As estratégias metodológicas utilizadas no ensino de Química Orgânica: Uma análise dos artigos publicados na Revista Química Nova na Escola (2008-2018)
ISBN 978-85-85905-23-1
Área
Química Orgânica
Autores
Soares, L.C.R. (UEPA) ; Neves, P.A.P.F.G. (UFPA) ; Costa, Y.R. (UEPA) ; Santos, J.L.B. (UEPA)
Resumo
No ensino de Química orgânica é perceptível que a prática docente eleva bastante a condição de ensino-aprendizagem em sala de aula para que os alunos consigam obter um maior êxito em relação ao conhecimento construído durante as aulas teóricas. Dessa forma, podem-se enfatizar os diversos estratagemas metodológicos de ensino, as quais são abordadas no sentido de dinamizar e facilitar o aprendizado. A partir dos dados coletados, observou-se que a partir do emprego de metodologias práticas é possível contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, porém ainda são poucos os trabalhos que tem como foco utilizar metodologias práticas para obtenção de dados científicos.
Palavras chaves
Química Orgânica ; Revista QNESc; Revisão Integrativa
Introdução
A Química Orgânica pode ser trabalhada de forma mais dinâmica e elaborada, de modo didático, para que a compreensão do conteúdo seja amplificada (BRASIL, 1996). De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) “[...] o docente deve utilizar um tema que tenha vínculo com o cotidiano é fundamental para favorecer uma melhor participação em sala de aula e melhorar o aprendizado’’. Considerando que o ensino de Química para os alunos está sendo repetitivo, sem contexto e limitado. De acordo com Justi; Ruas (1997, p.27), “[...] os alunos não estariam entendendo a química como um todo, mas como pedaços isolados de conhecimentos, mas não aprendendo química’’. A partir desta citação, verifica-se que a constatação acerca do Ensino de Química não é recente, há muito tempo diversos pesquisadores da área do Ensino de Ciências/Química vêm sinalizando sobre as diversas problemáticas que se apresentam durante o processo ensino aprendizagem da disciplina de química. Desta forma, para proporcionar uma formação cidadã e crítica aos alunos, o docente precisa contextualizar os assuntos de química com a realidade de vida dos alunos.Segundo Lufti(1992, p.16), “(...) os processos presentes no cotidiano são processos vividos por todos e não refletidos, espontâneos, a reflexão sobre eles pode levar-nos a níveis acima da cotidianidade’’. Tendo em vista que a Revista Química Nova na Escola, é um dos periódicos de maior impacto na área de Ensino de Química no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma Revisão Integrativa da Literatura sobre os artigos de Química Orgânica que utilizaram alguma metodologia prática (experimentos e jogos) para obtenção dos dados, publicados no período de 2008-2018.
Material e métodos
Utilizou-se como objeto de estudo a Revista Química Nova da Escola (QNESc) mais especificamente os artigos que tratassem sobre química orgânica no período de 2008 – 2018, os quais utilizassem estratégias práticas nos para discussão dos resultados obtidos.
Resultado e discussão
A partir dos critérios estabelecidos, foram selecionados 03 artigos (Tabela
1).
No A1, o artigo teve como objetivo conhecer os componentes e os efeitos dos
medicamentos (fármacos) no organismo pelo estudo dos grupos funcionais,
assim analisar as estruturas e moléculas e suas influências que elas têm
sobre o organismo humano, assim é possível saber como alguns desses fármacos
agem. Houve uma abordagem experimental com acadêmicos do curso de
Licenciatura em Química da UFSM, com o objetivo de evidenciar a relação da
estrutura dos medicamentos (Codaten, Energil C, Tylenol e Aspirina). No A2,
foi utilizada a atividade multissensorial, na qual houve um grande
aproveitamento por parte dos alunos e trabalhou-se a temática chás, dentro
de uma questão sociocultural. E no A3, o recurso didático foi um jogo
perfil, o qual também estudou o processo de ensino-aprendizagem da química
orgânica no ensino superior e básico, em que ambas escolaridades têm
dificuldades em reconhecer compostos mais complexos, porém despertou o
interesse nos alunos em relação ao conteúdo.
Conclusões
A partir da análise dos artigos, verificou-se que são poucos os artigos voltados para o assunto de Química Orgânica que utilizaram metodologias práticas, como experimentos, jogos e simulações para a obtenção de dados. O resultado obtido com esse levantamento preliminar, aponta para a necessidade de utilização de metodologias práticas para a obtenção dos dados, pois além de obter resultados para a produção de trabalhos científicos também beneficia os participantes da pesquisa, pois os mesmos irão ter contato com determinado assunto de maneira prática.
Agradecimentos
Referências
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