“ESTUDO EXPERIMENTAL DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINAMICA: DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E AUTONOMIA DOS ALUNOS”.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Físico-Química
Autores
Souza, J.P.P.S. (IFMA) ; Cavalcante, K.S.B. (IFMA) ; Costa, A.C. (MARGARIDA PIRES LEAL)
Resumo
O volume de materiais descartados diariamente é cada vez maior. Unir um hábito extremamente importante para a sociedade, que é o uso racional dos recursos naturais à criatividade em sala de aula é a proposta desse trabalho. Um experimento com a produção de um brinquedo e a prática de seu funcionamento com materiais reaproveitados foi abordado pelos alunos do Ensino Médio do C.E. Gonçalves Dias e a bolsista do PIBIDIFMA-Química de forma contextualizada durante as atividades de produção científica desenvolvidas pelo programa.
Palavras chaves
termodinâmica; combustão; reaproveitamento
Introdução
Mudanças no processo de ensino-aprendizagem vêm repercutindo significativamente progressos no campo educacional. O saber como acumulação de informações descontextualizadas está perdendo espaço para as propostas de educação que encaram o ensino de maneira construtiva, reflexiva e comprometida com todo o processo de formação do discente. Essas mudanças surgiram ainda para minimizar as dificuldades encontradas em sala de aula na compreensão dos conteúdos. Dentre as dificuldades de aprendizagem relacionadas a conceitos químicos, com elevado grau de abstração, destaca-se o estudo sobre teorias, modelos e fenômenos. Um dos caminhos para a viabilização desde novo cenário escolar são as metodologias experimentais que auxiliam os alunos a superar as limitações na aprendizagem de conceitos abstratos. De forma a incentivar a criatividade, os experimentos não devem ser empregados rigorosamente como roteiros sequenciais. É necessário empregar diferentes estratégias para que o aluno desperte a vontade de buscar o conhecimento, por exemplo, o método de ensino, defendido por Freinet, que consiste em incentivar a autonomia dos alunos como forma de aprendizagem oportunizando ao mesmo, ser agente atuante em uma aula onde o foco é o aluno e não o conteúdo. Este trabalho propõe um estudo experimental de caráter interdisciplinar sobre a primeira lei da termodinâmica, no âmbito do PIBID, objetivando o desenvolvimento da criatividade e da autonomia de alunos do ensino médio.
Material e métodos
O trabalho contou com a participação de uma acadêmica de licenciatura em química e seis alunos 1 ano do ensino médio do C.E. Gonçalves Dias, durante uma feira de Ciências escolar. A primeira etapa consistiu no estudo das maquinas térmicas e o principio da conservação da energia (1 lei da termodinâmica). Em seguida, os alunos da turma 101 foram desafiados a construir um barquinho a vapor, sob a orientação da acadêmica Jane Souza. Eles realizaram uma busca do como fazer montagem do barquinho a vapor e uma pesquisa bibliográfica dos princípios de química, física e também de formas geométricas e medidas de comprimento, bem como da política dos três R’s. O material reciclado foi coletado e higienizado. Duas latas de alumínio, um prato de isopor, canudos dobráveis, cola de silicone, vela e ligas fizeram parte dos materiais utilizados para a fabricação do barco a vapor. As latas de alumínio foram cortadas e dobradas, uma para fazer o suporte superior onde os canudos foram colados para dar condições do vapor d’água passar até chegar à parte inferior do barco. E a outra como cobertura para proteger a chama da vela que alimenta a combustão. Para a apresentação do experimento durante a feira de ciências, os alunos oram orientados sobre a estruturação dos conceitos científicos, que transpassam a disciplina de química, alcançando a física, a matemática e o meio ambiente, ou seja, a interdisciplinaridade em busca de um conhecimento universal. E por último, eles realizaram uma apresentação previa do experimento na sala de aula. Na exposição do trabalho para os demais colegas foram explanados os conceitos relacionados ao experimento e a parte prática, onde os alunos puderam observar o funcionamento do barco a vapor.
Resultado e discussão
O reaproveitamento de materiais exerce uma ação direta no meio ambiente,
além de relacionar-se com toda a sociedade, pois envolve padrões de
comportamento humano. Porém, ainda não conseguimos fazer dessa pratica algo
habitual. Quando se pensou nesse experimento, a ideia era conciliar ciência
e Educação Ambiental. Fazendo-se com que houvesse um olhar diferenciado por
parte dos alunos para materiais que iriam aumentar volume nos lixões. Além
disso, a proposta concilia a brincadeira de criança quando os faz lembrar-se
de momentos de descontração que já vivenciaram tornando o momento agradável
e trazendo o cotidiano do aluno para dentro de sala de aula.
Com um teste preliminar, os alunos demonstraram a satisfação da equipe que
confeccionou o barco, sendo a mesma decisiva para a motivação que tiveram na
busca para o entendimento de como fenômenos químicos e físicos acontecendo
simultaneamente podem promover o deslocamento do brinquedo produzido. As
pesquisas ajudaram os alunos a compreenderem de forma clara os conceitos
científicos envolvidos e a relação que materiais descartados diariamente no
meio provocam danos a longo prazo, como é o caso das latas de alumínio que
levam em media mais de 100 anos e o isopor em torno de 8 anos para se
decompor. Em decorrência da participação dos alunos do C.E. Gonçalves Dias
no experimento notou-se um empenho por parte de cada discente em compreender
todo o conteúdo para compartilhar com os colegas de sala. De maneira
descontraída puderam contextualizar conhecimentos que anteriormente ficavam
distantes de sua realidade e de forma reflexiva e questionadora assimilaram
o saber que une várias áreas do conhecimento humano.
Conclusões
A amostra experimental baseada na contextualização de assuntos relacionados à química, física, matemática e meio ambiente trouxe a criatividade em sala de aula para compreensão de conteúdos científicos permitindo a familiarização de forma clara e simples por parte dos alunos de temas previstos no seu conteúdo curricular, como também temas transversais discutidos ao longo do ano. Essa dinâmica aplicada em sala facilitou o aprendizado demonstrando que a química está ao nosso redor.
Agradecimentos
Agradeço a CAPES pela bolsa concedida do PIBID, ao IFMA e ao C.E. Gonçalves Dias onde as atividades são desenvolvidas.
Referências
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Parâmetros curriculares nacionais. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acessado em: 10/07/2017.
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