UMA INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE MONITORIA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFMA CAMPUS CODÓ
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Morais Neto, M.D. (IFMA) ; Rojas, M.O.A.I.R. (IFMA) ; Pinheiro de Diniz, G. (IFMA) ; Castro Cavalcante, K. (IFMA) ; Santana, E.M.C. (IFMA)
Resumo
A monitoria é uma forma de desenvolver habilidades nos alunos com competências técnico-didáticas, possibilitando a sua interação no ambiente acadêmico e no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o trabalhou objetivou investigar como esse processo contribui para a formação dos discentes de Licenciatura em Química do IFMA Campus Codó. Notamos que os alunos viram na monitoria um processo indispensável ao meio acadêmico, que potencializa o aprendizado dos monitores e dos monitorados, uma vez que, disseram serem muito procurados para darem auxilio em atividades das disciplinas. Isso caracteriza a monitoria acadêmica como profícua no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Química, bem como no desenvolvimento de habilidades pedagógicas do monitor.
Palavras chaves
Monitoria; Licenciatura em Quimica; Formação Acadêmica
Introdução
O aluno monitor em suas funções deve ter capacidades “técnico-didáticas” para exercer as funções que lhe competem e nesse contexto, deve estar ciente de suas reponsabilidades no auxilio das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo professor/orientador, bem como auxiliar na aprendizagem dos alunos monitorados (BRASIL, 1968). Nesse contexto, cabe ressaltar que o monitor enquanto profissional em formação, tem nesse ambiente, a possibilidade de aprimora suas capacidades relativas ao processo de ensino e aprendizado. Pois, o monitor desenvolve e auxilia uma série de atividades decorrentes do processo pedagógico, como: acompanhamento de aulas práticas, fiscalização de avaliações e auxilio dos alunos em atividades propostas pelo professor da disciplina. Isso é reiterado por Silva e Belo (2012, p.01) afirmando que o exercício da monitoria é percebido como um suporte indispensável à prática docente, pois é visto que “o aluno-monitor além de complementar seus conhecimentos, adquire habilidades, capacidade de interação e trabalha a postura diante de determinadas situações, seja na vida acadêmica ou na profissional”. Nesse contexto a pesquisa teve como objetivo investigar como o processo de monitoria contribui para a formação do Licenciando em Química no IFMA Campus Codó.
Material e métodos
A plataforma do Google Form., foi usada na elaboração de um questionário online e em seguida disponibilizado o link aos discentes de interesse. O formulário continha três questões fechadas e duas abertas, ambas direcionadas aos alunos monitores do curso de Licenciatura em Química, perfazendo um total de sete discentes. Uma vez verificado o preenchimento do formulário, foram gerados dados automaticamente pela plataforma Google Form. Em seguida procedeu-se a análise e discussão dos resultados obtidos.
Resultado e discussão
A análise dos dados obtidos na pesquisa mostrou que, 100% dos discentes
afirmaram que a monitoria garantiu uma boa visão do processo de ensino-
apredizagem. Evidencia-se pela afirmação de um dos discentes monitores,
“considero positivo a oportunidade que temos de ‘estar’ em contato com os
alunos e auxiliá-los e tirar suas dúvidas assim colocando em prática tudo
que aprendemos até aqui” (A02). Quanto a isso, Silva, Lopes e Santos (2012,
p.03) afirmam que “a monitoria é utilizada como forma de motivar e
incentivar o estudo e ter como consequência sucesso no rendimento escolar”.
Ao questionar sobre os limites da atividade do monitor, nenhum dos alunos
disse querer se responsabilizar por atividades priorizadas pelo
professor/orientador; justificando-se, pelo não acumulo destas não sendo,
segundo eles, de incumbência da função destinada a esse processo. Numa outra
resposta, um dos monitores colocou que, “é apenas um momento de aprendizagem
e de adquirir experiências” (A02). Segundo Silva e Belo (2012, p.06), este
fato possibilita ao monitor ser um instrumento indispensável ao ambiente
acadêmico, pois promove o esclarecimento de conteúdos curriculares, orienta
grupos de estudos e de debate. Assim neste estudo os resultados obtidos ao
questionamento sobre a frequência em que os monitores eram solicitados
parecem subsidiar essa afirmação, uma vez que dos entrevistados 57,1%
disseram ser alta, 28,6% média e 14,3% baixa. Os dados acima nos levam a
inferir que os alunos monitorados reconhecem a capacidade técnico-didática
do monitor, pois, 71,4% afirmaram isso. Do exposto anteriormente, vemos que
está é uma prática acadêmica indispensável dentro das instituições de ensino
superior, pois promove o desenvolvimento de habilidades potenciais dos
discentes através da monitoria.
Conclusões
A análise dos resultados permitiu perceber que a monitoria promoveu um direcionamento a uma série de situações eventuais que o monitor enfrentará como futuro profissional da licenciatura. Enfatiza-se assim como uma atividade crucial ao processo de ensino e aprendizado dentro do ambiente acadêmico, pois o discente da licenciatura é possibilitado de interagir com seu ambiente de trabalho dentro do próprio ambiente de formação acadêmica.
Agradecimentos
Ao IFMA pela concessão da monitoria
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, nov. 1968. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm > Acessado em 25.07.17
SILVA, R. N.e BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, p.1-6, 2012.
SILVA, M. G. F.; LOPES, A. C.; SANTOS, L. M. Monitoria como processo de ensino-aprendizagem e formação de futuros professores de química. In: Simpósio Nacional de Ciência, de Educação e Tecnologia SINETEC. Ponta Grossa: p.01-10, 2012.