EFEITO DA ADIÇÃO DE ALUMÍNIO NO DESEMPENHO TEÓRICO DE PROPELENTES PARA FOGUETES A BASE DE NITRATO DE POTÁSSIO E AÇÚCAR

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Tecnológica

Autores

Baldissera, R. (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; de Oliveira, M. (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Poletto, M. (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL) ; Severo, T.C. (UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

Propelentes sólidos para o uso de foguetes amadores deve considerar, além de elevados impulsos específicos, os fatores de segurança, já que os compostos utilizados são explosivos. A utilização de softwares de simulações, constitui um passo importante para a compreensão de certas variáveis envolvidas, tais como impulso específico, velocidade de exaustão e temperatura de combustão. O objetivo deste trabalho é prever o desempenho teórico de propelentes a base de nitrato de potássio e açúcar com adição de diferentes teores de alumínio utilizando o software ProPEP 3. Os resultados das simulações demonstraram que a adição de alumínio ocasiona aumento do impulso específico e da velocidade de exaustão dos gases ocasionando melhor desempenho dos propelentes.

Palavras chaves

Propelente Sólido; Foguetes; Alumínio

Introdução

Um propelente muito utilizado em foguetes amadores é conhecido como KNSu e é produzido pela combinação de uma mistura de 65% em massa de nitrato de potássio e 35% em massa de sacarose (BALDISSERA et al, 2016). Os componentes para produção do combustível são de fácil obtenção e este propelente produz um impulso específico relativamente elevado (KUMAR et al., 2015; FOLTRAN et al., 2015). Em resumo, a sacarose (açúcar) atua como combustível, enquanto que o nitrato de potássio age como oxidante (KUMAR et al., 2015). A melhora no desempenho do propelente convencional a base de KNSu pode ser obtida através da inserção de aditivos como é o caso de micro e nanopartículas de alumínio (KUMAR et al., 2015). O pó de alumínio é um aditivo usado em propelentes de foguetes sólidos, pois geralmente ocasiona o aumento do impulso resultante sobre o motor do foguete (POURPOINT et al., 2012). O objetivo deste trabalho é prever o desempenho de um motor de foguete que utiliza como propelente sólido uma mistura de KNSu e alumínio.

Material e métodos

A massa de propelente utilizada em cada simulação foi de 100g. As formulações foram desenvolvidas utilizando 2,5%, 5%, 7,5% e 10% em massa de alumínio, mantendo a proporção de 65% em massa de nitrato de potássio e 35% em massa de açúcar, que constitui a base do KNSu. Os parâmetros teóricos obtidos para a queima do propelente foram encontrados utilizando o software ProPEP 3 (Propellant Performance Evaluation Program) versão 1.0.3. Adotou-se como parâmetro teórico uma pressão na câmera do motor igual a 1000 psi. Além disso, considerou-se que os produtos gerados com a combustão do propelente são homogêneos, os gases provenientes da combustão obedecem à lei dos gases ideias, a razão do calor específico (Cp/Cv) dos gases é constante em todo o motor, nenhum calor é trocado através da parede do motor e o fluxo de calor é adiabático, o impulso produzido é constante ao longo da combustão e a variação da temperatura e da pressão é somente axial, portanto o fluxo no bocal de saída do foguete ocorre em apenas uma dimensão (KUMAR et al., 2015).

Resultado e discussão

A Tabela 1 apresenta os parâmetros teóricos obtidos através da simulação do propelente constituído pelo KNSu, juntamente com as porcentagens em massa de 2,5%, 5%, 7,5% e 10% de alumínio em pó. De acordo com a literatura, a temperatura de combustão para o KNSu é de 1720K, enquanto que o impulso específico é de 130s e a velocidade de exaustão dos gases chega a 950m/s (NAKKA, 1999). Os valores obtidos com a simulação para o KNSu são semelhantes aos encontrados na literatura (NAKKA, 1999; OLAOYE et al., 2014). Os resultados demonstraram que a inserção de alumínio acarreta no aumento de todas as propriedades avaliadas. A temperatura de combustão na câmara do motor para a amostra com a inserção de 10% em massa de alumínio apresentou um aumento de, aproximadamente, 20% quando comparado ao KNSu. Este resultado indica que a queima do alumínio aumenta a liberação de calor o que ressalta a necessidade de avaliar melhor a espessura da câmara do motor para que esta possa suportar a queima do propelente com alumínio. A velocidade de exaustão característica e o impulso específico são dois parâmetros utilizadas para comparar a performance de diferentes sistemas de propulsão para foguetes (NAKKA, 1999). O impulso específico aumenta gradualmente com a adição de alumínio, como pode ser observado na Figura 1, demonstrando que inserção do metal acarretará em maior alcance do foguete. A formulação com 10% em massa de alumínio apresentou um impulso específico 14% superior ao KNSu,tradicionalmente utilizado. A velocidade de exaustão pode ser relacionada com a eficiência da combustão na câmara do motor. Com a adição gradual de alumínio a velocidade de exaustão do propelente com 10% em massa de alumínio, aproximadamente, 15% superior ao KNSu, corroborando os resultados do impulso específico.

Figura 1

Impulso específico das formulações avaliadas.

Tabela 1

Parâmetros de desempenho teórico dos propelentes avaliados

Conclusões

Os resultados das simulações demonstraram que a adição de alumínio acarreta no aumento de, aproximadamente, 15% tanto do impulso específico, quanto da velocidade de exaustão dos gases para a formulação com 10% em massa de alumínio quando comparado ao KNSu sem a adição de alumínio, que é utilizado em foguetes amadores. Contudo, a temperatura de combustão na câmara do motor aumentou em torno de 20% o que indica que a queima dos propelentes com adição de alumínio libera maior quantidade de energia que o KNSu.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Universidade de Caxias do Sul (UCS) por apoiar esse projeto de pesquisa.

Referências

BALDISSERA, R.; SOARES, D. M.; GEDOZ, T. B. ; MORELATTO, T.; POLLETO, M.; SEVERO, T. C. Evaluation of rocket propulsion performance using potassium nitrate/sucrose and aluminum/ice as propellants. Journal of Basic and Applied Research International, v. 19, p. 152-156, 2016.

FOLTRAN, A.C.; MORO, D.F.; da SILVA N.D.P.; FERREIRA, A.E.G.; ARAKI, L.K.; MARCHI, C.H. Burning rate measurement of KNSu propellant obtained by mechanical press. Journal of Aerospace Technology and Management. 2015, v. 7, n. 2, p. 193-199.

KUMAR, M.P; PALEKAR, S.G. Design and performance analysis of aluminized sugar aided rocket propulsion using MATLAB. International Journal of Science and Research. 2015, v. 4, n. 10, p. 624-627.

NAKKA, R. KN-Sucrose propellant chemistry and performance characteristics. Richard Nakka's Experimental Rocketry Web Site. 1999.
OLAOYE, O.S.; ABUDULHAFEEZ, O.A. Design and performance characteristics of a rocket using potassium nitrate and sucrose as propellants. International Journal of Science and Research. 2014, v. 3, n.8, p. 1892- 1897.

POURPOINT, T. L. ; WOOD, T. D. ; PFEIL, M. A. ; TSOHAS, J; SON, S. F. Feasibility study and demonstration of an aluminium and ice solid propellant. International Journal of Aerospace Engineering. 2012.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul