Óleo essencial de partes aéreas de Psidium guineense Swartz composição, efeitos da radiação gama e atividade antimicrobiana
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Produtos Naturais
Autores
Bento, C.S.O. (UFMG) ; Alcântara, A.F.C. (UFMG) ; Oliveira, P.M. (UFVJM) ; Pereira, M.T. (UFMG) ; Evangelista, F.C.G. (UFMG) ; Sabino, A.P. (UFMG) ; Pereira, N.R. (UFVJM) ; Silva, R.R. (UFVJM)
Resumo
O presente trabalho descreve a avaliação por CG/DIC e CG/EM da composição química dos óleos essenciais de amostras da espécie Psidium guineense exposta em diferentes doses de radiação. Os óleos obtidos demonstraram promissora atividade antimicrobiana em algumas doses de radiação testadas.
Palavras chaves
Psidium guineense; Óleos essenciais; radiação gama
Introdução
A radiação gama tem sido amplamente utilizada na esterilização de plantas com potencial fitoterápico. A radioesterilização vem se mostrando uma técnica segura e eficiente nesses processos, porém, por se tratarem de materiais com alta diversidade de compostos, a ação da radiação ionizante pode ocorrer de diversas maneiras (SILVA et al., 2013; YALCIN et al., 2011) no material, dependendo da dose de radiação inserida. Desta forma, estudos que visam a segurança e integridade da composição química de amostras irradiadas são essenciais. A espécie Psidium guineense é amplamente utilizada na medicina popular para diversos fins, dentre eles como anti-inflamatório. Estudos anteriores sobre o óleo essencial das folhas da planta indicaram a presença de β-bisabolol (17,4%), limoneno (6,8%) e epi-a-bisabolol (6,7%) (SILVA et al. 2003) como constituintes majoritários. Considerando a importância da radiação para a esterilização de espécies de plantas com alto potencial terapêutico, o presente estudo descreve a avaliação da composição do óleo essencial de amostras de P. guineense (Figura 1) submetidas a diferentes doses de radiação gama.
Material e métodos
Partes aéreas de P. guineense foram coletadas na cidade de Botumirim/MG e identificado pela botânica Cássia Michelle Cabral. A exsicata da planta (No. 5788) foi preparada no período de floração e frutificação para a identificação da espécie e está depositada no Herbário DIAM da UFVJM. O material vegetal O material vegetal foi submetido a esterilização por radiação gama nas doses de 0, 1, 5, 10 e 20 kGy, em aparelho de Gama-Cell com fonte de 60Co. Em seguida, as amostras foram submetidas a hidrodestilação por, em média, 4 horas utilizando um aparelho do tipo Clevenger. Os óleos obtidos foram submetidos à análise por cromatografia em fase gasosa acoplada a detector de ionização de chama (CG-DIC), para a análise quantitativa de seus constituintes e obtenção dos índices de retenção e, posteriormente, à análise por cromatografia em fase gasosa acoplada a detector de espectrometria de massas (CG-EM), para a análise qualitativa. A atividade antimicrobiana foi realizada em um ensaio de microdiluição de caldo pela adição de 100 microlitros de uma suspensão bacteriana (10 CFU/mL) no mesmo volume de caldo Mueller-Hinton (MH) contendo 2 mg/mL dos diferentes óleos essenciais (todos na mesma concentração para comparação). Cada ensaio foi realizado em uma placa de 96 poços. Após 24 horas de incubação a 37 °C, o crescimento bacteriano foi analisado macroscopicamente (turbidez do meio) e por espectrofotometria a 600 nm.
Resultado e discussão
O rendimento obtido dos óleos essenciais das amostras irradiadas não apresentaram diferenças significativas, comparado ao rendimento do óleo da amostra não tratada (referência). A análise por CG/FID do óleo proveniente da amostra detectou 67 constituintes, sendo possível a identificação de 81,5% desses componentes. O óleo da espécie apresentou perfil predominantemente sesquiterpenóide (28,9%), seguido por monoterpenóides (26,6%), fenilpropanóides (11,9%) e diterpenóides (3,3%). Os componentes majoritários identificados foram o p-cimeno (18,4%), limoneno (2,6%), (Z) p-ocimeno (2,9%), acetofenona (3,2%), γ-terpineno (1,7%), borneol (4,4%), acetato de α-terpinila (5,2%), italiceno (4,5%), p-acoradieno (3,6%), ar-arcurcumeno (3,9%), δ-cadineno (2,5%), (E)-nellolide (2,4%) e β-bisabolol (3,4%). A análise comparativa dos cromatogramas dos óleos obtidos das amostras irradiadas a 1, 5, 10 e 20 kGy e a amostra de referência, permitiu verificar que a composição variou de forma proporcional à dose utilizada (Figura 2). Na avaliação do potencial antimicrobiano frente a cepas de E. coli verificou-se a maior atividade inibitória (97%) para o óleo proveniente da amostra submetida a dose de 20 kGy.
Foto de P. guineense coletada na cidade de Botumirim/MG.
Variação dos principais componentes de Psidium guineense nas diferentes doses de radiação e amostra de controle.
Conclusões
O trabalho contribuiu para a identificação e caracterização da composição do óleo essencial da espécie P. guineense, nativa da região do Cerrado. Assim como para avaliação do uso da radiação gama no tratamento de plantas medicinais. Ensaio antimicrobianos não foram expressivos com exceção da amostra de 20,0 kGy frente as cepas E. coli.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao CNPq, à CAPES e à FAPEMIG.
Referências
ADAMS, R. P. Identification of essential oil components by gas chromatography/quadrupole mass spectroscopy. Allured Publishing Corporation, Carol Stream, Illinois. 2007.
SILVA J. D., LUZ A. I. R., SILVA M. H. L., ANDRADE E. H. A., ZOGHBI M. G. B., MAIA J. G. S. Essential oils of the leaves and stems of four Psidium spp - Flavour and Fragrance Journal, 2003, p. 240-243, vol. 18(3).
SILVA, T. M.; MIRANDA, R. R. S.; FERRAZ, V. P.; PEREIRA, M. T.; de SIQUEIRA, E. P.; ALCÂNTARA, A. F. C.; Rev. Bras. Farmacogn. 2013, 23, 600.
YALCIN, H.; OZTURK, I.; HAYTA, M.; SAGDIC, O.; GUMUS, T.; J. Med. Food 2011, 14, 1223.