As mulheres na ciência: Uma história contada através do teatro
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
Castro, L. (FUNEC-CENTEC) ; Nascimento, L. (FUNEC-CENTEC) ; Rodrigues, R. (FUNEC-CENTEC) ; Vasconcelos, A. (FUNEC-CENTEC)
Resumo
O teatro é uma forma diferenciada de contar e reproduzir histórias, bem como de ensinar. "As mulheres na ciência" foi um seminário em forma de teatro, realizado por estudantes da instituição FUNEC-CENTEC com o intuito de passar informações e conhecimentos de uma forma dinâmica, sobre mulheres que tiveram um papel muito importante na história da ciência, mas que não foram devidamente reconhecidas. O trabalho contém um pouco das informações sobre as mulheres que foram representadas no seminário e tem como objetivo dar maior visibilidade a elas e fazer com que as pessoas percebam a enorme contribuição que elas deram para o universo da ciência.
Palavras chaves
Mulheres; Ciência; Teatro
Introdução
Esse trabalho foi realizado com a justificativa de conhecer mais sobre a história de mulheres que tiveram grande importância para a ciência, mesmo que algumas não tenham sido reconhecidas como deveriam, ficando sempre às sombras dos seus maridos. Vale ressaltar que as cientistas realizaram pesquisas, descobertas, publicações, traduções, invenções, como por exemplo o Banho Maria, inventado por Maria, a Judia. Ou também a incrível descoberta do polônio e do rádio, que são dois elementos químicos, descobertos por Marie Curie.Entre outras conquistas por outras cientistas. Os objetivos desse trabalho são: → Apresentar a história das mulheres que deram grandes contribuições para o mundo; → Mostrar os obstáculos e as dificuldades enfrentadas por elas; → Fazer uma crítica aos ideais ultrapassados de uma sociedade arcaica; → Mostrar que também tinham autonomia para fazer enormes mudanças; → Apresentar uma maneira mais dinâmica de aprendizado, que é através do teatro.
Material e métodos
Levantamento bibliográfico das cientistas: Maria, a Judia; Marie-Annie Lavoisier; Marie Curie; Mileva Maric e Irène Curie. Após o levantamento bibliográfico de suas biografias, selecionamos os episódios de destaque na história de cada uma, sua identidade, o contexto histórico e sua contribuição para a ciência e a partir daí criamos o roteiro. A turma foi divida em grupos: → Criação do roteiro → Produção do figurino → Cenografia e fotografia → Sonoplastia E a grande maioria da turma formou o elenco. Após a criação do roteiro a turma se organizou para os ensaios que se sucederam até o dia da apresentação que ocorreu na culminância do seminário que ocorre anualmente na FUNEC-CENTEC no Curso Técnico em Química Industrial. O trabalho foi apresentado em duas ocasiões, durante o seminário para todos os outros alunos do curso técnico da escola e durante a Feira Técnica que ocorre em um sábado com a presença de toda a comunidade. Os materiais utilizados no teatro foram: → Jornal → TNT → Quadros → Desenhos autorais → Cartolina Preta → Jaleco → Telescópio → Bancos → Mesas → Cadeiras → Frascos vazios → Estante → Vestimentas de época → Holofotes (Papelão, alumínio, lâmpada, papel celofane) → Taças de vidro → Refrigerante → Balão Volumétrico → Erlenmeyer → Livros → Papéis → Peruca → Água → Corante azul → Máquina de escrever → Garrafas de vinho vazias → Cloreto férrico → Tiocianato de potássio → Giz → Bandeja → Luz Negra → Extensão → Churrasqueira → Pó fluorescente → Certificados → Fita isolante → Panela → Colher de madeira → Luvas → Tubos de ensaio → Estante para os tubos de ensaio → Vidro de relógio → Béquer → Proveta → Bastão de vidro → Funil de vidro → Baralho
Resultado e discussão
O trabalho foi idealizado após a turma pensar em qual tema representaríamos
através do teatro, e após alguns debates, foi decidido realizar uma peça teatral
que mostrasse a história das cientistas de uma forma mais dinâmica.
Durante as pesquisas, pode-se perceber o quanto as mulheres são ofuscadas na
história, tanto que muitas das informações foram difíceis de serem encontradas,
assim dando cada vez mais certeza do quão importante seria a divulgação dessas
pessoas, que foram essenciais para a história da humanidade.
Foram feitas diversas alterações durante os ensaios, que ocorreram em cerca de
quatro a três meses antes da apresentação, podendo assim melhorarmos detalhes
que deixavam o teatro mais informativo e engraçado ao mesmo tempo.
Com a finalização do teatro, tivemos um retorno significativo de críticas
construtivas sobre o que poderia melhorar, e também muitos comentários
positivos sobre a peça.
A ideia foi bastante elogiada pelos professores, e também pelo público que
assistiu, por isso consideramos que seria muito interessante e importante
ampliar o alcance desse trabalho.
Tivemos também como resultado um maior interesse dos alunos que produziram a
peça pela história de outras cientistas, seja no ramo da química, ou de outras
ciências, além de conhecerem mais sobre o contexto histórico de cada uma e
como isso influenciou a percepção da sociedade pelo trabalho das mesmas.
Foto tirada durante a peça teatral "As mulheres na ciência" representando o momento de encontro delas em um Pub para o início da história.
Foto da turma que realizou o teatro na instituição FUNEC-CENTEC no ano de 2017.
Conclusões
Conclui-se que através do trabalho, foi possível perceber o impacto que as mulheres tiveram na história da ciência, e como o teatro pode ser uma forma muito mais viável para um aprendizado sobre diversos assuntos. E que com esse método, o alcance das informações passadas pode ser muito maior, ou seja, consegue-se expandir a área que se pretende alcançar. Divulgar os feitos dessas grandes cientistas é uma forma de difundir a ciência de maneira lúcida, simples e criativa além de inspirar outras pessoas através dessas biografias.
Agradecimentos
Agradecemos a nossa orientadora, Adriana Vasconcelos, e também a Carmen Lima, Fred Almeida e Valéria Bruno, professores que ajudaram no desenvolvimento do teatro.
Referências
CANAL CIÊNCIA. Marie Curie: vida, obra e descobertas. Disponível em: http://canalciencia.ibict.br/personalidades_ciencia/Marie_Curie.html Acesso em 23 de Agosto de 2018
DA SILVA ALMEIDA, M. (UEPB); DA SILVA TORRES, C. (UEPB); DE ARAUJO RODRIGUES, R. (UEPB); FERREIRA DANTAS FILHO, F. (UEPB); JOSÉ DA SILVA, O. (UEPB); NATANNE DA SILVA LEAL, K. (UEPB); NUNES DA SILVA, G. (UEPB); TAVARES DE AGUIAR, C. (UEPB); TAYNAN SABINO MOURA DA SILVA, M. (UEPB). Avaliação de uma proposta didática utilizando o teatro para o ensino de radioatividade abordando o contexto histórico. Disponível em: http://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/6/8128-21012.html Acesso em 11 de Agosto de 2018
RINCÓN Maria. CONHEÇA A HISTÓRIA DA ALQUIMISTA QUE DEU ORIGEM AO TERMO “BANHO-MARIA”. Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/102468-conheca-a-historia-da-alquimista-que-deu-origem-ao-termo-banho-maria.htm Acesso em 23 de Agosto de 2018