SOFTQUIM: Planejamento e Controle de Práticas e Materiais no Laboratório de Química
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Química Tecnológica
Autores
Cariman, T.F. (IFMA) ; Silva, J.G. (IFMA) ; Carvalho, D.S.M. (IFMA)
Resumo
Através de questionário aplicado aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Codó, detectou-se problemas na realização de práticas e pesquisas realizadas no laboratório de Química. Os principais foram falta de materiais (reagentes e vidrarias) e alta geração de resíduos. A solução proposta foi um software de gerenciamento do estoque de materiais do laboratório, que permite aos usuários planejar suas práticas e reservar os materiais necessários através de qualquer computador conectado à Internet. Os resultados da implantação do software foram satisfatórios, pois a mesma otimizou a aquisição de materiais, evitando compras desnecessárias, reduziu consideravelmente a falta de materiais (disponíveis) e a produção de resíduos do laboratório.
Palavras chaves
estoque; reagentes; software
Introdução
Uma má administração de reagentes e vidrarias, acarreta uma elevada quantidade de reagentes vencidos ou prestes a vencer e/ou a falta dos mesmos. Essa ausência também pode ser notada nas vidrarias, o que se torna um sério problema, pois em uma Instituição de Ensino como a que os autores deste trabalho atuam, alunos e professores necessitam destes materiais rotineiramente. Segundo Carvalho et. al (2010), o controle dos reagentes, contemplando o aspecto de fomentar a consciência sustentável em ambientes universitários, é de fundamental importância, pois possibilita uma visão geral de como é realizada essa gestão pelos laboratórios e fornece subsídios para que melhorias sejam promovidas pelos usuários, o que em última escala, acarreta a redução de custos decorrentes da compra desnecessária de reagentes e do seu desperdício, como também do dispendioso tratamento adequado dos resíduos. De acordo com Rezende (2002) um dos recursos que podem auxiliar no equilíbrio estratégico das organizações é a informação. Juntamente com os avanços proporcionados pela informática surge a Tecnologia da Informação (TI), que tem como papel fundamental proporcionar a redução de custos e agilizar no processamento da informação. Logo, como solução para o problema citado e considerando a importância da TI no gerenciamento da informação, foi planejado e produzido um sistema de controle de estoque na plataforma web, com os seguintes objetivos: • Otimizar a reposição de materiais; • Minimizar percas, identificando o que será descartado ou reutilizado; • Planejar práticas fora da Instituição; • Eliminar ou reduzir consideravelmente os danos causados ao meio ambiente; • Planejar e observar as práticas realizadas no laboratório através dos agendamentos, reserva de materiais e relatórios do sistema.
Material e métodos
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de sistemas de controle de estoque utilizados em empresas e laboratórios que trabalham com o controle de reagentes e vidrarias. A pesquisa destacou o trabalho de Carvalho et. al (2010), por sua ferramenta compartilhar alguns dos objetivos da ferramenta desenvolvida neste. Finalizada a etapa anterior, os desenvolvedores do software tomaram algumas decisões importantes, dentre elas, a de que o software ficaria disponível na plataforma web, pois, segundo a CAELUM (2016), vivemos hoje numa era em que a Internet ocupa um espaço cada vez mais importante em nossas vidas pessoais e profissionais. No desenvolvimento do sistemas foram utilizadas as linguagens HTML e CSS, para marcação e estilização, respectivamente. Além das linguagens Java e JavaScript, responsáveis pelo seu dinamismo e interatividade. O SGBD escolhido foi o MySql e o ambiente de desenvolvimento foi o Eclipse. Vale lembrar que todas as tecnologias escolhidas são gratuitas e acessíveis pela Internet. O sistema utiliza uma hierarquia de perfis de usuário, possui um administrador (técnico do laboratório) e os seus usuários (alunos e professores). O acesso ao sistema é feito de maneira segura, através de login e senha, onde o administrador possui recursos absolutos de controle de materiais do seu laboratório como: disponibilização, exclusão, alteração e inserção de materiais. Além disso, possui acesso aos relatórios. Os usuários podem visualizar e reservar os materiais disponíveis, indicando datas futuras para uso dos mesmos. Os relatórios disponíveis ao administrador são: • Reagentes que vencerão em até seis meses; • Materiais cuja reserva já aponta até 80% da disponibilidade atual; • Reagentes mais consumidos; • Resíduos produzidos por período.
Resultado e discussão
A partir do questionário aplicado, pôde-se destacar algumas dificuldades
encontradas pelos usuários do laboratório. A principal é a recorrente falta
de materiais, devido ao uso intenso dos alunos e professores do curso de
Licenciatura em Química e notavelmente à falta de planejamento na aquisição
dos mesmos.
Outra dificuldade é a falta de registro das compras realizadas (falta de
comunicação entre o técnico do laboratório e os demais usuários), o que além
de tornar algumas práticas incompletas e cancelar outras, também elevava os
custos com a compra do mesmo material mais de uma vez.
Também verificou-se a falta de controle da validade dos materiais, o que
prejudicava a qualidade das práticas realizadas e aumentava a geração de
resíduos.
Baseado nestas dificuldades, o software de controle de estoque do
laboratório serviu para melhorar a comunicação e reduzir consideravelmente
os efeitos causados por esses problemas.
Por exemplo, em março de 2016 (antes da implantação do software), 42
práticas aconteceram no laboratório, das quais 15 (36%) ocorreram com falta
de materiais, 6 (14%) foram canceladas pelo mesmo motivo e apenas 21 (50%)
foram realizadas completamente. Em agosto de 2016, com o uso do SOFTQUIM, 46
práticas foram planejadas, das quais apenas 4 (9%) ocorreram com falta de
materiais, devido ao atraso na entrega pelo fornecedor, e nenhuma foi
cancelada por esse motivo. Dessa forma, 91% das práticas planejadas foram
executadas completamente.
Além disso, possibilitou a redução de gastos com compras duplicadas ou
desnecessárias, bem como com o tratamento de resíduos.
Página de cadastro de reagentes.
Página de reserva de reagentes.
Conclusões
Pôde-se notar que a partir da implantação do sistema, houve um melhor controle do estoque de materiais, ele se tornou efetivo tanto em quantidade como em observação à sua validade, o que reduziu aquisições desnecessárias e diminuiu a produção de resíduos. De modo geral, a utilização do laboratório melhorou, pois quase 100% das práticas têm sido realizadas com todos os materiais necessários, o que permite ao professor desenvolver as todas as soluções químicas planejadas e permite ao aluno um aprendizado mais sólido.
Agradecimentos
Referências
CARVALHO, N. G.; CHAGAS, T. A. C.; MACHADO, A. M. R. Implantação de um sistema de gestão de reagentes em laboratórios universitários. AUGMDOMUS, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.unlp.edu.ar/domus/article/viewFile/134/164>. Acesso em: 9 set. 2016
Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript. CAELUM. Disponível em: <https://www.caelum.com.br/apostila-html-css-javascript/>. Acesso em: 14 jul. 2016
Java para Desenvolvimento Web. CAELUM. Disponível em: <http://www.caelum.com.br/download/caelum-java-web-fj21.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2012.
REZENDE, D. A. ; Tecnologia da Informação integrada à inteligência empresarial. São Paulo: Atlas, 2002.