ABORDAGEM FITOQUÍMICA E ATIVIDADE FUNGICIDA DO EXTRATO ETANÓLICO DOS TALOS DE Piper tuberculatum JACQ. SOBRE Candida albicans in vitro

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Produtos Naturais

Autores

Ferreira de Melo, E. (UNISL) ; Carmo Chagas Lima da Silva1, M. (UNISL) ; Barros Lacerda, F. (UNISL) ; Guimarães Silva Braga, A. (UNIR) ; Abreu Lima, R. (UFAM)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e avaliar o extrato etanólico dos talos de Piper tuberculatum sobre Candida albicans in vitro. A extração foi realizada a partir dos talos devidamente secos, triturados e submetido ao teste para identificação de metabólitos secundários. Utilizaram-se discos com isolados do fungo, que foram colocados no centro de placas de Petri sendo que na área periférica das placas foram dispostos quatro discos de papel-filtro com extrato vegetal. A avaliação consistiu em verificar o crescimento do fungo a cada 24 horas. Verificou-se presença de alcaloides, cumarinas, e saponinas no extrato vegetal e após 120 horas o resultado microbiológico foi satisfatório ocorrendo inibição do crescimento do fungo quando comparado aos controles utilizados.

Palavras chaves

Controle biológico; Fungos; Piperaceae

Introdução

A utilização de plantas medicinais é uma das mais antigas práticas empregadas para tratamento de enfermidades humanas. Apesar da evolução do conhecimento científico, a utilização de métodos alternativos de cura pelo uso das plantas ainda é muito frequente (VASCONCELO et al., 2010). A espécie Piper tuberculatum Jacq., conhecida popularmente como “João brandinho”, apresenta-se com arbustos de 2 a 2,5 m de altura com ramos pubérulos (SOUZA; LORENZI, 2008). Por isso, é importante o estímulo de estudos sobre novas técnicas de controle, incluindo-se a utilização de produtos naturais que sejam menos agressivos ao meio ambiente. Pois algumas espécies têm se revelado bastante eficazes para uso como inseticida botânico, além de outros efeitos biológicos, como atividade bactericida e também fungicida. A candidíase consiste em uma extensa variedade de síndromes clínicas causadas por um fungo do gênero Candida, constituído de aproximadamente 200 espécies diferentes de leveduras, que vivem normalmente nos mais diversos nichos corporais. O gênero Candida compreende espécies leveduriforme medindo aproximadamente de 2 a 6µm e se reproduzem por brotamento; a maior parte das espécies forma pseudo-hifas e hifas nos tecidos. As colônias têm coloração branca a creme e possuem superfície lisa ou rugosa (PEIXOTO et al., 2014). Com isso o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade antifúngica do extrato etanólico dos talos de P. tuberculatum sobre C. albicans in vitro, bem como identificar os metabólitos secundários presentes no extrato vegetal.

Material e métodos

O material botânico foi coletado na BR 364, sentido Acre em Porto Velho-RO. O material coletado foi enviado ao Herbário da Universidade Federal de Rondônia, e em seguida, incorporado ao acervo recebendo o número de registro de coleta (211724) sendo identifica pelo Dr. José Gomes do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A extração foi realizada a partir dos materiais devidamente secos e triturados, sendo colocados em erlenmeyer contendo dois litros de etanol P.A. 95 % por sete dias, em três repetições. Posteriormente, o material foi filtrado e submetido ao processo de destilação simples. A amostra do extrato vegetal etanólico foi submetida ao teste de identificação de metabólitos secundários de acordo com precipitação e coloração seguindo a metodologia empregada por Radi; Terrones (2007). No Laboratório de Microbiologia da Faculdade São Lucas, discos de 5 mm de diâmetro de culturas de isolados do fungo C. albicans (ATCC 10.231), foram colocados no centro de placas de Petri contendo meio Batata Dextrose Agar (BDA) sendo que, na área periférica das placas, foram dispostos simetricamente quatro discos de papel-filtro. Como controle positivo, utilizou-se discos embebidos com Kasumin®, e controle negativo sendo água destilada e etanol 95% ambos na concentração de 1mg.mL-1. Após esse processo, as placas foram incubadas a 25°C durante cinco dias. A avaliação consistiu em medir o diâmetro das colônias iniciadas após 24 horas de incubação, perdurando os cinco dias, ou seja, até o momento em que as colônias fúngicas do tratamento testemunha atingiram toda a superfície da placa. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, com três repetições por tratamento.

