlia Gurjão em Conceição do Araguaia- PA. O estudo foi desenvolvido no dia 5 de junho de 2018, data que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente. Não se obteve dados quantitativos, uma vez que o projeto foi de natureza qualitativa, abordagem esta em que “[...] o pesquisador procura aprofundar-se na compreensão dos fenômenos que estuda [...] interpretando-os segundo a perspectiva dos participantes da situação enfocada, sem se preocupar com representatividade numérica, generalizações estatística e relações lineares de causa e efeito” (ALVES, 1991 et al apud TERENCE; FILHO, p.2, 2006). Para tanto foi desenvolvido um plantio seguido pela reciclagem de garrafas pets que os próprios alunos trouxeram de suas casas, sendo que parte delas foram utilizadas como instrumento de decoração ao redor das plantas contendo água e colorante de diversas cores, formando figuras geométricas (triângulos e quadrados) o que permitiu também ser trabalhado com as crianças essa parte específica da matemática, e o restante das garrafas foi usado na confecção de recipientes para o plantio das mudas. Outrossim, foi apresentado um teatro, o qual versava os prejuízos da poluição no meio ambiente, para tanto foi utilizado fantasias ilustrativas para facilitar a compreensão dos menores envolvidos. Ademais, para que as crianças assimilassem melhor o assunto foi passado um vídeo em formato de desenho animado/comédia/infantil da Turma da Mônica em UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA a fim de estimular nos menores o interesse pelo cuidado da natureza através da prática dos três R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), conforme mostrado no vídeo.

Resultado e discussão

A partir da aplicação do projeto foi possível perceber que as crianças se sentiram mais sensibilizadas quanto à preservação do meio ambiente bem como foram motivadas a mudar a realidade social em que vivem, através de simples ações como: não jogar lixo na rua e plantar uma muda de árvore. Durante a execução do plantio de mudas de Eucalipto (Eucalyptus), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba) e Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus) evidenciou-se o entusiasmo das crianças pela busca do aprendizado, uma vez que, a prática consegue tornar visível o que se estuda na teoria, de maneira que a curiosidade e o interesse do educando são despertados, conforme mostra a figura 1. Com isso, tornou-se claro que os alunos conseguem absorver o conteúdo com mais facilidade quando a teoria está alinhada à prática, já que, a experimentação transforma o aluno em sujeito da aprendizagem, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências especificas de cada discente (PERUZZI; FOFONKA, 2014). Ademais, o projeto alcançou bom êxito por proporcionar uma interação dinamizada da turma, a qual se prontificou em recolher garrafas pets de suas residências e confecciona-las com pinturas que representam a natureza como árvores, peixes, borboletas etc, uma vez que, essas garrafas seriam reutilizadas como recipiente para o plantio das mudas. Durante essa prática as crianças puderam entender o quanto o processo de reciclagem é importante para a garantia da preservação ambiental. Deste modo, com a aplicação deste projeto os menores tiveram a oportunidade de entender que o ser humano é parte integrante do meio ambiente, assim sendo, o bem-estar do homem é indissociável do bem-estar da natureza, conforme as próprias crianças comentaram ao término das oficinas.

FIGURA 1:

Execução do projeto pelos alunos- plantio de mudas.

Conclusões

A partir dos resultados observados, conclui-se que educar as crianças a serem sustentáveis pode ser uma alternativa eficaz para mudar a realidade atual, pois desde cedo perceberão que são elementos de transformação do meio natural e compreenderão que cada ser humano do mais novo ao mais velho precisa arcar com suas responsabilidades a fim de viver em um mundo melhor. Assim a implementação da educação ambiental na infância fará com que as crianças aprendam a valorizar a natureza com todos os seus elementos formadores a fim de que se tornem adultos com mais clareza de seu papel no mundo.

Agradecimentos

Ás alunas de Pedagogia – UEPA: Sandra Barroso, Hildeane Brasil, Sara Carvalho e Marília Borges, à aluna de Direito - UNIESP Kassandra Barroso e aos profissionais da EEEFM

Referências

LOPES, A. C.; SILVA, B. L. G.; BASTOS, A. L. A educação ambiental como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Revista EXTIFAL, nº 1, 7-12, 2015.
PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e Sociedade, 19-31, 1998.
PERUZZI, S. L.; FOFONKA, L. A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO: A VISÃO DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revistaea.org, 2014.
TERENCE, A. C. F.; FILHO, E. E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. ENEGEP, 1-9, 2006.

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