CONFECÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM MATERIAL ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-21-7

Área

Ensino de Química

Autores

Gomes, D. (IFMT CAMPUS BELA VISTA) ; Takinami, A. (IFMT CAMPUS BELA VISTA) ; Campos, L.O. (IFMT CAMPUS BELA VISTA) ; Santos, J. (IFMT CAMPUS BELA VISTA) ; Ferreira Cunha, J.N. (IFMT CAMPUS BELA VISTA)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá-Bela Vista, por alunas do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Para realizar o experimento foram desenvolvidos modelos moleculares de substâncias orgânicas e inorgânicas, a partir de materiais alternativos, com o objetivo de facilitar a compreensão dos conceitos das respectivas áreas. Esses materiais foram coletados e processados para obter- se os diferentes tipos de estruturas moleculares. Espera-se que a metodologia aplicada seja eficaz auxiliando os discentes na compreensão dos conceitos de Química Geral e Orgânica de forma simples, clara e atraente.

Palavras chaves

Ensino de Química; material alternativo; modelos moleculares

Introdução

De acordo com Fiscarelli, (2008, apud Duarte, 2014, p.1) com o propósito de proporcionar uma melhor compreensão conceitual dos conteúdos de química para os discentes do ensino médio, tem-se procurado muitas possibilidades com o intuito de auxiliar na construção desses conhecimentos. Assim, os materiais didáticos têm se mostrados como ferramenta, de estrema importância para o cumprimento dessa premissa, tendo em vista a qualidade da educação.Como a Química é considerada uma ciência abstrata, se faz necessário o uso de recursos didáticos para que o discente possa compreender melhor os conteúdos. Como, por exemplo, as moléculas que não podem ser visualizadas, logo é preciso utilizar modelos moleculares, que permite ao estudante visualizar a geometria dessas estruturas, as quais são representadas pelos professores através de diferentes modelos como: bolas de isopor com palito de dente; bolas de isopor com canudos, alfinetes e arames; balões de aniversário; canudos de bebida; arame e modelos comerciais.Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver modelos moleculares de algumas substâncias orgânicas e inorgânicas por meio de materiais alternativos de baixo custo, que possam auxiliar os alunos a compreenderem de forma mais clara e rápida os conteúdos desta ciência.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido com três alunas do 5° semestre e uma do 7° semestre do curso Técnico em Química no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-Bela Vista. Iniciou-se o trabalho com o enchimento dos balões de aniversário de diferentes tamanhos que foram envolvidos com tiras de jornais, esse processo foi repetido por quatro vezes. Após dois dias de secagem, formou-se uma camada dura de papel ao redor dos balões, os quais foram estourados. Assim rolinhos de papel higiênico, foram cortados pela metade e colados com cola quente, sendo importante ressaltar que dentro de alguns rolinhos haviam também outros rolinhos, os qual possuíam circunferência de tamanho menor que os primeiros, servindo como encaixe, sendo assim, as moléculas podem ser montadas e desmontadas. Usando-se várias bolas de tamanhos parecidos e outras de tamanhos menores, representando o hidrogênio. Durante a elaboração dos modelos moleculares das substâncias orgânicas foi necessário fazer cortes diferenciados nos rolinhos de papel higiênico, para formar as duplas ligações. Finalizou-se com a pintura das bolas de jornais que representavam os átomos, de acordo com as regras da IUPAC: branco hidrogênio (H), verde claro cloro (Cℓ), preto carbono (C), enxofre amarelo (S), vermelho oxigênio (O), verde escuro boro (B), verde flúor (F), azul nitrogênio (N) e marrom fósforo (P).

Resultado e discussão

A partir de determinados materiais alternativos, foi possível confeccionar as geometrias moleculares de alguns exemplos de substâncias inorgânicas como: ácido clorídrico, água, trifluoreto de boro, amônia, pentacloreto de fósforo, e hexafluoreto de enxofre; e orgânicos como: metano, dimetilpropano, etanol, metanal ou formaldeído, propanona e ácido metanoico. Esta metodologia certamente fará com que os alunos compreendam de forma mais clara os conceitos da Química Geral e Química Orgânica. Dessa forma, segundo Rosa e Rosi (2008, apud VIANA LIMA et al, 2016, p. 2) buscar novos meios para incentivar o estudo da Química é algo que desafia o docente, entretanto, este precisa procurar alternativas para que os alunos tenham seus conhecimentos aprimorados. Entre tantas alternativas uma que pode auxiliar os professores é a que foi desenvolvida neste trabalho, pois é de fácil aquisição, baixo custo e é realizada através de materiais que estão em situação de descarte. Vale ressaltar que os materiais utilizados, poderiam estar na natureza, prejudicando o meio em que vivemos. Segundo dados da última fonte disponibilizada na Segurança Ambiental e Gerenciamentos de Resíduos (Secatre, 2017), os materiais demoram certo tempo para se decompor, como é o caso dos que foram utilizados: jornais que demoram de duas a seis semanas e os papelões que demoram seis meses.

Pentacloreto de fósforo

Geometria do pentacloreto de fósforo

Metanal

Geometria do metanal

Conclusões

Esse trabalho evidenciou a relevância da reutilização de materiais, que já foram retirados da natureza para os mais diversos fins, e agora servem para a formação de geometrias moleculares de substâncias, as quais podem complementar a aprendizagem da Química, tornando as aulas mais atrativas para os alunos e servindo como material didático para os professores que procuram meios alternativos, para mediar os conhecimentos dessa ciência.

Agradecimentos

Ao IFMT Campus Cuiabá-Bela Vista; A professora Josane do Nascimento Ferreira Cunha e ao professor Jandinei Martins dos Santos.

Referências

DUARTE, M. Modelos moleculares: um recurso didático no ensino de geometria molecular de compostos orgânicos na educação básica de química. 2014. Trabalho apresentado no 54. Congresso Brasileiro de Química, Natal, 2014.

SECATRE, Tempo de Decomposição dos Materiais. Disponível em: <http://www.secatreambiental.com.br/images/pdf/TEMPO%20DE%20DECOMPOSIO%20DE%20MATERIAIS.pdf>. Acesso em 29 de junho de 2017.

VIANA LIMA, A. et al. Confecção de modelos moleculares a partir de sementes de tucumã (astrocaryum aculeatum): alternativa para o estudo das funções orgânicas. 2016. Trabalho apresentado no 56. Congresso Brasileiro de Química, Belém, 2016.






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