A importância do PIBID na visão dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela-PREMEM.
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Silva, M.A. (IFPI) ; Silva, F.C.A. (IFPI)
Resumo
O presente trabalho busca identificar na visão dos alunos da rede pública de ensino do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela-PREMEM em Picos-Piauí, a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID do subprojeto de Química do Instituto Federal do Piauí-IFPI, Campus Picos-PI. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foram as observações realizadas na escola, pesquisas bibliográficas, questionários e discussões em grupo. Os resultados obtidos através desta pesquisa possibilitou retratarmos o elo que existe entre Universidade e a Escola, tornando possível uma relação de ensino- aprendizagem através das atividades desenvolvidas pelo PIBID no âmbito da devida escola.
Palavras chaves
PIBID; Aprendizagem; Escola pública
Introdução
Nos últimos anos tem-se desenvolvido diversas políticas públicas com o intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. Uma delas é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Os objetivos desse programa são entre outros, favorecer o incentivo da formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; contribuir para a articulação entre teoria e prática tão necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura (BRASIL, 2015). O programa proporciona oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, buscando superar problemas identificados no processo de ensino, proporcionando aos alunos de escolas públicas onde o projeto é desenvolvido maior articulação e desenvolvimento dos conhecimentos no decorrer das atividades desenvolvidas. O objetivo do trabalho foi demonstrar a importância do Pibid na visão dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela-PREMEM na cidade de Picos-Piauí, escola parceira do programa desde o ano de 2011. Em vista dessa questão, apresentamos neste trabalho o resultado do estudo.
Material e métodos
A pesquisa se deu a partir das observações realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela-PREMEM em Picos-Piauí, onde foram analisadas o desenvolvimento e interesse dos alunos durante as atividades realizadas pelo Subprojeto de Química do Instituto Federal do Piauí-IFPI, Campus Picos, desde o mês de Julho do ano de 2015 ao mês de Agosto do ano de 2017; pesquisas bibliográficas, sobre a importância do Pibid no contexto das escolas públicas parceiras do programa; questionários, realizados periodicamente com cerca de 300 alunos do turno matutino e vespertino da referida escola, a fim de sondar os conhecimentos dos mesmos, e a contribuição do Pibid para a sua formação e melhoria do ensino e aprendizagem; e discussões em grupo, realizados com os demais bolsistas do programa.
Resultado e discussão
Durante a pesquisa, nas observações realizadas presamos o aluno, a fim de
conhecer de perto a realidade de cada um e as principais dificuldades
encontradas por estes, visando desenvolver metodologias adequadas as
realidades vivenciadas. Foi notório a importância do Pibid para os alunos da
referida escola, pois os mesmos sempre demonstram interesses pelas
atividades desenvolvidas, e apresentam resultados satisfatórios no que diz
respeito as conhecimentos adquiridos durante esse período.
A partir dos dados coletados pelos questionários durante o decorrer dos dois
anos e um mês, foi possível perceber que os alunos ditam como parte mais
importante das atividades do subprojeto o uso de novas metodologias
inovadoras por parte dos bolsistas, visando o desenvolvimento da
aprendizagem.
Em uma das questões presente nos questionários haviam sugestões para
prováveis atividades a serem desenvolvidas na escola, 90% dos alunos citaram
gincanas e feiras culturais, como sendo algo divertido e ao mesmo tempo uma
forma de aprendizagem enriquecedora, no qual eles são membros ativos do
processo, indo em busca de formular seus próprios conhecimentos.
Segundo Lima (2010) a formação de professores necessita incorporar formas
que não permitam o silenciamento do educando e, consequentemente, de parcela
significativa da sociedade. A educação não é feita com alunos alheios ou
apáticos, mas sim com aqueles que são envolvidos nas aulas e veem seu
interesse despertar a cada nova forma de ensinar que lhe é apresentada.
Após a coleta dos dados, foi possível constatar a evolução dos conhecimentos
dos alunos frente ao Pibid, já que segundo eles o programa busca atender as
necessidades, e visa sanar as dificuldades enfrentadas por estes.
Conclusões
Esta pesquisa possibilitou retratarmos o elo que existe entre Universidade e a Escola, tornando possível uma relação de ensino-aprendizagem através das atividades desenvolvidas pelo PIBID no âmbito da escola. Podemos perceber o envolvimento e interesse dos alunos pelo desenvolvimento do programa durante os dois anos desta pesquisa, os mesmos demonstraram interesse pelas atividades desenvolvidas, e afirmaram que o Pibid é parte importante no processo de ensino e aprendizagem. Assim, conclui-se que o subprojeto de química desenvolvido no Premem é de suma importância para os alunos.
Agradecimentos
Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais e aos meus irmãos por todo amor dedicado a mim. Ao Pibid por todo suporte durante os anos de curso, ao IFPI, Campus Picos
Referências
AMARAL, E. M.R. Avaliando Contribuições para a Formação Docente: Uma
Análise de Atividades Realizadas no PIBID-Química da UFRPE. QUÍMICA NOVA
NA ESCOLA. Vol. 34, N° 4, p. 229-239, NOVEMBRO 2012
LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro. Uma formação em Ciências para educadores do campo e para o campo numa perspectiva dialógica. In: CUNHA, Ana Maria de Oliveira et al (orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo horizonte: Autêntica, 2010. p. 167-183.