PROJETO QUÍMICA NA PRAÇA: UMA PROPOSTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE

ISBN 978-85-85905-23-1

Área

FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

Autores

Cruz, F.F.S. (C. E. JOHN KENNEDY - LAGO VERDE - MA) ; Santos, A.S. (C. E. JOHN KENNEDY - LAGO VERDE - MA)

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados obtidos por meio do projeto “Químico na Praça”, realizado pelo C. E. John Kennedy, Lago Verde – MA. Tal projeto teve como objetivo principal levar informações importantes para a mudança de comportamento e de pensamento em relação à presença da Química na sociedade. As atividades foram realizadas em um espaço de grande movimentação da referida cidade, ocasião em que alunos e professores fizeram explanações e experimentos referentes a diferentes temas relevantes para a sociedade. Por meio de uma pesquisa realizada com cidadãos que compareceram ao evento, percebeu-se que houve mudança de pensamento a respeito da Química por parte das pessoas entrevistadas

Palavras chaves

Química na Praça; Educação; Consciência Social

Introdução

O currículo escolar deve possibilitar ao aluno a aquisição de conhecimentos importantes para a tomada de decisões a respeito da vida em sociedade, das atividades produtivas e de experiências subjetivas (FONSECA, 2010). Desta forma, é importante contextualizar o ensino dos conteúdos de Química, a fim de permitir ao aluno a construção de uma visão mais articulada e menos a respeito do mundo que o cerca. (MARANHÃO, 2017). É necessário incentivar as feiras, para que alunos e professores motivem-se às pesquisas nas escolas públicas (BERNARDES, 2006). É importante que se tenha professores que empenhados em buscar caminhos para tornarem suas aulas mais interessantes e que permitam a percepção do ponto de contato entre a Química e a sociedade (NOVAIS; ANTUNES, 2016). O “Projeto Química na Praça” teve como principal objetivo socializar, junto à comunidade, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando o protagonismo juvenil dos alunos envolvidos. Tal objetivo se concretizou por meio das seguintes ações: despertar no aluno o interesse pelo conhecimento científico; contextualização dos conteúdos escolares de Química com a realidade social; realização experimentos, seminários e palestras sobre a Química e a sociedade. Desta forma o presente trabalho mostra os resultados da realização de um projeto de Química promovido pelo Centro de Ensino Jon Kennedy da cidade de Lago Verde – MA.

Material e métodos

A realização de projetos é uma proposta metodológica de ensino e aprendizagem que envolve diversos componentes estruturais básicos Hernandez (1998). O “Projeto Química na Praça” foi desenvolvido por professores e alunos das três séries do ensino médio do C. E. John Kennedy, Lago Verde – MA para ser apresentado à comunidade da referida cidade. No momento inicial, trabalhou-se com os alunos, os temas e experimentos a serem abordados na culminância do projeto. Após as explanações e ensaios em sala de aula, utilizando estandes com cartazes, aparelhos eletrônicos e materiais caseiros para a realização de experimentos, os alunos apresentaram os conteúdos e realizaram experimentos em uma praça pública da cidade de Lago Verde MA. Na ocasião, foi realizada uma pesquisa, através de um questionário contendo questões objetivas com duas alternativas, o questionário foi aplicado antes e depois de os entrevistados visitarem os estandes de apresentação, a fim de verificar até que ponto os conteúdos de Química abordados em sala de aula podem influenciar no pensamento da sociedade em relação ao exercício da cidadania.

Resultado e discussão

Com o objetivo de conhecer a visão do público a respeito da Química no cotidiano, foi realizada uma pesquisa de opinião. Os resultados possibilitaram a construção de gráficos que fazem uma comparação entre o ponto de vista do entrevistado antes e depois da visita aos estandes de apresentação. Através das respostas obtidas por meio da pesquisa, percebeu- se que a houve uma significativa mudança o ponto de vista do público presente, a respeito da presença da Química no dia a dia. Antes das explanações feitas pelos alunos, muitos cidadãos pensavam que a Química se limitava em produzir produtos tóxicos, nocivos à saúde e ao meio ambiente, após a visita aos estandes de apresentação o público percebeu que a Química tem uma grande importância para a vida da humanidade. A atuação dos estudantes provocou mudanças de pensamento dos indivíduos presentes a respeito dos benefícios e perigos da química na sociedade. Os resultados obtidos são consonantes com o ponto de vista de MÓL et al(2013) que afirma que “a sociedade moderna requer muitos outros conhecimentos e habilidades dos nossos jovens”. As imagens a seguir mostram, de forma resumida, a mudança de pensamento a




FIGURA 1

Dados obtidos na pesquisa de campo

Conclusões

O projeto “Química na Praça” estimulou o protagonismo juvenil e despertou interesse pelos conhecimentos em Química por parte dos alunos que se envolveram na realização e apresentação do mesmo. Além disso, aproximou escola e sociedade, possibilitando que os cidadão de Lago Verde-MA tivesse a oportunidade de conhecer a relação da Química com o cotidiano de todos. Em ultima análise os estudantes ficaram muito satisfeitos com a possibilidade de serem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, e ficaram muito entusiasmados com a ideia de serem agentes transformadores da sociedade.

Agradecimentos

Referências

BERNARDES, A. Recursos lúdicos para o ensino de Química no Ensino Médio: relato de experiência. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/0010.html> em 16 de set. 2011.

FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. v. 3. São Paulo: FTD, 2010.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança na educação e projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MARANHÃO, G. E. Escola Digna – Plano mais IDEB - programa de fortalecimento do ensino médio – orientações curriculares para o ensino médio: caderno de química./ Secretaria de Estado da Educação. São Luís, 2017.

MÓL, Gerson et al. Química cidadã. V. 3. Projeto de Ensino de Química e Sociedade (PEQUIS). 2. ed. São Paulo: AJS, 2013.

NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T. Vivá: Química. V. 2. Ensino Médio. Curitiba: Positivo, 2016.

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