DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO- CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFERSA, NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Sousa, F.A. (UFERSA) ; Nascimento, E.H.D. (FTB) ; Castro, K.K.V. (UFERSA)

Resumo

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido conta com o curso de Licenciatura em Educação do Campo em duas habilitações:Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza. Devido a existência de um elevado grau de dificuldade na disciplina de introdução ao estudo da química para os que ingressam na referida habilitação e a baixa demanda pela área, aplicou-se um questionário com 14 discentes com o intuito de entender a motivação na escolha da habilitação e a decorrência das principais dificuldades encontradas na disciplina. Os resultados mostram que a maioria dos discentes optou pela habilitação em ciências da natureza por ter afinidade com a área. Em relação às dificuldades apresentadas pelos mesmos, destaca-se a deficiência da formação na educação básica como uma das principais causas.

Palavras chaves

CIÊNCIAS DA NATUREZA; QUÍMICA; DIFICULDADES

Introdução

Paradoxalmente, o professor, que exerce um dos principais papéis no atual processo educacional, vem sofrendo um contínuo desprestígio social e financeiro. Com isso, muitos docentes desmotivados pelo não reconhecimento de seu importante ofício, têm diminuído seu empenho nas salas de aula e até mesmo migrado para outras profissões, além da baixa procura pelos cursos de licenciaturas (SOLDADO E AGUIAR, 2009). O curso de Licenciatura em Educação do Campo Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, iniciou suas atividades no ano de 2013 com duas habilitações: Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Natureza, sendo estas escolhidas pelos alunos a partir do 5º semestre da graduação. Na estrutura curricular do curso são oferecidas algumas disciplinas obrigatórias para o aluno que opta pela habilitação em Ciências da natureza, tais como: Física, Química, Matemática e Biologia. Na realidade local, percebe-se uma problemática específica, que é a pouca quantidade de alunos que escolhem cursar a habilitação em ciências da natureza e o elevado grau de dificuldade especificamente na disciplina de introdução ao estudo da química para os que ingressam na referida habilitação.Tendo em vista essas preocupações e considerações em relação às Ciências da natureza, buscou-se sistematicamente, por meio de pesquisa, investigar os principais motivos que levaram aos discentes a escolha da habilitação, bem como sabendo-se da forte relações entre o ensino médio e superior, identificar se as dificuldades em relação a química são decorrentes da educação básica.

Material e métodos

Os participantes dessa pesquisa foram quatorze discentes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da UFERSA, que optaram pela habilitação em Ciências da Natureza e já haviam cursado a disciplina de Introdução ao Estudo da Química. Como critérios de inclusão na pesquisa foram necessários como pré-requisitos, ter mais de 18 anos e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE para assegurar participação voluntária. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo nove questões mistas elaboradas com o auxílio de trabalhos publicados sobre a escolha pela licenciatura na área de ciências da natureza e as dificuldades dos alunos na disciplina introdutória de química. A primeira pergunta contida no questionário foi de caráter objetivo, com o intuito de investigar os fatores que contribuíram para a escolha da habilitação em ciências da natureza. As demais questões foram subjetivas, procurando-se entender quais os conteúdos com maior nível de dificuldade em relação à assimilação durante a disciplina de Introdução ao estudo da Química, se a química da educação básica contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos na Universidade e oportunizou-se também os discentes proporem alternativas para minimizar as dificuldades encontradas na disciplina. Utilizou-se o programa computacional Microsoft Office Excel 2010 para realizar o tratamento dos dados, com o auxílio de uma planilha e construção de gráficos para demonstração dos resultados alcançados na pesquisa.

Resultado e discussão

Em relação aos fatores que contribuíram para a escolha da habilitação em ciências da natureza 80% dos discentes respondeu que foi devido à afinidade pelas disciplinas das Ciências Naturais. Esses dados se assemelham aos obtidos por Souza, Leite e Leite (2015). Em relação à expectativa na escolha da habilitação,80% argumentaram que não foi correspondida,devido a pouca quantidade de disciplinas dessa área na matriz do curso,68% responderam que a Química, por ser uma disciplina bastante abstrata e devido a falta da relação com o cotidiano durante as aulas, torna mais difícil o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. De acordo com os PCNs contextualizar a química não é citar exemplos como ilustração ao final de algum conteúdo,é propor situações problemáticas reais e buscar o conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las.Em relação ao grau de dificuldade na disciplina de introdução ao estudo d química, 32% relaciona ao horário do curso que é integral, e 68% atribui à deficiência na educação básica. Percebe-se que o conteúdo mais difícil de ser assimilado durante a disciplina foi Estequiometria (70%) e estudo da matéria(30%). Em relação se os conteúdos vistos em Química no ensino médio contribuíram para a aprendizagem dos conteúdos na Universidade, 87% dos discentes consideram o fato de não ter tido professor de química no ensino médio com um dos fatores principais para não ter êxito na disciplina no curso superior. A maioria dos discentes (87%) consideram que aulas práticas seriam alternativas para minimizar as dificuldades, pois a matriz do curso, é apenas de caráter teórico, Giordan (1999) diz que a experimentação ocupou um papel essencial na consolidação das ciências naturais a partir do século XVII.

Conclusões

Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos discentes optou pela habilitação em ciências da natureza por ter afinidade com as disciplinas física, química e biologia. Em relação às dificuldades apresentadas pelos mesmos na disciplina de introdução ao estudo da química, destaca-se a deficiência da formação na educação básica como uma das principais causas, além da ausência de aulas experimentais, pois a disciplina é apenas de caráter teórico.

Agradecimentos

Agradecemos a UFERSA pelo apoio concedido.

Referências

AGUIAR, Bruna; SOLDADO, Emerson Barão Rodrigues. 2009. Quem quer ser professor? Visão dos formandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. São Paulo.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, nº 10, Novembro. 1999.
SOUZA, Jéssica Itaiane Ramos; LEITE, Quesia dos Santos Souza; LEITE, Bruno Silva. Rev. Docência Ens. Sup., v. 5, n. 1, p. 135-160, abr. 2015

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul