Substância alcaloide: Quinina substância orgânica para fins terapêuticos.
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Química Orgânica
Autores
Soares, J.P. (IFMA) ; José Leitão de Sousa, H. (IFMA) ; Felipe Jesus Sena, B. (IFMA) ; Allisson de Alencar Costa, J. (IFMA) ; Ferreira de Castro, J. (IFMA) ; Marcelo Noronha Lima, F. (IFMA)
Resumo
A QUININA É UMA SUBSTÂNCIA ALCALOIDE, ORGÂNICO, CUJA ESTRUTURA (C20H24N2O2) POSSUI DIVERSAS FINALIDADES, ENTRE ELAS, TERAPEUTICAS E MEDICINAIS. O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PREMISSA EVIDENCIAR A SUBSTÂNCIA E ESTIMULAR A COMUNIDADE CIENTIFICA A EXPLORAR MAIS ACERCA DA QUININA, DEMONSTAR SUA FUNÇÃO NA QUÍMICA ORGÂNICA E PROPRIEDADES. A ESTUDOS FEITOS A 4 SÉCULOS QUE A SUBSTÂNCIA PODE AJUDAR PESSOAS COM MALÁRIA.
Palavras chaves
alcaloide; quinina; química orgânica
Introdução
QUININA É UMA SUBSTÂNCIA ORGÂNICA ALCALOIDE QUE CONTÉM NITROGÊNIO, EXTRAÍDO DE PLANTAS CONGÊNERES, QUE POSSUI EFEITOS FISIOLÓGICOS AO SER VIVO QUE A CONSOME, NÃO OBSTANTE A ISSO, INFERE-SE QUE A QUININA PODE AJUDAR PESSOAS QUE TENHA OS VÍRUS MALÁRIA. (OLIVEIRA, 2009). ESSA SUBSTÂNCIA ORGÂNICA PODE SER ENCONTRADA NO MEIO INDUSTRIAL COMO NO REFRIGERANTE ÁGUA TÔNICA, QUE POSSUI GOSTO AMARGO PARA QUEM CONSOME A BEBIDA, BASTANTES PERGUNTAS E MITOS SURGIRAM PERANTE A ÁGUA DE QUININO, PRA QUE SERVE? QUAL A FINALIDADE DA FABRICAÇÃO DE TAL REFRIGERANTE? ALGUMAS PESSOAS LEIGAS DIRIAM É PARA CURAR RESSACA APÓS CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS, NA VERDADE ESSA BEBIDA É UM REFRIGERANTE QUE POSSUI AS MESMAS FINALIDADES DE OUTROS SABORES. AS PLANTAS DO GÊNERO CHICHONA DA FAMÍLIA DAS RUBIÁCEAS QUE TEM COMO MEMBROS, O CAFÉ E AS GARDÊNIAS, SÃO AS CHICHONAS QUE EM SEU DNA VEGETAL POSSUI O COMPOSTO QUININA SÃO NATURAIS DA REGIÃO AMAZÔNICA NO BRASIL, ALÉM DE SEREM ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA PODEM SER ENCONTRADAS NAS FLORESTAS DO PAÍS SUL AMERICANO PERU. O QUININO CARACTERIZA-SE POR SER UMA SUBSTÂNCIA ORGÂNICA FÁRMACO, QUE NO USO POPULAR SERVE PARA DIVERSAS FINALIDADES, TRATAMENTO FITO TERAPÊUTICO, NÃO OBSTANTE A ISSO A CONTROVÉRSIAS SOBRE A POSOLOGIA DE TAL SUBSTÂNCIA, ALÉM DISSO NÃO A UMA COMPROVAÇÃO CIENTIFICA MEDICINAL SOBRE SEUS EFEITOS, CONTUDO E ESSA SUBSTÂNCIA ALÉM DE SER ENCONTRADO NO REFRIGERANTE; EM ALGUNS REMÉDIOS FÁRMACOS TEM EM SUA COMPOSIÇÃO QUININA. ESSA SUBSTÂNCIA É DESCONHECIDA PARA MUITAS PESSOAS, SE FOR FAZER UMA ENTREVISTA COM UM GRUPO DE 399 PESSOAS, PROVAVELMENTE 19 PESSOAS AFIRMARIAM TER CONHECIMENTO ACERCA DO QUININO, E DESCREVERIA A UTILIDADE DA EXTRAÇÃO E APLICAÇÃO. PORTANTO, A QUININA TEM MUITAS PROPRIEDADES MEDICINAIS AS QUAIS NECESSITAM DE ESTUDOS.
Material e métodos
Evidenciar que a substância quinina pode interferir no desenvolvimento do vírus malária, a pesquisa será exploratória e documental, o projeto haverá de ter três colaboradores ou seis coautores. Além disso, o presente trabalho haverá questionários sobre o assunto. Expor as propriedades orgânicas do composto alcaloide quinina, elucidar como extrair da planta Cinchona calisaya e analisar as características fármacos em doenças como a malária.
Resultado e discussão
O presente trabalho consiste numa pesquisa bibliográfica, para estimular a
comunidade cientifica a explorar e observar com maior atenção o que o composto
pode oferecer.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinina
www.misabueso.com/salud/Quinina
Conclusões
O artigo nos proporciona que a química orgânica é um campo de estudo muito interessante, a quinina nos dias de hoje recebe pouca visibilidade, então nós da instituição IFMA, campus Caxias produzimos a presente pesquisa com levantamentos bibliográficos para esse composto alcaloide que tem aspectos a serem investigados e usados para meios terapêuticos e científicos.
Agradecimentos
Agradeço a Deus, meus pais, amigos, orientador e os colaboradores do presente artigo, que este possa despertar a atenção da comunidade acadêmica das ciências e químic
Referências
OLIVEIRA, ALFREDO RICARDO MARQUES DE OLIVEIRA. QUININA: 470 ANOS DE HISTÓRIA, CONTROVÉRSIAS E DESENVOLVIMENTO. DEPARTAMENTO DE QUÍMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. QUIM. NOVA. 32 NO. 7. SÃO PAULO. 2009
SANCHEZ, BRUNO ANTONIO MARINHO. PLASMÓDIOS TRANSFECTADOS COM A PROTEÍNA DE FLUORESCÊNCIA VERDE (GFP) PARA ENSAIOS DE QUIMIOTERAPIA EXPERIMENTAL, FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. BELO HORIZONTE, FEVEREIRO, 2007.
REVISTA SUPER INTERESSANTE. A QUNINA DOS ÍNDIOS, FEVEREIRO DE 2013