Óleo essencial de partes aéreas de Tapirira guianensis composição, efeitos da radiação gama e atividade antimicrobiana
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Produtos Naturais
Autores
Pereira, N.R. (UFVJM) ; Silva, R.R. (UFVJM) ; Alcântara, A.F.C. (UFMG) ; Bento, C.S.O. (UFMG) ; Oliveira, P.M. (UFVJM) ; Pereira, M.T. (UFMG) ; Evangelista, F.C.G. (UFMG) ; Sabino, A.P. (UFMG)
Resumo
O presente trabalho descreve a avaliação por CG/DIC e CG/EM da composição química dos óleos essenciais de amostras da espécie Tapirira guianensis irradiadas e controle. A atividade antimicrobiana nos mesmos foi considerada.
Palavras chaves
Tapirira guianensis; Óleos essenciais; radiação gama
Introdução
O gênero Tapirira contém aproximadamente 35 espécies e pertence à família Anacardiaceae, sendo suas espécies encontradas principalmente do México para a América do Sul (CORREIA et al., 2001; ROUMY et al. 2009). T. guianensis é uma árvore, cujas folhas são comumente usadas na medicina tradicional contra várias doenças infecciosas, incluindo malária, leishmaniose, infecções bacterianas, lepra, diarréia e sífilis (ROUMY et al. 2009). Estudos fitoquímicos descrevem o isolamento de β-sitosterol e dois alquilfenóis, lupeol, 2,4-metilenecicloartan-3-ol, fitol, alfa-amirina, β-amirina, sitostoona e glicosil sitosterol, dentre outros, que exibem propriedades anti-leishmanias, antiplasmodiais e bactericidas (ROUMY et al. 2009). A radiação gama é um método eficaz para a descontaminação microbiana e a esterilização de insetos de materiais vegetais. Além disso, o método mais utilizado para a esterilização de plantas medicinais (THONGPHASUK, 2012). No entanto, a composição química e as atividades biológicas de espécies vegetais podem ser alteradas quando o material vegetal é exposto à radiação gama (SILVA et al., 2012). Alguns estudos apontam que a o efeito da radiação sob compostos voláteis é negligenciável, no entanto, mais estudos ainda são necessários. O presente trabalho descreve a análise da composição do óleo essencial das folhas de T. guianensis e a avaliação dos efeitos da radiação gama sob os óleos obtidos de amostras da planta submetidas a diferentes doses de radiação, assim como a avaliação do potencial antimicrobiano destes óleos.
Material e métodos
Folhas da planta foram coletadas na cidade de Botumirim/MG. A exsicata (No. 5790) foi preparada no período de floração e frutificação para a identificação da espécie e está depositada no Herbário DIAM da UFVJM. O material vegetal foi submetido a esterilização por radiação gama nas doses de 0, 1, 3, 5, 10 e 20 kGy, em aparelho de Gama-Cell com fonte de 60Co. Em seguida as amostras foram submetidas a hidrodestilação por, em média, 4 horas utilizando um aparelho do tipo Clevenger. Os óleos essenciais foram submetidos à análise por cromatografia em fase gasosa acoplada a detector de ionização de chama (CG-DIC), para a análise quantitativa de seus constituintes e obtenção dos índices de retenção e, posteriormente, à análise por cromatografia em fase gasosa acoplada a detector de espectrometria de massas (CG-EM), para a análise qualitativa. A atividade antimicrobiana foi realizada em um ensaio de microdiluição de caldo pela adição de 100 microlitros de uma suspensão bacteriana (10 CFU/mL) no mesmo volume de caldo Mueller-Hinton (MH) contendo 2 mg/mL dos diferentes óleos essenciais (todos na mesma concentração para comparação). Cada ensaio foi realizado em uma placa de 96 poços. Após 24 horas de incubação a 37 ° C, o crescimento bacteriano foi analisado macroscopicamente (turbidez do meio) e por espectrofotometria a 600 nm.
Resultado e discussão
Os rendimentos obtidos dos óleos essenciais das amostras irradiadas não
apresentaram diferenças significativas, comparado ao rendimento do óleo da
amostra não tratada (referência). A análise por CG/FID do óleo proveniente
da amostra detectou 72 constituintes, sendo possível a identificação de
91,8% dos componentes. Essa amostra apresentou perfil predominantemente
sesquiterpenóide (74,0%), seguido por fenilpropanóides (15,8%). Os
componentes majoritários identificados nas folhas foram o isocariofileno
(12,7%), óxido de cariofileno (11,7%), α-candinol (6,4%) e α-epi-muurolol
(4,3%). A análise comparativa dos cromatogramas dos óleos obtidos das
amostras irradiadas a 1, 3, 5, 10 e 20 kGy e a amostra de referência
permitiu verificar que a composição variou de forma proporcional à dose
utilizada (Figura 1). A atividade antimicrobiana contra Escherichia coli e
Staphylococcus aureus aumentou consideravelmente ao inserir variação na dose
de irradiação para as amostras de Tapirira guianensis.
Cromatograma com detector de ionização de chama Tapirira guianensis amostra controle e amostras irradiadas.
Variação dos principais componentes do Tapirira guianensis nas diferentes doses de radiação e amostra de controle.
Conclusões
O trabalho contribuiu na identificação e caracterização da composição dos óleos essenciais de Tapirira guianensis nas diferentes doses de radiação gama inseridas, sendo possível observar uma alteração da composição do óleo essencial não linear com o aumento da dose de radiação gama inserida e atividade frente cepas de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq, à CAPES e à FAPEMIG.
Referências
ADAMS, R. P. Identification of essential oil components by gas chromatography/quadrupole mass spectroscopy. Allured Publishing Corporation, Carol Stream, Illinois. 2007.
CORREIA S. de J., DAVID J. M., DAVID J. P., CHAI H. B., PEZZUTO J. M., CORDELL G. A; Phytochemistry, 2001, 56, 781-784.
ROUMY V, FABRE N, PORTET B, BOURDY G, ACEBEY L, VIGOR C, VALENTIN A & MOULIS C; Phytochemistry, 2009, 70, 305-311.
THONGPHASUK, P.; THONGPHASUK, J.; RJAS 2012, 2, 57.
SILVA, T. M.; DIAS, M. D.; PEREIRA, M. T.; TAKAHASHI, J. A.; FERRAZ, V. P.; PILÓ-VELOSO, D.; ALCÂNTARA, A. F. C.; Radiat. Phys. Chem. 2012, 81, 22.