Avaliação do efeito das condições reacionais na transesterificação metílica de óleo de soja catalisada por gliceróxido de sódio.

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Química Tecnológica

Autores

Santos, S.J. (CIENTEC) ; Santos, V.O.B. (CIENTEC) ; Espíndola, G.C. (CIENTEC) ; Renner, R.E. (CIENTEC) ; Braun, J.V. (CIENTEC) ; de Souza, G. (CIENTEC) ; Fontoura, L.A.M. (CIENTEC)

Resumo

O principal custo de produção do biodiesel são as matérias primas. Embora as tecnologias por rota metílica na presença de MeONa sejam amplamente utilizadas, a busca de alternativas que levem ao aumento da competitividade, continua um desafio. O emprego da glicerina na forma de sua base conjugada como catalisador é uma possibilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de gliceróxido de sódio na transesterificação metílica do óleo de soja. A otimização da reação foi realizada com planejamento experimental Doehlert a duas variáveis, razão molar MeOH/TG (6 a 18: 1) e quantidade de catalisador (1,5 ; 2,0 e 2,5 %). A reação foi conduzida a 70 ºC por 1 h. Uma conversão superior a 97 % é observada com 2 % em massa de catalisador e uma razão molar MeOH/triglicerídeo de 6:1 em apenas 1 h.

Palavras chaves

Gliceróxido de sódio; Catálise homogênea; Biodiesel

Introdução

Biodiesel é uma mistura de ésteres graxos, empregado como uma alternativa renovável ao Diesel. Entre outras vantagens, quando comparado ao diesel, a combustão do biodiesel não produz SOx, não libera hidrocarbonetos e diminui a emissão de materiais particulados. Sua obtenção consiste na transesterificação de triglicerídeos provenientes de óleos ou gorduras com um álcool de cadeia curta. Além do biodiesel, a reação também produz a glicerina como coproduto. No Brasil,as principais matérias primas são o sebo bovino e o óleo de soja. A transesterificação é lenta e requer catálise. Catalisadores são espécies que diminuem a energia de ativação de uma reação, podendo reduzir drasticamente o seu tempo. Na indústria de biodiesel o catalisador mais utilizado é o metóxido de sódio. O reagente é comercializado na forma de solução 30 % em metanol e apresenta como desvantagens o alto custo e as dificuldades de armazenagem e manuseio. Na transesterificação de triglicerídeos, a rota metílica é a mais utilizada. Quando a catálise alcalina homogênea é empregada, razões molares ROH/TG de 6:1 são utilizadas, e a quantidade de catalisador é cerca de 1% em massa do triglicerídeo utilizado, sendo mantida a mistura reacional à temperatura de ebulição do álcool.1 Embora as tecnologias por rota metílica na presença de MeONa sejam amplamente utilizadas, a busca de alternativas que levem ao aumento da competitividade, continua um desafio. O emprego da glicerina na forma de sua base conjugada como catalisador é uma possibilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de gliceróxido de sódio na transesterificação metílica do óleo de soja. A otimização da reação foi realizada com planejamento experimental Doehlert a duas variáveis, razão molar MeOH/TG e quantidade de catalisador.

Material e métodos

Preparação do catalisador: 40 g de NaOH P.A. (Vetec) foram dissolvidas em 1 L de etanol P.A. (Êxodo)a 25 ºC com vigorosa agitação magnética. Após a completa solubilização do sólido, 92 g de glicerina P.A. (Vetec) foram adicionados. A mistura foi mantida em agitação por 10 min. A seguir, o sólido formado foi separado por filtração à pressão reduzida e lavado com etanol gelado (3 x 15 mL). Transesterificação: 50 g de óleo de soja foram introduzidos em um balão de 250 mL acoplado a um condensador de refluxo, seguidos de V mL de metanol e m g de gliceróxido de sódio (Tabela 1). A mistura foi mantida em agitação a 70 ºC por 1 h. Após, foi transferida para um funil de separação, onde o biodiesel foi separado da glicerina e lavado com água (5 x 10 mL). Por fim, o biodiesel metílico de óleo de soja foi seco em chapa de aquecimento. A conversão foi estimada por GC-FID com padronização interna utilizando heptadecanoato de metila (EN14103:2003).

Resultado e discussão

As conversões foram estudadas de acordo com o planejamento Doehlert. O catalisador foi empregado em 1,5; 2,0; e 2,5% em massa com relação ao triglicerídeo. A razão molar álcool/triglicerídeo, por sua vez, foi definida no intervalo de 6 a 18. O planejamento Doehlert a duas variáveis consiste em um hexágono projetado ao redor de um ponto central, constituindo sete diferentes condições experimentais e o ponto central é realizado em triplicata. Os resultados são apresentados na tabela 1 e na Figura 1.3 Conversões de 94,2 a 98,3% foram observadas. Os experimentos foram encerrados com 1 h de reação. A diferença entre os resultados mais alto (entrada 1) e mais baixo (entrada 8) é de apenas 4 %. A superfície mostra uma tendência de decréscimo na conversão quando razão molar aumenta e a quantidade de catalisador diminui. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a pureza mínima para a comercialização do biodiesel no Brasil é de 96,5%. Com base nos resultados obtidos experimentalmente pôde-se observar que somente as entradas 7, 8 e 9, não se enquadram no parâmetro de conversão exigido. Com base na relação custo/benefício, pode-se admitir que a entrada 4 é a mais economicamente interessante, pois há uma redução significativa da razão molar do álcool.







Conclusões

O potencial catalítico do gliceróxido de sódio sobre a transesterificação de triglicerídeos de óleo de soja com álcool metílico foi estudada por planejamento experimental Doehlert a duas variáveis. A 70 OC, uma conversão superior a 97 % é observada com 2 % em massa de catalisador e uma razão molar metanol/triglicerídeo de 6:1 em apenas 1 h.

Agradecimentos

PROBITI - FAPERGS

Referências

1. De Oliveira, D. M.; Ongaratto, D. P.; Fontoura, L. A. M.; Naciuk, F. F.; dos Santos, V. O. B.; Kunz, J. D.; Marques, M. V.; de Souza, A. O.; de Pereira, C. M. P.; Samios, D.; Quim. Nova 2013, 36, 734.
2. Doehlert, D. H.; Journal of the Royal Statistical Society 1970, 19, 231.
3. Teófilo, R. F.; Ferreira, M. M. C.; Quim. Nova 2006, 29, 338.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul