LEVANTAMENTO SOBRE A EXISTÊNCIA DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE BRASÍLIA-DF
ISBN 978-85-85905-21-7
Área
Ensino de Química
Autores
Cristina Marangoni de Viveiros, C. (UNISL) ; Abreu Lima, R. (UFAM)
Resumo
A realidade de escolas públicas é algo bastante complexo. Sabe-se que as aulas quando associadas à prática geralmente tem um melhor rendimento no ensino-aprendizagem dos alunos. E uma das formas de estimular os alunos com relação ao aprendizado em Química é o uso de laboratório, para colocar na prática muitos assuntos que abordados na sala de aula. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento da existência de laboratórios de Química nas escolas públicas da cidade de Brasília - DF. O trabalho foi realizando em nove escolas sendo feita uma entrevista com questionário semiestruturado com os diretores das escolas. De acordo com as informações obtidas, as escolas públicas dispõem de laboratórios de Química e que a minoria utiliza esse recurso durante as aulas práticas.
Palavras chaves
Recursos didáticos; Ensino-aprendizagem; Aulas práticas
Introdução
Estudo do meio, experimentação, visita com observações, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas, fundamentais para o ensino de Ciências. A possibilidade de que estas atividades estejam praticamente ausentes no cotidiano da escola é preocupante, em especial quando ocorre nos primeiros contatos com a Ciência, no Ensino Fundamental. Este é um momento crucial para fundamentar a construção de uma visão científica, com sua forma de entender e explicar as leis, fatos e fenômenos da natureza, bem como as implicações socioambientais deste conhecimento (ANDRADE; MASSABNI, 2011). Na atualidade, uma das preocupações relevantes na educação brasileira é à maneira de como as aulas de Química são ministrada. Entre estes problemas há falta de estrutura em vários aspectos, tais como: espaço, material didático e laboratórios. Nesse sentido, ensina-se ciência de forma abstrata e esse tipo de ensino não promove a alfabetização científica, muito menos, alunos com pensamentos críticos capazes de participarem ativamente da sociedade. Com isso, este trabalho teve como objetivo de realizar um levantamento de laboratórios nas escolas públicas de ensino médio da área urbana da cidade de Brasília – DF.
Material e métodos
Esta pesquisa foi realizada nas escolas públicas do ensino médio da cidade de Brasília - DF no perímetro urbano no qual totalizou se nove escolas. A busca pelas as escolas urbana foi realizada no site da secretaria de educação do Distrito Federal que abrangeu área da Asa Sul, Asa Norte, Setor Leste e Setor Oeste. Em seguida, foram realizadas visitas em todas as escolas e nos laboratório de química com permissão dos responsáveis da instituição e o mesmo respondeu um questionário semiestruturado contendo sete perguntas com a finalidade de saber sobre o funcionamento do laboratório durante as aulas de Química.
Resultado e discussão
Notou-se que das nove escolas, apenas oito possui laboratório de química,
onde o seu funcionamento é regular conforme a necessidade das aulas que os
professores solicitam, uma vez que a média de utilização dos laboratórios
ocorre duas vezes por semana. Além disso, as escolas não possuem monitores
que auxiliam os professores durante as aulas práticas, dificultando assim a
sobrecarga dos mesmos de planejarem as aulas, uma vez que estes não
trabalham somente em uma escola e sim em duas.Os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN’s) – Ensino Médio consideram que a Química é uma disciplina
que faz parte do programa curricular. A aprendizagem de Química deve
possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que
ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que estes
possam julgar, como fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na
escola, com pessoa, etc. A parti daí, o aluno tomará sua decisão e dessa
forma, interagirá com o mundo indivíduo e cidadão.
Dessa forma, ter uma contextualização do que é ensinado em aula é
primordial ao aprendiz sendo que a área de química requer um espaço equipado
com todas as vidraçarias, reagentes e entre outros parâmetros de segurança
para a elaboração de experimentação de química e elaboração da aula, então
de suma importância um laboratório. A escola que não tem o laboratório de
química relata que não há necessidade de um, pois a proposta da Escola é a
Educação de Jovens e Adultos (EJA). As quatro escolas que relataram
funcionamento bom ou regular observaram que quando houve a implementação do
laboratório na escola decorrente disso obteve maior interesse dos alunos
pelas aulas, melhoramento de notas e até mesmo maior desempenho por parte do
professor para elaboração das atividades e projetos.
Conclusões
Concluiu-se que 90 % da Rede Pública de Ensino Médio da cidade Brasília tem um Laboratório de Química e que destes 40 % tem um bom funcionamento e é regular no qual resulta em uma melhoria de qualidade notória no ensino-aprendizagem da disciplina e um envolvimento por parte professor x aluno e aluno x aprender. Um espaço para fins que a disciplina de química requer laboratório abre possibilidades para desenvolvimento de projetos no qual possibilita amplas finalidade, até mesmo para melhoria na comunidade.
Agradecimentos
As Escolas Públicas de Ensino Médio da Cidade de Brasília.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 1999.
ANDRADE, M.L.F.; MASSABNI, V.G. O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011.