UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS, CHEMSKETCH, CROCODILE,CHEMISTRY E QUIPTABELA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA GERAL NO ENSINO SUPERIOR
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Santos, T.A.S. (IFBA) ; Fontineles, T.A.C. (IFBA) ; Ribeiro, M.S. (IFBA) ; França, M.O. (IFBA)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever a utilização de softwares educacionais no processo de ensino aprendizagem de Química Geral I no ensino superior. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a respeito dos softwares Chemsketch, Crocodile, Chemistry e QuipTabela visando determinar a possibilidade de utilização destes no ensino de Química Geral I no ensino superior. A avaliação dos softwares nos permitiu identificar que os mesmos podem ser utilizados em aulas introdutórias ou explicativas de diversos conteúdos abordados em Química Geral I. Assim conclui-se que o uso de softwares educacionais possibilita um ensino mais atrativo e contextualizado, auxiliando os discentes na aprendizagem de conceitos muitas vezes abstratos e de difícil aprendizagem.
Palavras chaves
Química; Ensino Superior; Software educacional
Introdução
A informática bem como os novos meios de comunicação e informação vigentes atualmente têm-se tornado uma importante ferramenta de progressão profissional e pessoal do ser humano. A partir do uso dessas tecnologias no ensino é possível dinamizar o aprendizado nas mais diversas áreas de conhecimento, contribuindo no desenvolvimento individual e interpessoal do ser humano. (SOUZA et al., 2004) O uso das TICs, como descrita por Jucá (2006) ganhou força no meio acadêmico de tal forma, que ao longo dos anos vários softwares foram desenvolvidos a fim de tornar o computador um instrumento de aprendizagem de conteúdos e habilidades. Seu uso se torna de extrema importância no meio acadêmico, pois é principalmente neste ambiente que são discutidos e construídos conhecimentos.(LOBO; MAIA, 2015). Entre as mais diversas áreas de conhecimento em que se podem utilizar softwares como didática educacional, citamos aqui os componentes curriculares da área de química presente nas grades curriculares de inúmeros cursos de graduação. Santos, et al (2010) cita a esta como uma disciplina que apresenta conteúdos abstratos e de difícil compreensão para os alunos, problema este que segundo o autor, poderia ser parcialmente resolvido se fossem utilizados softwares específicos para a demonstração de certos conteúdos. Desta forma fica perceptível que com o advento de softwares e do constante crescimento dos meios de informação, surge uma necessidade eminente da inserção dessas tecnologias nos ambientes de sala de aula. Assim este estudo tem como objetivo descrever a utilização de softwares educacionais no processo de ensino aprendizagem de química no ensino superior e o papel do professor diante desse novo método educacional.
Material e métodos
Este estudo tem como metodologia uma revisão bibliográfica acerca de alguns softwares que podem ser utilizados para auxiliar o professor no ensino de química no ensino superior. De acordo com Fonseca (2002), A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, página de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, p. 31,32). Ao iniciar a pesquisa, diversos materiais como sites, artigos científicos e livros foram pesquisados de forma que pudessem nortear a fundamentação teórica, de modo que fosse possível identificar pontos importantes a serem descritos no trabalho. A partir da leitura desses materiais que consideramos relevantes ao estudo, foram realizadas análises críticas dos softwares selecionados segundo vários autores, de modo a mostrar algumas possíveis aplicações dos programas: Chemsketch, Crocodile,Chemistry e QuipTabela em sala de aula.
Resultado e discussão
Existe uma dificuldade de aprendizagem muito grande dos alunos no ensino
superior de modo que fica perceptível a falta do conhecimento de conteúdos
elementares na educação básica. (ZAGO, 2006)
Neste contexto, é pertinente destacar que nessa etapa do conhecimento, já no nível
superior o docente deve buscar incorporar novos métodos educacionais no ensino,
pois estes trazem inovações para a sala de aula, fomentando o processo de ensino
aprendizagem (JUCÁ 2006).
Deste modo realizamos a análise dos softwares Chemsketch, o Crocodile,
Chemistry e o QuipTabela e verificamos o potencial de cada um, para serem
utilizados em aulas introdutórias ou explicativas de diversos conteúdos abordados
em Química Geral I.
O ChemSketch segundo Gonçalves e colaboradores(2014) permite a reprodução de
estruturas químicas, organometálicas e polímeros, além do cálculo da valência de
cada átomo utilizando a teoria da regra do octeto para restringir sua construção,
conteúdos estes ensinados nas primeiras aulas da disciplina de geral I(RAUPP;
SERRANO e MARTINS, 2008).
O Crocodile, é um software que segundo autor Machado (2016, p.6) “simula a
interação atômica, identificando as substâncias por meio do método de teste de
chamas, solubilidade das substâncias e processo de separação de misturas e
destilação simples”.Todos esses conteúdos descritos são abordados no assunto
compostos de coordenação dispostos no final da maioria das ementas dos cursos
de química geral I.
O QuipTabela pode ser utilizado para lecionar as propriedades periódicas do
elementos. Através desse software é possível se determinar com os alunos a
classificação da tabela periódica a partir da relação de seus pesos atômicos além
de suas respectivas propriedades como: estado físico e grupos ou níveis eletrônicos
semi-preenchidos.
Conclusões
Este trabalho apresenta a importância das tecnologias no meio educacional, especificamente do uso de softwares educacionais. Através de análises foi possível compreender a importância do uso de softwares educativos no ensino, tornando esse um recursoindispensável na educação, principalmente para disciplinas como Química Geral ofertada em inúmeros cursos e que trazem tanta dificuldade de aprendizagem para os alunos. Assim conclui-se que o uso de softwares educacionais possibilita um ensino mais atrativo auxiliando os discentes na aprendizagem de conceitos abstratos e de difícil compreensão.
Agradecimentos
Referências
GONÇALVES, R.O.; CRISÓSTOMO, L.C.S.; MARINHO, M.M.; CASTRO, R.R.; MARINHO, E.S. Estudo in silico da molécula do Ácido (2S)-1-[(2S)-2-metil-3-sulfanilpropanoil] pirrolidina-2-carboxilico (CAPTOPRIL). XX Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza, 20 a 24 de Outubro de 2014.
RAUPP, D.; SERRANO, A.; MARTINS, T. L. C. A evolução da química computacional e sua contribuição para a educação em química. Rev. Liberato, Novo Hamburgo, v. 9, n. 12, p. 13-22, jul/dez, 2008. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/31497604/0103110810131419.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1467418525&Signature=rV5Gn%2BSHX%2BKhk5fFT48ySO6k2Lk%3D&responsecontentdisposition=inline%3B%20filename%3DA_evoluAao_da_quImica_computacional_e_su.pdf> Acessado em: 04/12/2016.
JUCÁ, S. C. S. A relevância dos Softwares educativos na educação profissional. Ciências & Cognição, v. 8, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v8/v8a04.pdf. Acessado em: 04 de Dez. 2016.
ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 32, p. 226-237, 2006.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
LOBO, A. S. M.; MAIA, L. C. G. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior.São Paulo, 2015. Caderno de Geografia, p. 16.
SOUZA, M. P. DE et al. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química Workshop Informática na Educação Informática na Educação. SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais...2004