Tecnologia para pontos de ônibus ecológicos através de materiais não-biodegradáveis.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química
Autores
Santos, J.M. (IFMT-BELA VISTA) ; Campos, C.C. (IFMT-BELA VISTA) ; Reis, K.G.G. (IFMT-BELA VISTA) ; Cruz, K.L.S. (IFMT-BELA VISTA) ; Santos, T.E.M. (IFMT-BELA VISTA) ; Campos, E.F. (IFMT-BELA VISTA)
Resumo
No Brasil, o transporte coletivo através de ônibus predomina em diversas regiões, tanto pela dependência dos combustíveis fósseis como também a dificuldade e preço de uma adaptação para meios de locomoção mais atuais, sendo assim, faz-se necessário a construção de pontos ( locais em que as pessoas esperam os ônibus ), em algumas cidades a manutenção destes pode chegar a 360 mil reais, em Cuiabá, um ponto de ônibus climatizado foi construído pelo valor de 1,2 milhões de reais, dados retirados do G1. Assim, nosso projeto visa melhorar a tecnologia destes pontos, tanto pelo isolamento térmico quanto pelo custo e durabilidade, evitando o gasto nas manutenções e diminuindo o preço de construção drasticamente, além disso, não deixando o conforto de lado.
Palavras chaves
reciclagem; tetra pak; pontos de ônibus
Introdução
A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada ou tetra pak, possui múltiplas camadas. A caixa de leite precisa de seis camadas, essas camadas são pressionadas tendo basicamente como composição os seguintes materiais:75% papel cartão, 20% de filmes de polietileno (PEBD) e 5% alumínio (ECYCLE). A indústria da reciclagem está em um estágio tecnológico bem avançado, facilitando o processo de reciclagem da embalagem tetra pak, que era considerado extremamente complicado, por possuir diversos componentes prensados que possuem características diferentes, o que dificultava a separação dos mesmos. O processo de reciclagem de embalagens tetra pak consiste na desassociam da camada de papel e do composto de polietileno e alumínio. O papel e o composto de polietileno e alumínio reciclados podem ser usados para produzir materiais para novos produtos, criando mecanismos que possam reduzir desperdícios e impactos ambientais. Pensando nisso, idealizamos a manipulação desses matérias utilizando o composto de polietileno e alumínio na fabricação de telhas, fazendo assim a reciclagem das embalagens tetra pak pós-consumo. Estes mecanismos são saídas ecologicamente corretas de preservação ambiental, pois assim estaremos combatendo o desperdício e criando mecanismos que possam assegurar o uso consciente de matérias que demorariam mais de 450 anos para se decompor naturalmente, além de buscar uma conscientização ambiental na sociedade, disseminando a ideia de reutilização do material que está sendo desperdiçado na grande Cuiabá.
Material e métodos
Em torno de 1.500 embalagens de tetra pak são destinados para fábrica de papel, onde são postos em um equipamento denominado hidrapulper. Este equipamento funciona desagregando totalmente e separando todas as fibras contidas no papel, funcionando com o mesmo princípio de um liquidificador, com introdução de água para auxiliar a transformação do papel em uma polpa homogênea. Estes influenciam o processo de reciclagem, pois o objetivo não é triturar o papel, e sim desagregar completamente com o mínimo possível de cortes nas fibras, pois fibras maiores significam papel reciclado com maior resistência. Depois de separar as fibras de papel das camadas, o alumínio e polietileno (Polialumínio) passam pelo processo de moagem, para uniformizar os fragmentos. Após a uniformização o alumínio e o polietileno são colocados em formas para a pesagem e padronização, sendo compactados e levados para serem prensados e fundidos, formando as chapas. Essas chapas são onduladas e cortadas, finalizando o processo de produção. Após a finalização, as telhas são empregadas na cobertura dos pontos de ônibus ecológicos.
Resultado e discussão
As telhas confeccionas feitas de tetra pak são ideais para cobertura de
pontos de ônibus ecológicos por apresentar maior resistência que as telhas
convencionais, suportando cargas de até 150kg/m². Por serem aluminizadas,
elas atuam na reflexão da luz solar, tornando-se eficientes isolantes
térmicos e apresentando condutividade térmica baixa e um baixo coeficiente
de absorção da radiação, bloqueando 50% a 60% da passagem de calor. A
utilização dessas telhas, incentivam às atividades envolvidas com a
reciclagem e a conscientização da população, a diminuição de grandes
toneladas de embalagens tetra pak que são jogadas em aterros sanitários e a
preservação ambiental. Embora o objetivo desse trabalho seja aplicar essas
telhas somente nos pontos de ônibus ecológicos, elas também podem ser usadas
para outros fins.
Modelo de ponto de ônibus ecológico.
Conclusões
Com a reciclagem das embalagens tetra pak, promovemos a conscientização da população, beneficiando o meio ambiente e a economia. E ao implantarmos esses materiais em pontos de ônibus ecológicos proporcionamos conforto e o bem-estar para todos os usuários do transporte público.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus e a comunidade acadêmica a qual estamos inseridos.
Referências
• ECYCLE, Caixa de leite é reciclável? Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/58-tetrapak/218-caixa-de-leite-e-reciclavel.html>. Acesso em: 27 de julho de 2017.
• NEVES, F. L.; “Reciclagem de embalagens cartonadas Tetra Pak”. Revista ‘O
Papel’ no 2, pág. 38-45, 1999.
• ZUBEN, F. von; NEVES, F. L; “Reciclagem do alumínio e do polietileno
presentes nas Embalagens Cartonadas Tetra Pak”. In: Seminário Internacional de
Reciclagem do Alumínio, São Paulo, 1999. anais. São Paulo: ABAL, 1999, pág. 96 – 109.