O ESTADO DA ARTE NOS SABERES DOCENTES EM QUÍMICA
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Aragão, C.G.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Silva, E.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Barra, S.L.G. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
Resumo
Este trabalho aborda uma pesquisa de levantamento de artigos, específicos sobre os saberes docentes, publicados no período entre 2005 e 2015, em atas do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). O objetivo é investigar e analisar os artigos que abordam os saberes docentes no âmbito da química. A abordagem metodológica aplica a coleta e tratamento dos dados baseada em pesquisas do tipo “estado da arte”. Dessa forma, há uma contribuição para a divulgação de dados já produzidos referentes ao ensino de química, indicando suas características e novas demandas desse campo de estudo. Os resultados apontam uma maior pesquisa na região sudeste do Brasil.
Palavras chaves
Ensino de Química; Estado da Arte; Saberes Docentes
Introdução
O saber docente é um saber composto de vários saberes oriundos de fontes diferentes e produzidos em contextos institucionais e profissionais variados (TARDIF e GAUTHIER, 2001). Segundo Tardif (2002), o saber docente é um saber plural, constituindo-se num amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional, dos saberes das disciplinas, dos currículos e da experiência. Os primeiros têm sua origem na contribuição das ciências da educação, na medida em que, ao se produzirem conhecimentos, esses são incorporados à prática, através de cursos de formação inicial e continuada para licenciandos e professores em atuação, e também dos saberes pedagógicos provenientes das reflexões racionais e normativas dos professores sobre a prática educativa (ALMEIDA, 2006). Pela metodologia de pesquisa "estado da arte", buscou-se congregar a comunidade química conhecimentos. Portanto o presente trabalho tem por objetivo realizar uma revisão da literatura na área de ensino de química em saberes docentes, demonstrando o que vêm sendo utilizados para produção científica de artigos entre os anos de 2005 a 2015. Permitindo assim a comunidade acadêmica tomar conhecimento dos níveis de pesquisas nos dias atuais a partir de tais informações.
Material e métodos
Para tratamento dos dados coletados utilizou-se metodologias, usualmente empregadas, em pesquisa do tipo “estado da arte”. Essa abordagem, de caráter bibliográfico, tem o desafio de mapear e de discutir a produção acadêmica em um determinado campo de conhecimento (SOARES et al., 2007), para responder acerca das dimensões e aspectos que vêm sendo destacados em diferentes períodos e lugares. Essa compreensão do estado do conhecimento sobre um tema, em determinado momento, é necessária no processo de evolução da ciência (SOARES, 1989). A seleção do conjunto de artigos utilizados foi realizada a partir da busca detalhada nos anais de uma década do ENPEC (2005 – 2015), onde o foco estava na procura por artigos que discutissem “saberes docentes” e “saberes de professores”. Foram, inicialmente, selecionados 44 artigos que discutiam acerca desses saberes, mas após leituras, apenas seis desses artigos, debatiam o saber docente no âmbito do ensino de química. Primeiramente, os títulos e resumos de cada artigo foram lidos para perceber a relação com o objetivo da pesquisa. Posteriormente, os artigos foram lidos na integra e tabelados em sete descritores para análises, entretanto para esse trabalho foram abordados apenas quatro, sendo os objetivos, níveis de ensino, regiões e as conclusões dos artigos.
Resultado e discussão
Quando se almeja determinar a melhor forma para tratar o tema saberes docentes
no ensino de química, deve-se verificar como este tema não tem evoluído nos
últimos anos e quais são os requisitos básicos necessários para que o aluno
iniciante na área compreenda as discussões que existem no meio acadêmico
acerca do assunto. Para um pesquisador ou um simples estudioso da área, mais
importante que um estudo de livros com temas tradicionais, é o estudo de
prospecções. A forma de buscar as inovações é através das diversas bases de
dados existentes (SÁ et al., 2006). Nesta última década publicou-se 44 artigos
sobre saberes docentes em atas do ENPEC, porém apenas seis situam-se no ensino
de química, representa 13% da pesquisa. Os dados mostram que o principal nível
de ensino da pesquisa encontra-se no ensino superior, representando 100% da
análise. Quanto as regiões que desenvolvem mais pesquisas, encontra-se no
sudeste e nordeste, e há uma falta de pesquisas na região centro-oeste. Os
trabalhos objetivam estudar, compreender, investigar e relacionar acerca dos
saberes na organização de cursos de licenciatura em química brasileiro,
apresentados na tabela 1. Todos objetivam e concluem sobre a importância do
conhecimento e da prática dos quatro saberes docentes ditados por Tardif.
Objetivos apresentados pelos artigos.
Conclusões
Foi possível observar que há um pequeno número anual de publicações sobre o tema que relacione saberes docentes e ensino de química, durante os últimos 10 anos, sendo que a área de estudo de saberes docentes como um todo vem crescendo durante as três últimas décadas, o que não corroborou com o levantamento realizado. A pesquisa feita, com o intuito de obter uma visão ampla do estado da arte do saber docente em química, trouxe uma visão do campo que mais estuda – região sudeste – ao principal nível de ensino que pesquisa sobre o tema.
Agradecimentos
Referências
ALMEIDA, M. A. V. A nova didática das ciências e o saber docente dos professores de química. Recife: 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; GAUTHIER, C. O professor como "ator racional": que racionalidade, que saber, que julgamento? In: PAQUAY, L. et al. (Org.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
SÁ, E. R. A. et al. A análise de pós-graduandos em físico-química acerca de dados sobre o estado da arte de interfaces coloidais abordados no contexto científico no período de 2010 a 2014 voltados para a disciplina de coloides e superfícies. In: Congresso Brasileiro de Química, 2006.
SOARES, M. et al. Perspectivas atuais da pesquisa em biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo: 2007.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP, MEC, 1989.