ANALISES FISICO-QUÍMICA DE ÁGUA SUBTERRANEA DE PONTOS EM BARCARENA-PA
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Iniciação Científica
Autores
Costa Martins, A.S. (UFPA) ; Monteiro da Silva, E.E. (UFPA) ; Rodrigues Silva, M. (UFPA) ; Reis Duarte Moreira, W. (UFPA) ; Gomes Dias, B.K. (UFPA) ; Bastos Atíde, A.M. (UFPA) ; Rodrigues Pereira, R.J. (UFPA) ; Gonçalves Rodrigues, M. (UFPA) ; Ranieri da Silva, S. (UFPA) ; Santos Trindade, N. (UFPA)
Resumo
O trabalho apresenta o objetivo de analisar os parâmetros físico-químicos da água subterrânea de diferentes pontos, no município de Barcarena que se localiza no estado do Pará, município esse que aloja empresas de mineração e onde ocorreu recentemente aconteceu um acidente ambiental envolvendo morte em massa de animais. analisamos a turbidez, o pH e o oxigênio dissolvidos na água em oito pontos de água subterrânea. Com esses parâmetros conseguimos detectar se a água era para consumo humano.
Palavras chaves
ÁGUA; BARCARENA; SUBTERRÂNEA
Introdução
No trabalho determinamos três características físico-químicas da água subterrânea em Barcarena de princípio determinamos o pH, que é o que descreve o grau de acidez (H+) ou de alcalinidade (OH-) de uma solução (ASTM, 202). Em seguida analisamos a turbidez, que determina a presença de materiais sólidos contida no líquido, pois com a presença desse material a água perde a sua transparência. Por último determinamos a quantidade de oxigênio contido na água. A água subterrânea é toda água que acumula de baixo da superfície terrestre, em muitos lugares esse tipo de água abastece uma comunidade mais do que os rios. Por conta disso a sua importância é primordial para abastecer os aquíferos do território, e hoje é onde se encontra uma parcela da água potável do mundo, exemplo disso é o aquífero Guarani. O presente trabalho tem o objetivo de analisar se essas águas estão em bom estado de consumo.
Material e métodos
Foram coletadas oito amostras de aguas subterrânea do município de Barcarena, utilizamos garrafas de âmbar lavadas com água destilada e esterilizadas, as amostras conservadas em isopor foram levadas para o laboratório de Analítica da Universidade Federal do Pará em Belém. Uma das medições mais realizada em um laboratório de analítica é o pH de soluções (Pereira e Maciel, 2000). Utilizamos um medidor de pH segundo o manual do fabricante (ITPAC), cada amostra expressou diferentes resultados. A turbidez é um parâmetro indicador da possível presença de argila, silt, substâncias orgânicas (Ex: húmus) ou inorgânicas (Ex: óxidos) finamente divididas, plâncton e algas.é utilizado um turbidímetro, este aparelho é constituído de um nefelômetro, sendo a turbidez expressa em unidades nefelométricas de turbidez (UNT). Sua utilização é conforme o fabricante (DIGMED). A presença de oxigênio dissolvido em água, conhecido também como análise de OD é fundamental, pois a quantidade de oxigênio dissolvido em água é importante para que ocorra reações e importante para a vida aquática. indica o grau de aeração da água. É um excelente indicativo da qualidade da água. O método não modificado usa o sulfato manganoso em meio alcalino que na presença de OD, o manganês é oxidado a uma valência mais alta, formando um precipitado marrom. Nesta fase, se o precipitado formado por branco indica ausência de oxigênio dissolvido segundo o método Winkler, 1963.
Resultado e discussão
Podemos perceber que os pontos 1, 3, 5, e 6 estão muito ácido em comparação
aos outros pontos. Os pontos 2, 4, 7 e 8 se aproximam da basicidade. O
consumo dessa água ácida pode acarretar vários problemas de saúde, como por
exemplo, a redução da atividade do sistema imunológico, desencadear um
câncer, doenças cárdicas por conta do acúmulo de gorduras, problemas na
tireoide, e outras doenças que são causadas por aumento da acidez no corpo
humano.
No sentido de turbidez, nem um dos pontos ultrapassaram o que é permitido
pela a CONAMA 480/2017, pois o máximo estabelecido é 100 UNT. A mesma coisa
é para o caso de OD, os pontos encontram-se nos padrões estabelecidos, pois
a não pode ser menos que 5 mg/l O2.
Conclusões
As águas subterrâneas de Barcarena encontram-se muito ácidas. A acidez dos pontos encontram-se na média de 5,01 na escala de pH, das 8 amostras 50% dos pontos analisados estão ácidas e os outros 50 % estão um pouco se aproximando da neutralidade mas mesmo assim ainda estão acidas para o consumo. Mesmo assim, com isso água de Barcarena não encontra-se em boas condições. Todos os pontos estão com a sua turbidez no padrão estabelecido, sem ultrapassar o permitido. O oxigênio dissolvidos também estão dentro nas normas estabelecidas.
Agradecimentos
Agradecemos a Universidade Federal do Pará
Referências
American Society for Testing and Material. Standard test method for pH aqueous solutions with the glass electrode. EUA; 2002.
Resolução CONAMA Nº 480/2017 - Reconhece a revogação das resoluções discriminadas neste ato - Data da legislação: 19/07/2017 - Publicação DOU, de 20/07/2017, Seção 1, página 73 - Reconhece a revogação das Resoluções CONAMA nº 05/85, 14/86 e 11/90
PEREIRA SE. MACIEL JB. Avaliação de medição de pH através de programa de intercomparação laboratorial. São Paulo, Brasil 2000.