EVASÃO DE ALUNOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS MONTE CASTELO, SÃO LUIS

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Abreu, L.S. (IFMA) ; Marques, J.C. (IFMA) ; Matos, J.M. (IFMA) ; Costa, A.R.C. (IFMA) ; Fonseca, A.S. (IFMA) ; Santos, A.K.M. (IFMA) ; Melo, A.L.M. (IFMA) ; Marques, G.E.C. (IFMA)

Resumo

Esta pesquisa se propõe à observar a problemática existente referente à evasão de alunos graduandos do curso de licenciatura em química no Instituto Federal do Maranhão, Campus Monte Castelo em São Luis. Realizou-se um levantamento aplicando um questionário a 15 alunos evadidos e 15 alunos ainda matriculados no curso em questão tendo como objetivo compreender os fatores que induzem a evasão dos alunos.

Palavras chaves

evasão; química; superior

Introdução

A expressão “evasão” se refere à condição de alunos que não concluem os cursos, incluindo os que se matricularam e desistem antes mesmo do curso dar início. (MAIA, MEIRELLES e PELA, 2004). De acordo com Nunes (2005) esta problemática reside nas variadas dimensões: financeiras, institucionais e sociais. A evasão é algo muito comum atualmente, pois a facilidade de acesso ao ensino superior, associada ao surgimento de cursos novos para suprir as demandas econômicas abre uma ampla variedade de escolhas para futuras carreiras, motivando estudantes inseguros ao abandono do curso atual. Logo a evasão é entendida como “a saída definitiva do curso sem sua conclusão, ou a diferença entre ingressantes e concluintes, após uma geração completa” (BRASIL/MEC, 1997, p. 19). Este trabalho teve por propósito entender os motivos que influenciam na decisão de evasão comparando os resultados obtidos no questionário aplicado para os discentes evadidos e os que estão atualmente matriculados.

Material e métodos

A metodologia utilizada foi a de aplicação de questionários com caráter socioeconômico e institucional. O mesmo foi produzido a partir de perguntas previamente selecionadas e modificadas, seguindo o modelo de formulário de acompanhamento e evasão da Universidade de São Paulo (USP). Foram incluídos no levantamento de dados, alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Maranhão, que estão em situação de saída e alunos propriamente evadidos.

Resultado e discussão

De acordo com os dados levantados, a maioria dos alunos é oriundo de escola pública, não realizam atividade remunerada que atrapalhe o desempenho no curso de licenciatura em química e não pensavam nesse curso como sua primeira opção de carreira profissional. Os alunos evadidos especificamente tiveram dúvidas na escolha do curso, especialmente por influência de familiares e demonstraram certa insatisfação com a área. Estes abandonaram o curso em questão, pois conseguiram migrar para outras instituições com a carreira desejada. A problemática da evasão no curso de licenciatura em química do IFMA, se apresenta de forma que a instituição pouco pode fazer para evita-la, pois decorre de fatores intrínsecos relacionados aos estudantes. As alternativas que podem diminuir o índice de evasão, envolvem uma maior integração entre estudantes e professores, além de uma maior correlação com a realidade que estes alunos vivenciam.

Conclusões

De acordo com a análise dos dados recolhidos pode-se perceber que a evasão no curso de licenciatura em química do IFMA se dá em grande parte pela busca de outra carreira pelos estudantes. Outros fatores relacionados a este também contribuem, como por exemplo, a inconformidade com o curso escolhido, pois a maioria escolheu por oportunidade de ingressar no ensino superior. Além da pressão externa oriunda de círculos sociais relevantes como família e amigos. Esta pesquisa agrega conhecimentos sobre a realidade de alguns cursos superiores na cidade de São Luís, sejam elas públicas ou privadas.

Agradecimentos

Ao IFMA e comunidade acadêmica.

Referências

BRASIL / MEC / SESU. Secretaria de Educação Superior / Ministério da Educação. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília, 1996/1997

MAIA, Marta de Campos; MEIRELLES, Fernando de Souza; PELA, Silvia Krueger. Análise dos Índices de Evasão nos Cursos Superiores a Distância do Brasil. FGV-EAESP, 2004.

NUNES, Getulio Tadeu. Abordagem do marketing de relacionamento no ensino superior: Um Estudo Exploratório. 2005. 149 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis. 2005.

USP. Pró Reitoria de Graduação. Evasão: Formulário de Acompanhamento. São Paulo. Disponivel em: http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/QUESTION%C3%81RIO.pdf. Acesso em: 08 de ago. 2017

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