A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA NO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO FUNCIONAMENTO DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ – MA

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

Ambiental

Autores

Araujo, J.L. (UFMA) ; Lima, A.C.R. (UFMA) ; Silva, L.G. (UFMA) ; Oliveira, N.B. (UFMA) ; Passos, I.N.G. (UFMA)

Resumo

Resíduos sólidos é todo material industrial ou substancial proveniente de atividades antrópicas, Lei 12.305/10. O trabalho tem o objetivo de identificar os impactos químicos ambientais decorrente do lixão de Grajaú e expor aos alunos do ensino médio. A deposição irregular de resíduos sólidos provocam diversos impactos ambientais, deterioração de paisagens, mortes de plantas, arvores e poluição atmosférica. A pesquisa seguiu os parâmetros de estudos exploratórios, utilizando meios de pesquisas bibliográficas, artigos e legislação. Expomos todas as problemáticas aos alunos, onde houve dúvidas sobre a importância de politicas públicas a cerca da sustentabilidade. A educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas e na sociedade, para que esses conhecimentos sejam de toda a comunidade.

Palavras chaves

Impactos ambientais; resíduos sólidos; sustentabilidade

Introdução

Resíduos sólidos é todo material industrial ou substancial proveniente de atividades antrópicas, ou seja, aqueles objetos ou formulas cujo seus aspectos finais sejam, sólido, semissólido gasoso contido em recipiente e líquido, Lei 12.305/10. A deposição irregular de resíduos sólidos provocam diversos impactos ambientais, como deterioração de paisagens, mortes de plantas, arvores e poluição atmosférica, além de poluir rios, lagos e açudes, prejudicando o meio ambiente e a sociedade, como contaminação de mananciais, prejuízos em drenagens superficiais do solo, levando prejuízos financeiros aos órgãos governamentais (SANTOS, 2007). O principal deposito irregular do município de Grajaú, está localizado há 5,1 Km (quilômetros) do Centro do município, Figura 1, onde são descartados todos os tipos de resíduos sólidos coletados pelo sistema de coleta municipal e pelos moradores que levam seus "lixos" até o local. A Lei Federal 12.305/10, responsabiliza a gestão municipal de haver um descarte apropriado para estes resíduos, por meio de um aterro sanitário, além de ter uma empresa responsável pela parte de reciclagem e reutilização desses materiais. A educação ambiental tem um papel importante no desenvolvimento industrial e politico, onde delimita explorações ou construção civil de modo que cada obra venha afetar minimamente o meio ambiente, além de conscientizar a comunidade estudantil e a sociedade a não descartarem seus resíduos ou lixos de forma inadequada, preservando a natureza (BARBIERI, 2013). Este trabalho tem por objetivo identificar os impactos químicos ambientais decorrente do deposito irregular de resíduos sólidos da cidade de Grajaú, e expor aos alunos do ensino médio as problemáticas ambientais e explanar a importância da educação ambiental para sustentabilidade.

Material e métodos

A pesquisa seguiu os parâmetros de estudos exploratórios, utilizando meios de pesquisas bibliográficas, teses, dissertações, artigos e legislação, elem de visitas nos locais citados neste trabalho. Foi trabalhado em sala de aula com os alunos do 3° ano B do ensino médio da escola Ce Livino de Sousa Rezende, localizada na rua Pedro Lopes, bairro Trizidela, sem número, conteúdos de impactos ambientais, educação ambiental e a importância da conscientização da sociedade e dos órgãos governamentais a cerca da preservação do meio ambiente e a importância de politicas públicas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Trabalhou-se com aulas teóricas utilizando data-show e após houve a exposição dos resultados da pesquisa, promovendo um debate a cerca das problemáticas do município.

Resultado e discussão

As consequências de um lixão, são tanto ambientais quanto de saúde pública. A exposição direta de catadores de latinhas com os resíduos, os deixam a mercê de doenças negligenciáveis, tendo o contato direto entre os dejetos, resíduos sólidos e resíduos hospitalares Figura 2 (BARBOSA et al, 2014). Além da contaminação dos lençóis freático do rio Grajaú, poluindo a água com poluentes que são solúveis em H2O, também existe a poluição hídrica, decorrente de esgotos domésticos, resíduos hospitalares, agrotóxicos, elementos químicos que alteram as propriedades físico-químicas da água. A poluição atmosférica é um dos fatores mais graves no município, onde a queimas dos resíduos sólidos e resíduos hospitalares, gerando uma fumaça tóxica, levando risco à saúde de pessoas que sofrem com problemas respiratórios,tornando-se um caso de saúde pública (CARVALHO, 2014). A queima de compostos orgânicos, como papeis, plásticos e madeiras, produzem dióxido de carbono (CO2) além de diversos poluentes tóxicos, temos também a queima de combustíveis fosseis, que são as principais fontes antropogênicas acometidas pelo homem, como produção de energia elétrica, transportes, industrias e utilização de solventes na agricultura (CARMO et al, 1999). Expormos todas as problemáticas aos alunos, observou-se que eles não tinham conhecimento da gravidade que é o desmatamento do meio ambiente, onde houve bastante dúvidas em pautas sobre importância de politicas públicas a cerca da sustentabilidade e preservação ambiental, concluíram que a educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas e na sociedade, onde esses conhecimentos não sejam apenas um privilegio da comunidade escolar mas sim de toda comunidade em geral.

Figura 1

Trajeto de 5,1km do Centro do município ao lixão. Fonte: Google Maps

Figura 2

Foto do lixão de Grajaú - MA

Conclusões

Grajaú necessita com urgência de um aterro sanitário, ou seja, precisa de politicas publicas, pondo em prática a Lei 12.305. Enquanto isso, a cidade sofre com diversos agravantes, poluição do ar, poluição hídrica contendo elementos químicos que alteram as propriedades físico-química da água. Além do contato direto de pessoas com os resíduos, tendo risco de contrair alguma doença negligenciável. Por isso a importância do ensino da educação ambiental nas escolas para que haja conscientização da sociedade, onde exijam da administração pública medidas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Agradecimentos

A Dra. Ionara Nayana Gomes Passos, pelo apoio e motivação, e a Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Referências

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiiental empresarial. Saraiva Educação SA, 2013.

BARBOSA, KEVAN GUILHERME NÓBREGA; BARBOSA, AYLA CRISTINA NÓBREGA. O impacto do lixo na saúde e a problemática da destinação final e coleta seletiva dos resíduos sólidos. Polêm! ca, v. 13, n. 3, p. 1372-1383, 2014.

CARMO, Adriano Trotta; PRADO, Racine Tadeu Araújo. Qualidade do ar interno. São Paulo: EPUSP, 1999.

CARVALHO, Nathália Leal et al. Reutilização de águas residuárias. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 2, p. 3164-3171, 2014.

GOOGLE MAPS. Trajetória do bairro centro ao lixão do município de Grajaú - MA. 2018. Disponível em: < https://www.google.com.br/maps/dir/Pra%C3%A7a+Raimundo+Simas/'-5.815832,-46.1046'/@-5.8155741,-46.1239177,2460m/data=!3m1!1e3!4m12!4m11!1m5!1m1!1s0x92d21c1ccc78208b:0x805a33e15a3b4cad!2m2!1d-46.1421539!2d-5.8178929!1m3!2m2!1d-46.1046!2d-5.815832!3e2 >. Acesso em: 19/08/2018.

LEI N° 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010.

RF DOS (ORG.). SANTOS. Vulnerabilidade ambiental: desastres naturais ou fenômenos induzidos?. MMA, 2007.

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