Resultado e discussão

Os resultados obtidos dos testes fitoquímicos realizados do extrato etanólico dos talos de P. tuberculatum mostraram a presença de alcaloides, cumarinas, saponinas. Porém, não foram encontrados no extrato etanólico, os glicosídeos cardiotônicos, flavonoides, taninos e triterpenos e/ou esteroide. Porém, resultados semelhantes foram encontrados por Aires; Lima (2014) onde verificou que os metabólitos encontrados nos talos de P. aduncum foram praticamente os mesmos tanto na presença como na ausência. A identificação dos metabólitos secundários em espécies vegetais pode ser uma fonte de informação de grande interesse terapêutico com grande potencial para aplicação em estudos que envolvem a saúde humana. Verificou-se que o extrato etanólico dos talos de P. tuberculatum apresentou potencial fungicida sobre C. albicans, que ao final de 120 horas, a média de inibição das colônias dos fungos utilizando o extrato vegetal foi de 1,56 mm. As plantas possuem várias vias metabólicas secundárias que dão origem a diversos compostos, sendo que muitos destes estão associados a atividade antifúngica como é o caso de saponinas, terpenos, alcaloides, cumarinas e taninos (RAJESKUMAR; SUNDARARAMAN, 2012). Em ensaios realizados em outras espécies da família das Piperaceae (PUHL et al., 2011), utilizando frações de P. gaudichaudianum que possui na composição a cromona, mostraram resultados que revelam ação antifúngica e antibacteriana, contra Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e C. tropicalis, quando empregados em sinegismo com antibióticos utilizados na rotina clínica.

Conclusões

Conclui-se que o extrato etanólico dos talos de P. tuberculatum apresenta os seguintes metabólitos secundários: alcaloides, cumarinas, saponinas. Além disso, verificou-se que o extrato etanólico inibiu o crescimento de C. albicans se comparado ao produto químico. Porém, novas concentrações e metodologias devem ser testadas para haver uma maior compreensão de relação entre fungo-planta.

Agradecimentos

Aos laboratórios de Fitoquímica e Microbiologia da Faculdade São Lucas pelo auxílio na produção dos extratos e pela cultura dos fungos e a Universidade Federal de Ron

Referências

AIRES, I.C.; LIMA, R.A. Potencial fungicida do extrato etanólico dos talos de P. aducum L. (Piperaceae) sobre Candida albicans in vitro. Revista Eletrônica de Biologia, v.7, n.3, p.270-280, 2014.
PEIXOTO, J.V.; ROCHA, M.G.R. Cadidíase: uma revisão de Literatura. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v.8, n.2, p.75-82, 2014.
PUHL, M.C.M.N.; CORTEZ, D.A.G.; NAKAMURA, T.U.; NAKAMURA, C.V.; FILHO, B.P.D. Antimicrobial Activity of Piper audichaudianum Kuntze and Its Synergism with Different Antibiotics. Molecules, v.16, n.1, p.9925-9938, 2011.
RADI, P.A.; TERRONES, M.G.H. Isolamento e identificação de produtos naturais obtidos de plantas com potencial atividade herbicida. Revista Brasileira de Farmacognosia, v.2, n.1, p.20-27, 2007.
RAJESHKUMAR, R.; SUNDARARAMAN, M. Emergence of Candida spp. and exploration of natural bioactive molecules for anticandidal therapy - status quo. Mycoses, v.55, n.1, p.60-73, 2012.
SOUZA, V.C.; LORENZI, H. Botânica sistemática: guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II. 2.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2008. 704p.
VASCONCELOS, D.A.; ALOFORADO, G.G.; LIMA, M.O. Plantas medicinais de uso caseiro: Conhecimento popular na Região do centro do município de Floriano. Piauí, 2010. In: V Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, Maceió, 2010. Anais... CONNEPI 2010, 2010.

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul