ALFABETIZAÇÃO QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO À QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Nunes, I.C.D. (IEVL) ; Melo, K.C. (UFPA) ; Silva, T.C.L.M. (UFPA)

Resumo

A química ainda desperta certo receio entre os alunos além de algumas dificuldades em contextualizar por parte do professor, este trabalho teve como objetivo a abordagem de aspectos didático-pedagógicos para alunos do ensino fundamental, dentro da disciplina de ciências, que habilitam a utilização de metodologias e técnicas no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os mais críticos e reflexivos. Foram realizadas palestras e gincanas, mostrando como a química está presente no dia dia comprovados através de exemplos de sua aplicação, a importância para a sociedade e sua ligação com outras áreas da ciência. Fazendo com que o aluno tenha contato adiantado com a química e reflita sobre as suas responsabilidade social e ambiental e esteja preparado para o ensino médio

Palavras chaves

Química; ensino fundamental; alfabetização química

Introdução

A dificuldade em aprender química, nos diferentes níveis de ensino é a realidade que os professores encontram nas salas de aula. De certa forma, encontra-se a falta de contextualização de alguns assuntos abordados, pois quando chegam a receber a introdução à química, apesar de terem sido introduzidos com alguns conteúdos do cotidiano quando estudaram ciências nos ensinos fundamentais I e II, os alunos encontram dificuldades até mesmo com o nome da temida disciplina e acabam não despertando o interesse pela matéria. Apesar do tema “contextualização” ser bastante abordado, ainda existe professores que não dão a devida importância à forma como é construído o conhecimento na mente do aluno. Outro fator relevante para que dificulta a abordagem dos conceitos de Química nas do ensino fundamental é a formação dos professores. Sua formação inicial não é adequada não oferece subsídios ou recursos metodológicos que os auxiliem a trabalhar os conceitos de Química na disciplina de Ciências. (BRITO, 2014) Em geral, os professores de ciências têm formação deficiente em química, por isso é necessário intensificar o debate e reflexão em torno desta problemática para que a química — tão presente na vivência cotidiana — possa ser mais contemplada na formação básica dos alunos, trazendo maior contribuição para a melhoria na qualidade de vida. .(BRITO, 2014) O objetivo deste trabalho foi abordar química de forma dinâmica e contextualizada, dentro e fora de sala de aula, utilizando o Livro “Onde está a química?” como base para as abordagens e pesquisas dos alunos. O trabalho foi realizado em uma escola particular, da Região Metropolitana de Belém.

Material e métodos

Inicialmente foram abordados nas aulas de ciências temas sobre o meio ambiente e sua importância. Na primeira parte, durante as aulas teóricas, e realizado algumas palestras com os seguintes temas, 1. O que é a química? 2. Aplicações práticas da química e sua importância nas nossas vidas e 3. Consequências do mau uso da Química na sociedade e a formação de jovens conscientes. Antes do ciclo de palestras foram levantados alguns questionamentos: P1. O que você entende quando ouve a palavra química? Dentre as alternativas tinham, a) Produtos de cabelo b) Algo perigoso e mortal c) Uma matéria e D) outros. e P2. Você tem curiosidade de saber como é a química?, após as palestras foram realizados outros questionamentos, P3- como o meio ambiente reage sobre nossas ações?; P4- Onde está a química no nosso dia a dia?; P5: Você gostaria de estudar química como disciplina?; P6: Como a química pode mudar sua comunidade? Para um melhor entendimento foi utilizado como material de suporte o livro “Onde está a química?”, que mostra as reações químicas no cotidiano de forma didática. Foi realizado uma gincana com o tema “Funções orgânicas e os medicamentos”, funcionando da seguinte forma: Os alunos foram separados em grupos onde as moléculas dos fármacos eram explicadas e desenhadas pelo professor e os grupos votavam na função existente na molécula. A gincana expos que a química vai além dos medicamentos, em uma amplitude de outros cuidados que prolongam e protegem a vida de todos. Posteriormente será desenvolvido trabalho na feira cientifica cultural da escola, com esses tópicos abordados, além de uma visita técnica no Laboratório de óleos vegetais e derivados.

Resultado e discussão

No inicio da execução do trabalho, os alunos responderam algumas perguntas relacionadas a química de forma geral. P1= a)Produto de Cabelo:24%; b)Algo perigoso e mortal: 12%; c)Uma matéria: 51%; d)Outros:13%. P=2: a)Sim:97% b)Não:3%. Com estas duas perguntas, os alunos demonstraram-se bastante curiosos para saber mais sobre o que seria Química, e como seria transmitida para eles. As palestras foram realizadas, todas com um grande número de questionamentos por parte dos alunos. A gincana “Funções Orgânicas e os medicamentos”, onde os acertos por parte das equipes foram estimados em 70%. Na culminância dessa primeira parte do trabalho, os alunos responderam as perguntas 3,4,5 e 6, que de forma subjetiva demonstraram o interesse pela disciplina, bem como a facilidade em entender muitas situações cotidianas com um olhar Químico.

Gincana dos Alunos



Conclusões

Com a finalização da primeira parte do trabalho, nota-se a importância da abordagem de Química de forma contextualizada e didática nas séries do ensino fundamental e não somente nas séries finais, como a maioria dos livros didáticos vem abordando, deixando a química praticamente concentrada somente no ensino médio. Durante o projeto, foram produzidas ideias junto com os alunos, de forma crítica e explicativa, despertando desde as séries iniciais do fundamental II uma “Alfabetização Química”, onde a química não apresentam níveis altos de abstração.

Agradecimentos

Referências

BRITO, Solange Cardoso de. A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. 37 p. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.

PAULETTI, Fabiana. ENTRAVES AO ENSINO DE QUÍMICA: APONTANDO MEIOS PARA POTENCIALIZAR ESTE ENSINO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 8, p. 98-107, abr. 2017. ISSN 1984-7505.
Jocelene Soares, Renata Pachaly Beise, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Jéssica Morsch, Wolmar Alipio Severo Filho, FENÔMENOS QUÍMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2016

Patrocinadores

Capes CNPQ Renner CRQ-V CFQ FAPERGS ADDITIVA SINDIQUIM LF EDITORIAL PERKIN ELMER PRÓ-ANÁLISE AGILENT NETZSCH FLORYBAL PROAMB WATERS UFRGS

Apoio

UNISC ULBRA UPF Instituto Federal Sul Rio Grandense Universidade FEEVALE PUC Universidade Federal de Pelotas UFPEL UFRGS SENAI TANAC FELLINI TURISMO Convention Visitors Bureau

Realização

ABQ ABQ Regional Rio Grande do Sul